Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sábado, 18 de junho de 2011

Agentes Comunitários de Saúde de Angola, aprendem técnicas de saúde.




Agentes Comunitários da Saúde do município do Cazengo, na província do Kwanza-Norte, estão a ser dotados, desde quinta-feira, de novas técnicas de tratamento das principais doenças, como malária, diarreias, afecções do sistema respiratório, tripanossomíase e outras patologias.

Durante o curso, com a duração de 45 dias e aulas teóricas e práticas, os agentes vão saber como lidar com questões de prevenção da saúde relacionados com as famílias, cultura, valorização do conhecimento da população, estratégia para melhorar a atenção materno infantil e outras patologias relacionadas com as crianças menores de cinco anos.

A Coordenadora provincial Técnica Geral do Projecto de Agentes Comunitários, Analú Corrêa de Sousa, disse que o principal objectivo dos agentes é levar informações Úteis às casas das pessoas, para que os membros das famílias possam cuidar e melhorar as questões relacionadas com o saneamento básico, controlo dos dejectos e lixo em residências, cuidados a ter com a água, a saúde das crianças e mulheres grávidas, considerados prioritários, devido aos riscos de adoecer no período de gestação.

O projecto vai beneficiar, numa primeira fase, as populações do município de Cazengo, onde os 60 agentes comunitários vão trabalhar de forma eficiente e com qualidade dentro dos 11 bairros seleccionados nos municípios de

Ndalatando,
Caz,
Pedreira,
28 de Agosto,
Sassa um e dois,
Kilembeketa,
Tala-Hady,
São Felipe,
Banga e
Chegue Vara.

O Huambo foi a primeira província a beneficiar deste projecto, segundo Analú Corrêa de Sousa, referindo que nesta altura estão inseridas no programa mais de 27 mil famílias.

A responsável espera que a população do Kwanza-Norte receba bem os técnico para que eles possam fazer o seu trabalho com qualidade em todas comunidades.

“Os agentes comunitários devem empregar os recursos destinados à atenção primária na qualificação de serviços, uma directriz que o Ministério da Saúde tem afirmado ao longo dos Últimos anos, estratégia de construção e reforço da atenção primária do serviço de saúde em Angola” explicou.

O chefe de Secção das Grande Endemias da direcção provincial de Saúde do Kwanza-Norte, Ernesto Panzo Bambi, pediu aos participantes para assimilarem os conhecimentos durante a formação para que possam oferecer aos cidadãos serviços de saúde de qualidade.


“O projecto vai ajudar a diminuir os riscos de contrair doenças transmissíveis, como a tuberculose, lepra, as diarreias agudas, malária e outras que atingem largamente as comunidades”, disse.


FONTE: Angola Online

Nenhum comentário: