Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Campanha Mundial de Amamentação, de 01 a 06 de Agosto.

A Cidade Paracuru-CE., através da Secretaria Municipal de Saúde (ESF, PACS E NASF), COMDICA, CRAS, Conselho Tutelar, Hospital Amigo da Criança - Santa Casa de Misericórdia de Paracuru, Pastoral da Criança e Articulação do Selo UNICEF, estará aderindo e participando da Campanha Mundial de Amamentação, no período de 1º a 6 ºde agosto.
A Campanha vem se repetindo anualmente desde 1992 e já conta com a adesão de mais de 150 países.

O Brasil foi um dos primeiros a aderir a esta Campanha, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O tema deste ano da semana é “Amamentação: uma experiência em 3D”, que ressalta o impacto da comunicação na proteção, promoção e apoio ao aleitamento.

A intenção é provocar um compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e socialização de informações utilizando-se dos meios de comunicação como a internet, as redes sociais, rádio,mobilizações,palestras,entre outros.
Conforme a coordenação desta iniciativa será realizada várias ações nos postos de saúde, comunidade e mobilização para todas as mães, gestantes, comunidade em geral, com rodas de conversas sobre principais dicas para uma amamentação saudável e como proceder para tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa, nos primeiros seis meses de viva do bebê, sobre a importância deste “gesto”, de extrema ligação afetiva entre a mãe e o bebê.
Recomendações -

Para fazer com que as mães consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses, a OMS e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) orientam ainda:

1) iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança;

2) amamentação exclusiva, ou seja, o lactante recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água;

3) que a amamentação aconteça sob demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite;

4) não usar mamadeiras nem chupetas.

Ações e desafios -

Embora seja um ato natural, a amamentação é também um comportamento aprendido.

Amplas pesquisas já demonstraram que tanto as mães quanto profissionais de saúde e assistentes necessitam de encorajamento e apoio para manter práticas apropriadas de amamentação.

Em 1992, a OMS e o UNICEF lançaram o programa "Hospital Amigo da Criança", como estratégia de promoção da amamentação e fortalecimento dos serviços de saúde.

Recebem o título as instituições que estimulam a amamentação exclusiva e imediata aos recém-nascidos e onde os bebês permanecem todo o tempo ao lado das mães.

A iniciativa tem como base principal os "Dez passos para uma Amamentação bem sucedida", cuja eficácia já foi comprovada.


Números -

O Banco de Dados da OMS sobre Amamentação cobre atualmente 94 países e engloba 65% da população mundial com menos de 12 meses.

Dados indicam que apenas 35% desses bebês recebem exclusivamente leite materno entre zero e 4 meses de idade.

No Paracuru,registra-se no ano de 2010, um percentual de 77% dos recém nascidos até o quarto mês de vida permanecem com aleitamento materno exclusivo,iniciativa que vem prevenir contra mortalidade neonatal,desnutrição infantil e reduzir taxas de doenças infecciosas, como diarréias.

Vantagens do leite materno

O leite materno é o alimento natural para os bebês.

Ele fornece toda a energia e os nutrientes que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida e continua a fornecer até metade ou mais das necessidades infantis durante a segunda metade do primeiro ano - e até um terço durante o segundo ano de vida.

O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas - leite contém linfócitos e imunoglobinas que ajudam o bebê a combater infecções.
Paracuru adere à Campanha Mundial de Amamentação 2011.

Município que promove a amamentação promove a saúde


FONTE:  ACS de  Paracuru.

Nenhum comentário: