Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para todos os Gestores despreocupado com a Saúde Coletiva de seu Município.

A área da saúde enfrenta cotidianamente dificuldades das mais variadas possíveis, 
principalmente em relação aos seus profissionais. 
Assim, os agentes comunitários de saúde (ACS), também estão inseridos no contexto da saúde pública brasileira, destacando de forma efetiva, suas ações nos municípios.
 
Os agentes comunitários de saúde são os profissionais, do ponto de vista da população que recebe suas visitas, que mais interagem com a comunidade, visto que, são eles que percorrem todas as áreas dos municípios, detectando as enfermidades e verificando as condições diversas da população, isso com o objetivo primordial, de melhorar as condições da saúde coletiva. 

Acima de tudo, são os agentes que informam ou dão o “diagnóstico” aos gestores públicos municipais para que os mesmos planejem ações e políticas direcionadas à saúde em geral da população. 
Mas, poucos gestores têm essa consciência.

O ACS, esse verdadeiro “guerreiro da saúde”, na grande maioria das vezes, é deixado em último plano pelos gestores, diante de sua extrema importância para toda a sociedade. 
Na verdade esses profissionais são a “mola-mestre” da saúde pública do país. 
Dessa forma, se os gestores estivessem preocupados realmente com a saúde pública, os ACS seriam bem mais valorizados como realmente merecem.

Portanto, me solidarizo a esses “guerreiros da saúde”. Espero alcançar o dia em que a classe política reconheça o ACS como o profissional indispensável, pois este é o “guia” da saúde de qualquer cidade que tem seu gestor preocupado com a saúde coletiva de seu município.
Fco. Jefferson de Sousa Gadelha..
.Fisioterapeuta, especialista em Traumato-ortopedia e Saúde Pública.

Um comentário:

Unknown disse...

tenho o maior orgulho de ser agente de endemias. meu querido DEUS...quando sera qe vamos ser consirados por esses governos qe entram e saem. trabalho na area ja fez 15 anos... oimportante meu DEUS... e que o minha comu me ama aqi demais. qe DEUS me proteja e a tdos v6.abrsss.