Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Agentes de Saúde foram capacitados para operação pós-enchente .



Infectologista instruirá os agentes de saúde como proceder no retorno seguro das famílias abrigadas na Expoacre

 O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Rio Branco-AC.  realizou na tarde do dia 20 de Abril de 2011, no auditório do Tribunal de Contas do Estado,  uma reunião entre a infectologista Rita uchôa e os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e agentes de zoonoses, para instruir sobre os cuidados com a saúde da população atingida pela alagação neste período de retorno às casas.
O objetivo é capacitar esses agentes para que possam auxiliar as famílias atingidas pelas águas do rio Acre, para que essas pessoas voltem para suas residências com segurança, após realizar a desinfecção necessária para evitar a proliferação de doenças.

Confira as recomendações básicas para o retorno para quem teve sua casa atingida pela alagação:

Segurança

· Voltar para casa durante o dia;

· Não usar vela. Usar lanternas à pilha;

·  Chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros se sentir cheiro de gás;

· Usar água florada ou fervida;

· Evitar consumir alimentos crus: vegetais e frutas, se não forem cozidos deverão ser deixados de molho e lavados com água contendo hipoclorito de sódio, na medida de 5 gotas para cada litro de água;

· Evitar embalagens sem rótulos ou identificação, e rejeitar embalagens rompidas, amassadas, enferrujadas ou estufadas.

· Armazenar alimentos em local adequado (protegidos da lama, da poeira e de roedores);

· Para os bebês, em período de amamentação, dar preferência ao leite materno, aos demais ferver água para fazer o leite;

Animais
· Prestar muita atenção ao remover os móveis, pois é frequente a invasão de cobras e outros animais peçonhentos nessas ocasiões;

· Se a mortandade de animais for grande, lançar cal sobre os mesmos, cobrindo-os com terra;

Limpeza

·  Esvaziar a caixa d’água  e lavá-la esfregando bem as paredes e o fundo. Utilizar botas de borracha  e luvas nesta atividade, ou 2 sacos plásticos, um sobre o outro, amarrados, amarrados nas mãos e nos pés. Depois colocar 1 litro de água sanitária(hipoclorito de sódio a 2,5) para cada 1.000 litros de água do reservatório. Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, para que a água misturada no hipoclorito entre nas tubulações da casa. Aguardar 1  hora e 30 minutos para a desinfecção do reservatório e das canalizações.

· A lama das enchentes tem alto poder infectante e adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando com solução de água sanitária. Para um balde com 20 litros de água, adicionar 4 xícaras de café de água sanitária.

· Eliminar toda a água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas, tambores, latas e  outros para evitar o aumento de mosquitos.

· Sempre lavar as mãos com sabão e água fervida.

· Procurar imediatamente, a unidade de saúde mais próxima diante de sintomas como febre alta, diarréia, vômito, dor de cabeça, coceira na pele, dores no corpo,  e outros.

FONTE:  A GAZETA.NET

Nenhum comentário: