Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Agentes de Endemias fazem o (LIRAa) em Juiz de Fora-MG.











Por conta das chuvas ocorridas durante esta semana, as inspeções residenciais realizadas pelos agentes de Controle de Endemias (ACE) para apuração do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), serão prorrogadas até a próxima semana. 

O objetivo é finalizar as visitas relativas ao quantitativo de imóveis necessários para a eficácia do levantamento. “A previsão era de que encerrássemos as vistorias nesta sexta-feira, 7, e os dados fossem analisados nas próximas segunda e terça feiras, mas os trabalhos vão ter de continuar para que o o cronograma estabelecido para a cidade de Juiz de Fora seja completado”, explica o coordenador de campo, Juvenal Marques Franco.

Após quatro dias de inspeções para a realização do primeiro LIRAa de 2011, foram realizadas vistorias em 249 quarteirões, o equivalente a 6,24% do planejado, que é de 3.985 quarteirões.


Para a realização dos trabalhos, 108 agentes foram divididos em equipes e vão atuar em 17 estratos - cada um é composto por um conjunto de bairros estabelecidos para receber as ações no município. O processo visa à verificação do índice de infestação predial por focos do mosquito da dengue por regiões/bairros e todas as residências visitadas são vistoriadas interna e externamente.

As ações acontecem das 8h às 11h e das 14h às 18h, em todas as regiões da cidade.

Durante as inspeções, os agentes realizam tratamento e eliminação focal - quando encontrado foco do mosquito -, além de repassarem orientações aos moradores sobre a importância da prevenção.


Em relação à data de início da análise dos resultados do LIRAa, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), divulgará na próxima semana.

Mutirões de limpeza da dengue

A Secretaria de Saúde segue com os mutirões de limpeza para recolhimento de “lixo da dengue”.


Somente nos cinco primeiros dias do ano de 2011, quatro caminhões percorreram os bairros Santa Cruz, Vila Mello Reis, Vila São Domingos, Jardim Santa Isabel, Nova Era e Nova Era II, e o Terreirão do Samba. Durante essas ações foram recolhidas cerca de 54 toneladas de lixo considerado potencial criadouro para o mosquito da dengue. Desde o início dos trabalhos em novembro, até o momento, foram recolhidas cerca de 160 toneladas de materiais em 135 bairros do município.

Já as ações de prevenção e combate à dengue que estavam sendo realizadas por cerca de 26 soldados do Exército foram suspensas durante a realização do LIRAa. Os trabalhos serão retomados assim que as visitas residenciais para o levantamento forem finalizadas.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Nenhum comentário: