Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Agente de Saúde faz Capacitação para identificar Câncer de Pele.

A previsão do Instituto Nacional do Câncer é de 119.000 novos casos de câncer de pele em 2010, em todo o Brasil. Desse total, mais de 5.000 casos serão do melanoma maligno, a forma mais agressiva da doença, que tem mortalidade superior a 90%. A grande arma para enfrentar o tipo de câncer mais freqüente no país é a identificação precoce das ocorrências e o tratamento imediato. A cura total é possível na esmagadora maioria dos casos.

Para possibilitar o diagnóstico do câncer de pele, em tempo hábil para um tratamento eficaz, a Secretaria de Saúde resolveu capacitar mais de 250 profissionais da rede municipal, incluindo médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O facilitador do evento educativo será o doutor em dermatologia Emerson Andrade, também presidente da regional de Pernambuco da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Na quarta-feira, dia 24, a partir da nove da manhã, no auditório da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Caruaru – Dr. Emerson Andrade conduziu a palestra dialogada com os profissionais que atuam no Departamento de Atenção Básica, coordenado pela Dra. Lígia Beltrão. A identificação dos dois grandes grupos de cânceres de pele – o do melanoma maligno e o dos não-melanomas – a caracterização das formações anormais e o encaminhamento dos pacientes para diagnósticos são alguns dos assuntos a serem tratados na capacitação.

Nenhum comentário: