Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Agentes de Combate à endemias(ACE), fazem Protesto, por melhores Salário e Condições de trabalho em Bayeux-PB.

Os agentes de combate à endemia (ACE), vinculados a Prefeitura de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, realizaram na manhã de ontem um protesto cobrando agilidade na implantação da melhora de salário e de condições de trabalho para a classe. O protesto teve início em frente ao sindicato do ACE, na av. Liberdade, e rumou até Secretaria de Saúde de Bayeux, situada na mesma avenida, dificultando o trânsito do maior corredor da cidade.

Segundo uma portaria do Ministério da Saúde lançada em maio do ano passado, os agentes de combate à endemia deveriam ter os salários equiparados aos dos agentes de saúde, que integram o Programa Saúde da Família (PSF). Em algumas prefeituras a isonomia salarial ainda não foi estabelecida, apesar do decreto ser do primeiro semestre de 2010.

A classe reivindica também o acréscimo dos benefícios referentes a salubridade e periculosidade, assim como a vale transporte. De acordo com os agentes as condições de trabalho também não são as mais adequadas, fato que torna o trabalho muito mais difícil. "Não temos condições ideais de trabalho. Só temos uma farda para desempenhar o trabalho", explicou Maria da Penha Alves, outra ACE presente no protesto.

O município julga o protesto improcedente. "O Ministério da Saúde aprovou um incentivo financeiro para os agentes depois que essa categoria passou a integrar o PSF, mas ainda não repassou essa quantia à Prefeitura de Bayeux", esclarece Karoline Souto Maior, secretária de saúde. A respeito das más condições de trabalho denunciadas pelos manifestantes, Karoline afirma que a Secretaria nunca se negou a fornecer o equipamento necessário. A Prefeitura de Bayeux não soube informar quando o dinheiro extra será repassado aos agentes de endemias.

Nenhum comentário: