Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 3 de outubro de 2010

Agentes de Saúde de Aperibé-RJ., Homenageam idosos em seu dia.

 

Os agentes comunitários do PSAF -2 Palmeira em homenagem ao dia do Idoso organizaram uma palestra com o dr. Fábio Gomes com o tema sobre a Diabetes. O local ficou lotado e todos os presentes puderam saber um pouco mais sobre a doença e logo após foi servido um lanche e também recebam uma lembrancinha.

Segundo dr. Fábio que mostrou num gráfico que as pessoas acima dos sessenta anos tem uma incidência da doença de quase 20% na população. “De cada 10 idosos dois têm diabetes. É uma doença que pode ser evitada. Ela causa um estrago muito grande no organismo, adoece todas as artérias do organismo. Então o diabete cobra um preço muito caro do paciente idoso. No entanto se pessoa tiver um hábito de vida saudável, como alimentação balanceada, atividades físicas, evitar o tabagista e o alcoolismo, ele pode prevenir o diabete. A obesidade está fortemente relacionada ao diabete, com isso deve-se evitar ficar acima do peso e assim poder evitar a doença que é grave, mas pode ser evitada, daí o motivo de estarmos nesse dia festivo aqui para o PSF da Palmeira para falarmos sobre diabete,” declarou.

Ainda de acordo com o médico a participação maciça dos idosos mostrou o interesse deles. “Hoje quem não se comunica se complica, então se vê que há uma consciência geral dos idosos a procura de informação e esse projeto magnífico do PSF que é levar a saúde, levar informação na casa dos pacientes, dinamizou muito o conhecimento. Atualmente todo mundo quer se informar e temos a internet que é um veículo de comunicação extraordinário. Todavia não se deve se iludir e achar que o idoso é bobo e não se importa, muito pelo contrário, ele procura se informar e se prevenir, e desta forma, evitar certas doenças,” argumentou.

Dr. Fábio acrescentou que espera que e ele e a família possam chegar à terceira idade e passar pelo que os idosos estão passando. “Essa é a melhor idade, é a idade do amadurecimento, do conhecimento. Nós jovens temos que aproveitar e aprender mais com os idosos e toda a sociedade que respeita, considera e aprende com os idosos e tem a filosofia de aprender com eles, são sociedades avançadas, que consegue vencer nesse mundo globalizado. Então é muito importante nós jovens caminharmos ao lado dos idosos,” destacou.

- Gostaria de agradecer ao dinamismo do PSF da Palmeira, a secretaria de Saúde, ao enfermeiro Rhene, todos os agentes comunitários, ao secretário de Saúde dr. Alexandre, ao prefeito dr. Flávio pela oportunidade de trazer a comunidade para dentro dos órgãos institucionais, trazer a comunidade para dentro do PSF. Considero que as políticas públicas de saúde têm que caminhar junto com a população e, desde o momento que você vê uma adesão maciça da população a uma ação de saúde pública, acredita-se está no caminho certo para o bem-estar comum da população. – Concluiu o médico.

Nenhum comentário: