Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Agentes de Saúde são Assaltados constantementes.


Em reunião da categoria, agentes de saúde se dizem vítimas de assaltos durante o exercício do trabalho.



Duas semanas depois, a Agente de Saúde Maria das Dores Paz, 33, ainda sente náuseas e uma constante vontade de chorar.

Era por volta das 10 horas da última sexta-feira, 15, quando a Agente de Saúde foi abordada por um assaltante, no bairro Bom Jardim, em pleno atendimento a uma família com caso de hipertensão.

“Ele gritava bastante, fazia ameaças de morte e me cobrava o (aparelho) celular. Eu realizava o atendimento no alpendre e a dona da casa passou mal”, contou Maria das Dores, que interrompeu a descrição do suspeito: “Mas eu conheço o assaltante”.

A insegurança no trabalho dos Agentes de Saúde de Fortaleza, que nos últimos meses passaram a ser alvos de assaltantes, foi denunciada na manhã desta sexta-feira (29), durante encontro da categoria no posto de saúde Argeu Herbster, no Bom Jardim. O mais grave é que na maioria dos casos os assaltantes são adolescentes conhecidos dos próprios Agentes.

“Um dia, a mãe de um desses assaltantes me chamou para pedir perdão pelo filho”, ressaltou a Agente de Saúde Zélia Costa, 44, que lamenta não poder deixar de trabalhar com o aparelho celular, por causa da preocupação com a filha. “Prefiro correr o risco”, disse.

A ousadia dos assaltantes é tamanha que as abordagens algumas vezes ocorrem dentro dos Postos de Saúde. “O cara (acusado) saiu de dentro do posto e nos abordou aqui, na entrada. Botou a arma em nossos rostos e carregou nossos (aparelhos) celulares”, contaram as agentes de saúde Iara Suheit Camelo, 26, Nilcélia Montezuma, 40, e Patrícia de Castro, 34, que trabalham no posto de saúde Guarany Mont’Alverne, também no Bom Jardim.

Segundo as Agentes, o Posto não possui guarda municipal e funciona até as 21 horas. “Sabemos que um Guarda Municipal não resolverá a questão da insegurança, mas pelo menos passa uma sensação de segurança. Estamos apavoradas, mas a (Secretaria) Regional diz que se formos pensar na insegurança, não sairemos nem de casa”, reclamaram.


FONTE: Blog do Eliomar.

Um comentário:

acs veronica disse...

Infelismente não é só em Fortaleza que está sem segurança para os bravos ACSs, aqui é assaltado o posto, os carros dos médicos e enfermemiros são levados, os Acs ficam sem seus celulares, algumas colegas inclusive estão adquirindo síndrome do pânico por conta das inúmeras investidas dos assaltantes.