Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Falta de ACS em Itaboraí-RJ.

Além das constantes trocas (uma a cada seis meses, em média) no comando da Secretária Municipal de Saúde, o governo do prefeito Sérgio Soares (PP) vem apresentando um outro grave problema nesta área: o déficit de Agentes Comunitários de Saúde. Apesar de contar em seu quadro com agentes estatutários (que fizeram concurso público), o município tem um número reduzido de pessoas atuando na função.

Atualmente Itaboraí possui 298 Agentes Comunitários de Saúde para atender uma população de 214,5 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Carlos Albuquerque seriam necessários ao menos 550 agentes para atender a rede, que é mais defasada nas regiões de Picos e Pachecos.

“Existe a falta de profissionais. Não se consegue atender a questão da população justamente por isso. Não há uma cobertura completa. Hoje o Estado diz que temos 70% de cobertura mas esse número é irreal”, declarou Carlos Albuquerque.

Mesmo com a promessa de um concurso público para atender as necessidades de Itaboraí no ano que vem, para todos os setores, Albuquerque disse que muitas entidades classistas não foram chamadas para acompanhar a elaboração do processo seletivo.

Por sua vez, o secretário de Administração, Márcio Videira, garantiu que ouvirá entidades classista


Nenhum comentário: