Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Índios capturam avião de agentes de saúde.


Índios Yanomami da Amazônia brasileira capturaram um avião utilizado por agentes de saúde em protesto pela corrupção no sistema sanitário, informou nesta quinta-feira a organização "Survival International".

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a organização defensora dos direitos das comunidades indígenas assinalou que os Yanomami estão "indignados" pela nomeação de um novo coordenador de saúde para os indígenas, já que tem pouco conhecimento sobre a população.

A nota ressalta que, em 2007, pessoas do escritório regional da saúde, cujas nomeações haviam sido políticas, foram presas em uma operação policial ao ser revelado que tinham sido roubados R$ 34 milhões que deveriam ser empregados no atendimento à saúde indígena.

Em carta enviada pela Hutukara Associação Yanomami ao Ministério da Saúde, os indígenas afirmam: "Estamos revoltados... os políticos não consultaram as lideranças tradicionais e conselheiros que moram na terra Yanomami".

Os Yanomami e os Yekuana estão sofrendo porque milhares de garimpeiros operam ilegalmente em seu território, trazendo doenças e causando a poluição das águas dos rios utilizados pelos indígenas para beber e tomar banho.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse que a saúde dos indígenas é um "assunto sério que não pode estar sujeito à política. A substituição do coordenador de saúde sem o consentimento dos Yanomami e dos Yekuana seria certamente uma receita para o desastre".

Aproximadamente 32 mil Yanomamis vivem no Brasil e na Venezuela, representando uma das maiores tribos que vivem em relativo isolamento na América do Sul, o que os torna muito vulneráveis às doenças, lembra a organização.


FONTE: UOL NOTÍCIAS, CIÊNCIA E SAÚDE.

Nenhum comentário: