Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aumenta Índice de Dengue em Passos-MG.

Foi divulgado pela Vigilância Ambiental em Saúde, nesta terça-feira, 4, o resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Passos em 2011. A pesquisa aponta para Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito igual a 2,6% no município.

O valor preocupa e coloca as autoridades de Saúde em alerta por vários motivos. Um deles seria o fato do IIP atual ser quase 2% maior do que o registrado no último LIRAa, realizado em outubro de 2010.

Na época, Passos registrava IIP igual a 0.9%. Outra comparação negativa se dá pelo confronto do percentual registrado em Passos com o nível de IIP considerado recomendável pelo Ministério da Saúde, que é igual a 1%.

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, antigo Núcleo de Zoonoses de Passos, a coleta dos dados para realização do primeiro LIRAa de 2011 foi realizada entre os dias 5 e 7 de janeiro. Oswaldo Rattis, diretor da Vigilância Ambiental em Saúde, conta que a pesquisa é por amostragem, 20% dos imóveis são visitados pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE).

Santa Luzia, Canjeranus, Bela Vista e outros bairros apresentam alto risco de epidemia

O LIRAa  de janeiro de 2011 mostrou que na avaliação por setor alguns bairros de Passos apresentam situação ainda mais complicada como, por exemplo, o Santa Luzia, Canjeranus, Bela Vista, entre outros. Estes registraram IIP de quase 5% na análise setorial. (Veja mais no quadro)
É importante lembrar que para a realização do LIRAa, a cidade de Passos foi dividida em cinco setores chamados de Estratos. Cada um deles é composto por, em média, 11 bairros.

A Vigilância Ambiental em Saúde reconhece que apesar de todo o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e o reforço de combate através das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), mais a realização dos mutirões de limpeza e outros programas, ainda assim, o município apresenta algumas áreas com alto risco de epidemia de dengue, que é o caso dos bairros que compõe o Estrato 3. Já os Estratos 1, 4 e 5 aparecem na pesquisa com “Nível de Alerta”.

Vigilância Ambiental em Saúde traça medidas para evitar casos da doença

Para tentar reverter o Índice de Infestação Predial (IIP) de quase 5% registrado em algumas áreas da cidade de Passos, a Vigilância Ambiental em Saúde pretende promover uma série de ações a partir desta semana com objetivo de reverter o risco de epidemia e diminuir índices em bairros específicos.
A primeira medida será o aumento no número de Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que passará de 49 para 62 pessoas. De acordo com Oswaldo Rattis, os novos ACEs já foram contratados e a partir desta quarta-feira, dia 12, eles iniciam o primeiro tratamento de 2011.

Rattis afirma que o aumento no número de agentes ajudará a Vigilância a alcançar uma meta de trabalho que há muito fazia parte da programação de combate à dengue, que é a realização das visitas de praxe em todos os imóveis da cidade de 30 em 30 dias. “Esse era o prazo que sempre almejamos, mas devido à quantidade de agentes não era possível. Agora com 62 ACEs, vamos conseguir atingir a meta de 800 imóveis visitados por agente ao mês”, declarou.

Nenhum comentário: