Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Saúde e Correios começam em Manaus projeto piloto para reforçar ações contra a dengue

Além de entregar correspondências, carteiros vão orientar a população sobre a doença. Parceria entre Ministério da Saúde e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos poderá ser levada a outros municípios com alto risco de epidemia

A luta contra a dengue ganhou ontem (18/5) o reforço dos profissionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que trabalham em Manaus. Graças a uma parceria com o Ministério da Saúde, os carteiros da capital do Amazonas vão orientar a população sobre os cuidados a serem adotados contra a doença.

Todos os carteiros de Manaus foram capacitados e vão auxiliar no trabalho de conscientização e de sensibilização dos moradores quanto à necessidade de se eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

São 568 carteiros responsáveis pelo trabalho nas ruas. Eles vão distribuir, junto com as correspondências, 150 mil panfletos que reforçam os cuidados para evitar a dengue, explicam como reconhecer os sintomas e orientam a procurar imediatamente os serviços de saúde aos primeiros sinais da doença.

Durante a execução do projeto-piloto, cartazes produzidos pelo Ministério da Saúde serão fixados em pontos visíveis nas 32 agências e nos dois prédios administrativos dos Correios em Manaus.

A cada dois meses, esses edifícios serão visitados por agentes comunitários de saúde do município.

Depois da fase experimental, a ação será avaliada para possível expansão a outros municípios com alto risco de epidemia no Brasil. Para o Ministério da Saúde, a parceria com a ECT é estratégica. Além de ser reconhecida pelos brasileiros como uma das instituições mais confiáveis, os Correios têm acesso a uma parcela significativa da população.

Em Manaus, são 1.802.535 habitantes e, por dia, aproximadamente 141 mil imóveis são visitados pelos carteiros.

ESFORÇO CONJUNTO – O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, explica que a capacitação das equipes ficou a cargo da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SUSAM).

O objetivo foi sensibilizar carteiros e gestores da ECT sobre a dengue, explicando que o controle da doença não envolve apenas ações do setor Saúde, mas iniciativas de toda a sociedade.

“Reforçamos o papel dos Correios como importantes mobilizadores sociais, pois a instituição, por meio dos seus profissionais, tem um contato direto com a população. Enfatizamos, também, as informações sobre prevenção e controle do Aedes aegypti e sobre sinais de alarme da doença, além de incentivar a eliminação de focos do mosquito dos prédios dos Correios”, detalhou Giovanini, que participa do lançamento do projeto em Manaus.

Para o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, a participação dos Correios na campanha de combate à dengue fortalece o papel da entidade de agente de integração nacional.

“Os carteiros, nossos principais representantes perante a população, possuem alto grau de confiabilidade e se constituem, neste momento, num poderoso contingente na luta contra a dengue”, destacou Wagner Pinheiro.

“O alcance destes agentes multiplicadores é muito grande e esperamos, por meio do seu engajamento, contribuir para os resultados positivos de mais esta importante iniciativa do Governo Federal”, acrescentou o presidente da ECT.

DENGUE EM MANAUS – De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, em 6 de abril, o Amazonas registrou, no primeiro trimestre deste ano, 36.841 notificações de dengue, 407 casos graves e 12 óbitos confirmados da doença. Quase 80% dos registros foram em Manaus (29.318 do total de notificações) – o município com o maior número de casos no país.

Além disso, a capital amazonense já integrava a lista de 70 municípios prioritários para o combate à doença (com risco muito alto, alto e moderado de enfrentarem epidemia), conforme anúncio feito ainda em janeiro pelo Ministério da Saúde.

Por esses fatores, Manaus foi escolhida para o lançamento do projeto piloto, em parceria com os Correios e apoio das Secretarias de Saúde do Estado do Amazonas e do Município de Manaus.


FONTE: Arenápolis News


Nenhum comentário: