Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sábado, 30 de abril de 2011

1 Ano do Blog BIO acs.



Companheiros de todo Brasil, o nosso Blog BIO acs, está completando seu primeiro ano neste mês de Maio/2011.

Quero agradecer primeiro a Deus por me iluminar e me abençoar para que eu faça o melhor possível para meus Companheiros de todo Brasil.

Quero também agradecer a todos companheiros pela paciência e compreensão pelos meus erros e a falta.de mais conhecimentos, agradecer  as mensagens de carinho, força, esperança e o mais de 28 mil acessos.

Prometo a todos vocês que farei tudo que puder pela melhoria da  nossa Categoria e sempre tentando deixa os companheiros mais informados e tirando suas dúvidas.

O aniversário é do Blog, mas o parabenizados somos todos nós por mais um meio de comunicação que leva o nome de nossa categoria para o mundo todo.

Ser Agente de Saúde não é fácil em nenhum município do Brasil, pois tiram nossos direitos e  prejudica nossos deveres, mas estamos aqui para mudar está história.

Aproveitando este momento também quero agradecer a os nossos Companheiros Diretores de Blogs. os quais pego matérias deles e eles na medida do possível repassam as nossas.


ABAIXO SEGUE A RELAÇÃO DOS BLOGS DOS COMPANHEIROS E PARCEIROS OS QUAIS EU TENHO UM IMENSO CARINHO.

 ESSA É NOSSA RELAÇÃO ATÉ O PRESENTE MOMENTO E OS INDICO AOS MEUS COMPANHEIROS E LEITORES.

UM ABRAÇO PARA TODOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.

OBRIGADO POR TUDO.A TODOS.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

SINDACS-PE. - Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde em Paulista-PE.

A Diretoria do SINDACS-PE. esteve aqui em Paulista-PE. no dia de hoje 29/04 e junto com a minha pessoa que hoje estou representando o Sindicato como Delegado em Paulista-PE, estivemos em várias Unidades de Saúde para colocar o Edital de Convocação da Eleição do SINDACS-PE.  2011/2014.

Para a Convocação de todos os Associados para a votação que vai acontecer em 25,26 e 27 de Maio de 2011.

As urnas para Votação:

Urna fixa na Sede do SINDACS-PE.  que fica na Rua: da Aurora, 295.  Edf. São Cristóvão,  Sala: 201, 2ºAndar - Boa Vista - Recife-PE.

Urnas itinerantes nos Municípios de: 

Olinda, Cabo, Paulista, São Bento do Una, Belo Jardim, Jaboatão, Surubim, Tuparetama, Bezerros, Sanharó, Pesqueira, Petrolina, Águas Belas, Bonito, Ibimirim, Tracunhaém, Igarassú, Carpina, Moreno, Frei Miguelinho, São José do Egito, Santa Maria do Cambuca, Pombos, São Caetano e Taquaritinga do Norte. 

Aproveitando a oportunidade entreguei nas mão do Vice-Presidente do SINDACS-PE, Companheiro Jorge, a xerox do parecer favorável dos Ticket Alimentação para os ACS de Paulista-PE. que estava em poder da Presidente da Associação dos ACS de Paulista-PE.  desde de 16 de Agosto de 2010.

O Companheiro Jorge me garantiu que assim que tivesse a reunião com nosso Prefeito Yves Ribeiro, eles iam colocar o assunto em pauta.


Maiores informações: 

BIO acs (Delegado em Paulista-PE.) -  8816 4242 ou 9731 8219.
                                  
Jorge (Vice-Presidente) -  8839 2353
                                  
Sede:  3222 4061
                                 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deputado destaca Seminário de Agentes de Saúde em Camocim-CE.

  


Deputado Sérgio Aguiar (PSB) ressaltou, durante a sessão plenária desta terça-feira (26), a importância do II Seminário Microrregional dos Agentes de saúde do Estado do Ceará,

 realizado na última semana, em Camocim. "Podemos discutir, no evento, como dar melhores condições de trabalho aos agentes da microrregião, que é formada pelos municípios de Martinópole, Barroquinha, Camocim, Granja e Chaval", comentou. 

Sérgio Aguiar lamentou que as cidades de Camocim e Granja não tenham enviado representantes dos agentes. "

As secretarias de saúde dos dois municípios deram as costas para o evento", observou. Ele disse que participou do seminário representando a Assembleia e que a Casa aprovou, em 2008, a legalidade da profissão dos agentes comunitários de saúde do Estado. 

Conforme o parlamentar, antes, os agentes eram pagos por associações municipais e não tinham nenhum vínculo empregatício.

"Com a aprovação da lei, quase 10 mil agentes foram enquadrados como servidores públicos estaduais", pontuou.  

Ainda conforme ele, ao longo dos anos, os agentes contribuíram para que houvesse uma queda da mortalidade infantil em todo o Ceará.

"De 2005 até 2010, a mortalidade caiu de 20 por mil nascidas vivas para 10 por mil nascidas vivas", afirmou.


FONTE:   CAMOCIM ONLINE
 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ticket Alimentação, Agentes de Saúde de Paulista-PE. tem um Parecer favoravél do Jurídico desde Agosto de 2010.

Companheiros ACS de Paulista-PE. tem um parecer favorável para recebemos Ticket Alimentantação pelo Setor Jurídico da Prefeitura(Advogados), desde 16 de Agosto de 2010.

Companheiros confesso a vocês, como eu  BIO acs e alguns Diretores  não sabia da existência deste Parecer.

Pois este parecer estava em poder da Presidente da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde do Paulista-PE.. a  Srª Maiza Martins.

Agora ficar a pergunta,  Por que  este parecer não foi para Câmara de Vereadores, para ser aprovado e virá leis, Pois nosso Gestor(Prefeito) diz sempre, o que for leis e dou..

Companheiros Meu blog está a disposição de qualquer Diretor da Associação  que queira esclarecer este fato.


SEGUE ABAIXO A CÓPIA DO PARECER.







Agentes de Saúde foram capacitados para operação pós-enchente .



Infectologista instruirá os agentes de saúde como proceder no retorno seguro das famílias abrigadas na Expoacre

 O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Rio Branco-AC.  realizou na tarde do dia 20 de Abril de 2011, no auditório do Tribunal de Contas do Estado,  uma reunião entre a infectologista Rita uchôa e os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e agentes de zoonoses, para instruir sobre os cuidados com a saúde da população atingida pela alagação neste período de retorno às casas.
O objetivo é capacitar esses agentes para que possam auxiliar as famílias atingidas pelas águas do rio Acre, para que essas pessoas voltem para suas residências com segurança, após realizar a desinfecção necessária para evitar a proliferação de doenças.

Confira as recomendações básicas para o retorno para quem teve sua casa atingida pela alagação:

Segurança

· Voltar para casa durante o dia;

· Não usar vela. Usar lanternas à pilha;

·  Chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros se sentir cheiro de gás;

· Usar água florada ou fervida;

· Evitar consumir alimentos crus: vegetais e frutas, se não forem cozidos deverão ser deixados de molho e lavados com água contendo hipoclorito de sódio, na medida de 5 gotas para cada litro de água;

· Evitar embalagens sem rótulos ou identificação, e rejeitar embalagens rompidas, amassadas, enferrujadas ou estufadas.

· Armazenar alimentos em local adequado (protegidos da lama, da poeira e de roedores);

· Para os bebês, em período de amamentação, dar preferência ao leite materno, aos demais ferver água para fazer o leite;

Animais
· Prestar muita atenção ao remover os móveis, pois é frequente a invasão de cobras e outros animais peçonhentos nessas ocasiões;

· Se a mortandade de animais for grande, lançar cal sobre os mesmos, cobrindo-os com terra;

Limpeza

·  Esvaziar a caixa d’água  e lavá-la esfregando bem as paredes e o fundo. Utilizar botas de borracha  e luvas nesta atividade, ou 2 sacos plásticos, um sobre o outro, amarrados, amarrados nas mãos e nos pés. Depois colocar 1 litro de água sanitária(hipoclorito de sódio a 2,5) para cada 1.000 litros de água do reservatório. Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, para que a água misturada no hipoclorito entre nas tubulações da casa. Aguardar 1  hora e 30 minutos para a desinfecção do reservatório e das canalizações.

· A lama das enchentes tem alto poder infectante e adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando com solução de água sanitária. Para um balde com 20 litros de água, adicionar 4 xícaras de café de água sanitária.

· Eliminar toda a água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas, tambores, latas e  outros para evitar o aumento de mosquitos.

· Sempre lavar as mãos com sabão e água fervida.

· Procurar imediatamente, a unidade de saúde mais próxima diante de sintomas como febre alta, diarréia, vômito, dor de cabeça, coceira na pele, dores no corpo,  e outros.

FONTE:  A GAZETA.NET

segunda-feira, 25 de abril de 2011

REGULAMENTAÇÃO DO NOSSO PISO JÁ !



O QUE TODOS  OS ACS - AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE E ACE -AGENTE DE COMBATE ÁS ENDEMIAS ESPERA PARA ESTE ANO DE 2011 E A CONCRETIZAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO DA EC 63, QUE IRÁ DEFINIR O VALOR DO NOSSO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS/ACE.

NO ANO PASSADO 2010 CONSEGUIMOS MUITAS VITÓRIAS ATRAVÉZ DA FORÇA E DA UNIÃO DE TODA A CATEGORIA, NÓS NOS SACRIFICAMOS MAIS VALEU APENAS !

AGORA OS PRIMEIROS PASSOS JÁ COMEÇARÃO SER DADOS EM BUSCA DESSE TÃO SONHADO PISO SALARIAL.

ACREDITAMOS SIM QUE ESTE ANO SERÁ O ANO DA GRANDE VITÓRIA.

HÁ AQUELES QUE NÃO ACREDITA NESTA POSSIBILIDADE !

EU POREM SIGO CONFIANTE COM OS PÉS NO CHÃO E NA CERTEZA QUE DEUS IRÁ NOS CONCEDER A VITÓRIA TÃO DESEJADA..

A CONACS - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE  JÁ COMEÇOU O SEU TRABALHO.

JÁ SOLICITOU UMA AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA SAÚDE ONDE PEDIRÁ SEU APOIO IMPRECIDÍVEL, JÁ QUE ELE CONHECE BEM A NOSSA CATEGORIA.

A CONACS SOLICITOU TAMBÉM UMA AUDIÊNCIA COM A PRESIDENTA DILMA ROUSEFF, ESSE SIM SERÁ O MAIOR DE TODOS OS DESAFIOS CONVENCER ELA A ENVIAR O PROJETO DE LEI FEDERAL DEFINIDO O VALOR DO PISO NACIONAL DOS ACS/ACE DE TODO BRASIL..


PARALELO A ISSO A CNTSS/CUT.   ESTARÁ REALIZANDO UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO COM TODOS OS ACS/ACE DO BRASIL NO DIA 18/05/2011 EM BRASÍLIA SOB SEU COMANDO ELE IRÃO PERCORRE UM CAMINHO ATÉ A SEDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – ENTREGARÁ A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AO MINISTRO DA SAÚDE ALEXANDRE PADILHA.

FONTE: ACS ROBERTO


Campanha de Vacinação Contra Gripe começa hoje !

Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa hoje (25), tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas.
 
A partir deste ano, além dos idosos e indígenas,
crianças entre 6 meses e 2 anos de idade,
grávidas e
profissionais de saúde também serão vacinados.

A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas.
Na primeira vez, é aplicada meia dose.
No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.

Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.

No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população.
 
A campanha segue até o dia 13 de maio.

sábado, 23 de abril de 2011

Agentes de Saúde ganham Prêmio de um Salário Mínimo para cada ACS e ACE.



A Prefeita de Barreiras-BA. Jusmari Oliveira e o secretário de Saúde Juca Galvão acompanharam neste, 19/04/2011, a entrega do Prêmio Edno Batista Rebouças aos 202 agentes comunitários e 54 agentes de endemias de Barreiras. O prêmio foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde em 2010 com a finalidade de incentivar profissionais que atuam no controle da doença. Dos 417 municípios baianos inscritos, pouco mais de 30 foram contemplados com o incentivo, entre eles Barreiras que conseguiu uma redução nos índices da dengue.

Barreiras-BA. cumpriu todas as exigências propostas, como a desprecarização do vínculo empregatício dos agentes e o alcance do índice de infestação predial menor que 1% no período de janeiro a junho de 2010 – justamente a época de chuvas. Os indicadores foram auferidos através dos respectivos sistemas de informação monitorados pela área técnica responsável, na Secretaria Estadual de Saúde.

“Muitas prefeituras não regularizaram a situação de seus agentes e por isso não receberam o prêmio. Barreiras-BA. fez o trabalho, então, temos que agradecer o envolvimento de todas as partes que buscaram essa conquista”, destacou Gilvan Ferreira, Presidente do Sindicado dos Agentes Comunitários de Barreiras-BA.

O prêmio, que tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue, consiste no valor de um salário mínimo vigente, para cada um dos ACS e ACE dos municípios que atenderem aos critérios estabelecidos na portaria que regulamenta o prêmio.

Os critérios para a concessão do prêmio são: a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE; a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1%; e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas.

“Esse evento é a manifestação do reconhecimento que a comunidade de Barreiras-BA. tem pelos serviços do agente comunitário de saúde e o agente de controle de endemias. Não há dinheiro que pague o orgulho que temos pelo trabalho desses profissionais”, observou a prefeita Jusmari Oliveira.


FONTE:  BLOG UAU MAIS


COMPANHEIROS DE TODOS  BRASIL TEMOS QUE TIRÁ O CHAPÉU PARA ESSA PREFEITA.
TINHA QUE SER UMA PREFEITA(MULHER),  PARABÉNS  Srª JUSMARI OLIVEIRA, O BRASIL PRECISA DE GENTE COMO A SENHORA.
DEUS ABENÇÕE SUA VIDA E DO SEU SECRETARIO DE SAÚDE JUCA GALVÃO E TODOS QUE FAZEM A SAÚDE DO SEU MUNICÍPIO PRINCILPALMENTE AOS COMPANHEIROS.

PARABÉNS Á TODOS.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Agentes de Saúde vão usar Bicicletas Elétricas.



Foto: N/A

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) dos bairros Laranjeiras, Budag, Fundo Canoas, Sumaré, Itoupava, Barragem e Santa Rita vão poder trabalhar de forma mais confortável e com melhor aproveitamento do serviço, utilizando bicicletas elétricas. As primeiras 10 foram entregues na manhã desta terça-feira (19), no Paço Municipal, e outras 10 já estão sendo compradas para atender mais agentes.

O investimento da Secretaria de Saúde de Rio do Sul-SC.  nestas 20 primeiras bicicletas foi de R$ 44 mil. Segundo a secretária de Saúde, Mirian Silva, a medida faz parte de um pedido que partiu dos próprios agentes, como forma de aumentar a eficiência do trabalho e ao mesmo tempo oferecer melhores condições de trabalho para os funcionários. “O trabalho dos ACSs é cansativo, pois é necessário diariamente visitar casa por casa nos bairros para levar informações sobre campanhas de saúde ou medicamentos”.

Já o prefeito Milton Hobus alertou que devido a importância do trabalho dos ACSs, é necessário investir neste tipo de material que melhore a qualidade do trabalho e consequentemente, o atendimento para a comunidade. Os funcionários estão sendo treinados para uso das bicicletas e assim como para utilizar equipamentos de segurança, como capacete e luvas


FONTE:  Jornal A Comarca

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vereadores vetam contratação de agentes de saúde.

Em Garibaldi-RS.  projeto traz discussão. Secretaria fala em prejuízos com votos contrários


Comunidade acompanhou discussão em Garibaldi-RS.


O impasse está instalado: o Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto (PT), que autoriza o Poder Executivo a abrir vagas para contratar 35 agentes de saúde não foi aprovado por cinco vereadores e o assunto foi analisado ontem à noite numa reunião do Orçamento Participativo. O presidente da câmara, Jorge Alberton (PDT) esteve no encontro e comentou tratar-se de motivos políticos.

- Isso só pode ser por motivos políticos e evitar que a atual administração progrida - disse ao repórter Benito Rosa.

Agora o município planeja encaminhar para a Promotoria o processo para tentar uma solução. A cidade poderia receber verbas do governo federal, conforme Rafael Goreczewiski, que representou a Secretaria Municipal de Saúde.

Nos áudios em anexo, a palavra de Rafael Gorczewiski explicando que Garibaldi-RS.  perde dinheiro sem esse projeto e o presidente da Câmara Municipal, Jorge Alberton, buscando uma justificativa para esclarecer o que já é obvio junto à comunidade: pura política.

FONTE: Leouve.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Última chamada para Agentes de Endemias aprovados em Processo Seletivo.

 A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM),  por meio do Edital nº 001/2001, convoca 114 profissionais aprovados em Processo Seletivo do órgão, para apresentarem-se

no período de 25 a 29 de abril e de 02 a 07 de maio de 2011,
das 8h às 12h e das 13h às 16h, na
Gerência de Recursos Humanos da FVS que fica na
Rodovia Deputado Vital de Mendonça, quilômetro 9 ,s/ nº, bairro Terra Nova, zona norte,

ao lado do Parque de Exposições da Expoagro.

Os documentos devem ser entregues em duas cópias, mais originais, no ato da apresentação.

São necessários: CPF, RG, título de eleitor, PIS/PASEP, comprovantes de residência e de escolaridade, cópia do cartão bancário do Bradesco, certificado de reservista (homens), duas fotos 3x4 e, se estrangeiro, visto de permanência no país.


FONTE:  acritica.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

Agentes de Saúde estão trabalhando arriscando sua saúde em vários Municípios do Brasil.



Em conversa com vários Companheiros de todo Brasil, tenho observado que muitos estão trabalhando de forma precárias e arriscando sua saúde em vários  Municípios do Brasil, com as chegada das chuvas e os alagamentos nas Comunidades.

Pois os Companheiros não tem os materiais básicos para trabalhar na chuva e nas áreas alagadas, como Capas para Chuva e as botas.

Pois aqui em Paulista-PE. não é diferente Como se não bastasse o sofrimento no verão com o sol escaldante e em ficar mais de 06 (seis) Meses sem receber Protetor Solar e agora com a chegada das chuvas e as Comunidades alagadas ficamos sem condições de trabalho sem prejudicar nossa saúde, pois fazem quase 02 anos, que não recebemos fardamentos, Principalmente os materiais mais necessários, como capa para chuva e botas para entrarmos nas áreas alagadas.

Pois estamos arriscados a pegar vários tipos de doenças por causa das chuvas e alagamentos, principalmente a leptospirose.


MAIS UMA VERGONHA NACIONAL DO TAMANHO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. !

CONACS - Lista dos Diretores e Conselheiros convocado para Reunião do Dia: 09\05 a 11\05\2011.

BAHIA

•Lúcia de Santana Gutemberg
•Marivalda Santos Pereira de Araújo
•Ediméia Gonçalves da Silva,
•Jorge Araújo Alves
•Rosilda Rodrigues Sodré

CEARÁ

•Maria Helenita Raulino Soares
•Ney de Alcantarta de Araújo
•Izabel de Moura Pinho
•IIlda Angélica Santos Correia
•Maria Genilda Freires da Silva

GOIÁS

•Lenice de Fátima de Oliveira Silva
•Maria Inês Rodrigues Carrias
•Marlúcia Rodrigues Pereira Martins
•Cleomildes Reis Gomes de Sousa

MARANHÃO

•Edivan da Conceição Viana
•Manuel Raimundo Ferreira da Silva
•Marleidy do Nascimento Bernabé
•Aécio Rodrigues de Souza
•Clenalto Brandão Silva

PARAÍBA

•João Bosco Eleutério de Assis
•Francisco das Chagas Coelho de Araújo

PERNAMBUCO

•Manuel Antônio de Lima Filho
•José Domes da Silva Filho
•Maricleide Lúcia de Souza
•Maria de Lourdes da Conceição Morais
•Alex Pereira de França

PIAUÍ

•Silvana da Silva Lira
•Maria de Lourdes Melo de Carvalho
•Maria Célia de Araújo Nascimento

SERGIPE

•Edimilson Santana
•Jailton dos Santos


Goiânia, 12 de abril de 2011
A União faz a força!
Ruth Brilhante de Souza presidente da conacs

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CONACS - Convoca seus Diretores.

Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde

CONVOCAÇÃO 01/11

A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por
intermédio de sua Diretora Presidente, no uso de suas prerrogativas estatutárias, previstas nos
arts. 32, inc. V, 44, inc. II e 46, inc. V, vem por meio desta:


CONVOCAR, os seus Diretores Executivos, Conselheiros Fiscais e de Ética para se fazer presentes nos dias 09/05 a 11/05, no Plenário 15 da Câmara de Deputados Federais*, em Brasília – DF a fim de participar da 1ª Reunião
da Diretoria Executiva da CONACS do ano de 2011, tendo como assunto a serem tratados, a seguinte pauta deliberativa:*


O PLENÁRIO AINDA PODERÁ SER ALTERADO


PAUTA P/ REUNIÃO  09/05 À 11/05 DE 2011

ORDEM ASSUNTO
01 ENTREGA DE CÓPIA DAS DOCUMENTAÇÕES DA CONACS;
02 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DA CONACS NO
ANO DE 2010;

03 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1º ANO DO ATUAL MANDATO;
04 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO IV CONGRESSO NACIONAL ;
05 CRIAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO GERAL DA CONACS;
06 CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DA CONACS;
07 ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE VOTAÇÃO E
REGULAMENTAÇÃO DO PL QUE ESTABELECE O PISO SALARIAL
NACIONAL;

08 PLANEJAMENTO E AGENDA DAS ATIVIDADES DA CONACS
PARA O ANO DE 2011;
09 ATIVIDADES DIVERSAS JUNTO AOS PALARMENTARES, CASA
CIVIL E MINISTÉRIO DA SAÚDE ;

Conforme as normas estatutárias em vigência, a presença de todos é obrigatória,
devendo qualquer ausência ser comunicada e justificada, sob pena de ser considerada falta.
Sem mais para o momento e certa de contar com a presença de todos, envio votos de
amizade e apreço.



Goiânia, 12 de abril de 2011
A União faz a força!
Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS

domingo, 17 de abril de 2011

ATO NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade da CUT – CNTSS/CUT no uso de suas prerrogativas convoca todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias

Para participarem do ATO NACIONAL DE LUTA da categoria que acontecerá no dia 18 de maio de 2011, em Brasília, com a seguinte programação:



08:00h – Concentração da catedral – Deliberação sobre as bandeiras de luta da categoria



10:00h – Caminha até a sede do Ministério da Saúde – Entrega da pauta ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha;



12:00h – Almoço



14:00h – Audiência com Deputado Marco Maia -Presidente da Câmara, Líder do Senado - Humberto Costa, Lider da bancada – Vacarezza


Todos deverão se organizar em seus Estados e irem rumo à Brasília para participar dessa campanha e garantir os seus direitos de cidadãos(ãs).

Maiores informações entrar em contato com Marta, 061 3322.5062, df@cntsscut.org.br ou Rosi 11 2108.9156 , diretoria@cntsscut.org.br .



FONTE:  A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS apoia essa iniciativa!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

160 Agentes de Saúde serão efetivados em Caruaru-PE.

 
A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai efetivar cerca de 160 agentes de saúde do município. São esses profissionais que, por exemplo, farão o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue nas residências.

A portaria de nomeação será entregue pelo prefeito José Queiroz nesta sexta-feira (15).
 
De acordo com a Prefeitura, a efetivação dos agentes segue a emenda constitucional nº 51 da Lei Federal 11.350 e a Lei Municipal 4.605/07.

Esses agentes serão capacitados durante o 1º Seminário dos Agentes de Endemias, realizado na casa de eventos Maria José Recepções II, de quarta (13) a sexta-feira (15).

NE10
 
FONTE: CAMOCIM ONLINE NOTÍCIAS

Agentes de Saúde fazem Paralização de 72 Horas.

14/04/11           Carlos

Os Agentes Comunitário de Saude e ACE de Nova Soure-BA fizeram uma paralização de
72 horas no dia 13 de abril de 2011.

Após o Prefeito Jose Arivaldo Soares, popular Ari (PTB),
por não comparecer a reunião com o SINDACS-BA para a negociação do salario dos profissionais, que pela segunda vez tinha sido marcada.

Segundo os seus representantes ele teria viajado para Brasilia no dia anterior, enquanto a mensagem estava sendo trasmitida para a comissão e o SINDACS o prefeito passava acenando para os ACS que aguardavam uma posição do executivo.

Por entender que seria uma falta de respeito a categoria e a Instituição legal por quem estavam sendo representados os profissionais decidiram em Assembleia fazer uma paralização de 72 horas ate o gestor chegar as negociações, caso não havendo avanço seria feito uma greve por tempo ideterminado.

FONTE; CARLOS MUNIZ

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vagas para Agente Comunitário de Saúde em Ibiaçá-RS.


A prefeitura de Ibiaçá, cidade interiorana a 345 km de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e com pouco mais de 4 mil e 700 habitantes, está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa contratar 4 profissionais para atuarem como Agentes Comunitários de Saúde.

O salário é de R$ 575,10, sob contrato de regime celetista. Do total de vagas, 5% será destinado a pessoas com deficiência.

Os interessados deverão comparecer ao Setor de Pessoal da prefeitura, entre 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, em dias úteis, até 20 de abril para inscrever-se. A taxa é de R$ 50,00.

Serão aplicadas provas objetivas no dia 30 de abril, a partir das 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Durigon. Em 12 de maio de 2011 será divulgado o resultado final.

Serviço - A prefeitura fica na rua do Interventor nº 510.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Durigon está localizada na rua do Interventor, nº 474.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ATENÇÃO todos os ACS e ACE de Paulista-PE. Novos Associados do SINDACS-PE.

Atenção todos os ACS e ACE de Paulista-PE. que quer dar entrada no Processo de Averbação por tempo de serviço.

Hoje em reunião  na sede do SINDACS-PE.   localizada na Rua: da Aurora Nº295, Edificio São Cristovão, 2º Andar  Sala: 201 - Centro - Recife.  Onde levei mais propostas de Associados do SINDACS-PE. dos Companheiros de Paulista-PE.

Nesta reunião tive uma ótima notícia através do Vice-Presidente Companheiro Jorge, que todos os ACS e ACE novos associados do Paulista-PE. no SINDACS-PE., vai ter assessoria juridica (Advogado), por conta do SINDACS-PE. para dar entrada no Processo de Averbação por tempo de serviço.

Sengudo o Companheiro Jorge Vice-Presidente do SINDACS-PE.,  após reunião com nosso gestor, vai ser resolvido este assunto que também vai entrar na pauta da reunião.

Companheiros que ainda não se filiaram,  ligue para mim BIO acs, pelo fone: 8816-4242 ou 9731 8219, para pegar sua proposta de filiação do SINDACS-PE. e me entragar preenchida.


Mais Informações:

V ice-Presidente do SINDACS-PE. Companheiro Jorge.  FONE: 8839 2353.

Sede do SINDACS-PE.  FONE: 3222 4061   
                                        FONE FAX: 3033 4042.

BIO acs     FONE: 8818 4242 (OI)    -   9731 8219 (TIM)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Agentes de saúde do Município de Boa Vista-RR. participam de certificação de capacitação

O curso teve 400 horas de duração
Equipe Jota7

Os 231 agentes comunitários de saúde (ACS) da Prefeitura de Boa Vista-RR. que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família, participam nesta terça-feira (12) da certificação do curso de formação de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação foi realizada pela Escola Técnica do SUS em Roraima (ETSUS/RR).

A solenidade será às 19h, no auditório da Universidade Estadual de Roraima, rua 7 de Setembro, bairro Canarinho. Também receberão os certificados, 300 agentes de todos os municípios de Roraima.
O curso teve 400 horas de duração, com o objetivo de ampliar capacidades e competências para o exercício interdisciplinar e multiprofissional dos agentes, para que possam desenvolver ações de cuidado e proteção à saúde da população de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Essa é a primeira, de três etapas formativas do curso técnico em agente comunitário de saúde. O segundo módulo inicia em setembro, com carga horária de 800 horas/aula, com assuntos aprofundados sobre o SUS.

 As aulas acontecerão na Etsus (parte teórica) e nos municípios (prática), por aproximadamente 12 meses. As três etapas juntas somam 1.800 horas/aula.

FONTE: Jota 7.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VAMOS AJUDAR NOSSA COMPANHEIRA !


Agente de Saúde é Humilhada e tiram sua Dignidade, Uma Vergonha do Tamanho do Brasil !



HJ SENTI O QUANTO DEUS TEM CUIDADO DE MIM,

ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DO MEU EMAIL MUITOS SABERÃO A REALIDADE QUE VIVO, É MUITO COMPLICADO PRA MIM, PEDIR AJUDA, MAS NÃO TENHO A QUEM RECORRER.

PENSO NOS MEUS FILHOS, ESTOU COM CONTA DE ÁGUA, LUZ, ALUGUEL ATRASADOS.

INCLUSIVE VOU TER QUE ME MUDAR, FALTA ALIMENTAÇÃO, MAS NÃO ME FALTA DEUS.

NEM TODOS OS ACS TÊM CORAGEM DE SER MINHAS TESTEMUNHAS,TALVEZ POR MEDO, MAS DEUS TEM ENVIADO PESSOAS COM FOTOS, DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES QUE PODEM ME AJUDAR NA PRÓXIMA AUDIÊNCIA.

FUI A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL VER SE CONSEGUIA O MEDICAMENTO DO MEU FILHO, MAS NADA, E TBM NÃO CONSEGUI NENHUM TIPO DE ALIMENTO, JÁ NÃO SUPORTO MAIS ESSA SITUAÇÃO, DEUS TEM CUIDADO DE MIM, PRA QUE EU NÃO COMETA NENHUM ATO INSANO, JÁ NÃO DURMO DIREITO, QDO OLHO PARA MEUS FILHOS PEÇO FORÇA AO SENHOR DEUS PRA NÃO ENLOUQUECER.

NÃO TENHO PALAVRAS PRA TE AGRADECER POR ESTE GESTO TÃO NOBRE,QUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE TE ABENÇÕE IMENSAMENTE.
MAS VAMOS FAZER O SEGUINTE PRA QUE EU NÃO ME SINTA AINDA MAIS  CONSTRANGIDA:QUALQUER AJUDA QUE VOCÊS PUDEREM ME OFERECER NESTE MOMENTO DIFÍCIL, NO FUTURO SE CONVERTA EM EMPRÉSTIMO, POIS SÓ ASSIM TEREI COMO HONRAR MINHAS DÍVIDAS ATRASADAS,COMPRAR O MEDICAMENTO E ALIMENTAÇÃO,

SEI QUE ASSIM QUE EU FOR RESSARCIDA OU MELHOR INDENIZADA E RETORNAR AO TRABALHO EU DEVOLVEREI ESSA GENTILEZA.

VOU ENVIAR O NÚMERO DA MINHA CONTA ONDE ERA DEPOSITADO O MEU PAGAMENTO ANTES DO MEU AFASTAMENTO:

BANCO ITAU
AGEN.6101
C/C 12619-8
DEUSA HELENA RODRIGUES DOS SANTOS

COMPANHEIRO BIO
QUE O SENHOR DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TE USANDO PRA AJUDAR OS MENOS AFORTUNADOS.

UM ABRAÇO

ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE DE PAULISTA-PE. APRESENTA RACHADURAS.

Quando se fala que a Associação dos Agentes de Saúde de Paulista não condiz com os reais interesses dos associados, cria-se um mal estar.

 

Parece até  que somos contra a classe dos ACS e ACE, sendo justamente o contrário. O que traz a revolta é a descaracterização da Associação, tornando-se trampolim para algo maior que os fins para qual foi constituída. Ou seja, jogo de interesse pessoal. 

 

Agora o que tudo faz crê, temos um racha, no que se pode chamar de organização de classe.

 

Os membros da diretoria  resolveram aprofundar a falta de diálogo e dois grupos estão buscando o aval legal para criarem um sindicato.

 

O Sindicato de Recife vem tentando buscar adesão dos ACSs de Paulista e a  Associação dos Agentes de Saúde por sua vez também quer disputar a fatia do bolo, tornando-se Sindicato.

 

Até aí tudo bem. O problema é a condução e a maneira sensata que buscaram. Tem-se dois postulantes a presidência: Maiza  que será vice de Gilson e Rock busca também a presidência.

 

Quem vai receber primeiro o registro de entidade?

 

Se depender dos princípios organizativos, começa-se mal e a tendência infelizmente, é  haver um completo desligamento dos associados do órgão de classe e quem realmente trabalha de casa em casa, sendo penalizado.

 

 

FONTE: blog do Adalberto Filho.

sábado, 9 de abril de 2011

Agente de Saúde é Humilhada e tiram sua Dignidade, Uma Vergonha do Tamanho do Brasil !


QUERIDO AMIGO BIO. ME FAÇA ESSA GENTILEZA...

OBRIGADA..
UM FORTE ABRAÇO.
DIVULGUE ESTE MEU RELATO PRA QUE O BRASIL INTEIRO POSSA TOMAR CIENCIA DA MINHA LUTA..

SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ, 07 DE ABRIL DE 2011
CARO AMIGO BIO
NESTE MOMENTO QUERO RELATAR EM BREVES PALAVRAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ,OU SEJA  A CRUELDADE QUE FIZERAM COMIGO.
CONFORME MUITOS SABEM EU SOFRI UM ACIDENTE DE TRABALHO, PRECISEI FAZER UMA CIRURGIA EM 2008, FIQUEI DE LICENÇA ATÉ FEVEREIRO DE 2010, QUANDO FUI RETORNAR AO TRABALHO EU SIMPLESMENTE NÃO TINHA ONDE TRABALHAR.
O SECRETÁRIO DE SAÚDE ABRIU CONCURSO PÚBLICO E DISSE QUE “ESQUECEU” DE FAZER UM REQUERIMENTO  PEDINDO QUE SE GUARDASSE A MINHA VAGA, UMA VEZ QUE EU ESTAVA DE LICENÇA DEVIDO AO ACIDENTE DE TRABALHO.
E COM ISSO EU ESTOU HÁ 13 MESES SEM PAGAMENTO, MINHA CARTEIRA CONTINUA ASSINADA PELA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.
A SECRETARIA DE SAÚDE FINALIZOU O CONVÊNIO QUE TINHA COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, MESMO HAVENDO UMA PENDÊNCIA, NO CASO “EU”,POR ESTAR ME CONVALESCENDO DA CIRURGIA.
NÃO TIVE RECISÃO DE CONTRATO CONFORME TODOS OS OUTROS ACS TIVERAM, PRA VC TER UMA IDÉIA ESTOU VIVENDO  UM TORMENTO, SEM DINHEIRO PRA NADA.
AS CONTAS CHEGAM MAS NÃO TENHO COMO HONRAR MINHAS DÍVIDAS, NEM PRA COMPRAR MEDICAMENTOS  CONTOLADOS PRO MEU FILHO TENHO CONDIÇÕES NESTE MOMENTO.
SINTO-ME HUMILHADA POR TODA ESTA SITUAÇÃO, PARECE QUE PERDI A MINHA DIGNIDADE. AFINAL QUEM É RESPONSÁVEL POR TUDO ISTO QUE ESTOU VIVENDO ?
INFELIZMENTE O SECRETÁRIO RESPONSÁVEL POR TUDO ISSO FALECEU , ESTOU LUTANDO PELOS MEUS DIREITOS.
E COMO É POSSÍVEL UMA INSTITUÇÃO COMO A SECRETARIA DE SAÚDE EXTINGUIR O VINCULO COM UMA ASSOCIAÇÃO ENQUANTO TEM UM FUNCIONÁRIO PENDENTE POR UM ACIDENTE DE TRABALHO ?
CADÊ O MEU DIREITO A VIVER COM DIGNIDADE ?
E A LEI 11.350 NÃO FUNCIONA ?
POR FAVOR, RELATE ISSO NO SEU BLOG PRA QUE TODOS TOMEM CONHECIMENTO DA CRUELDADE QUE ESTOU VIVENDO POR INCOMPETÊNCIA DAS AUTORIDADES.
FICA RELATADA A MINHA INDIGNAÇÃO..

UM ABRAÇO
ACS DEUSA HELENA

 Companheiros de todos Brasil,  confesso que já fiz várias postagem que me emocionaram muito, ma digo a todos voçês que escrevir essas palavras chorando.
pois não sou de Ferro em ver a situação da nossa companheira e não chorar.
Companheiros peço de coração a todos vocês que por gentileza divulgue esta  Postagem em todos os meios de Comunicação Posiveis.
Sei que nossa Companheira vai vencer,  Pois Deus  está conosco,
A  Vitória dela é nossa Vitória.

BIO acs.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, Depende da Presidenta DILMA.




A regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, será o maior objetivo da conacs e de todos os sindicatos dos agentes comunitario de saúde e agentes de combate as endemias do Brasil.

Em comunicado nos site da (Confederação Nacional dos Agentes Comunitario De Saúde) hoje 08/04/2011, a presidente da conacs Ruth Brilhante,disse é preciso reunir forças para recomeçar fortes e unidos no propósito de regulamentar o mais rápido possível o Piso Salarial em dois salários mínimos neste ano de 2011.”

Os primeiros passos já foram dados foi recriada a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS ACS E ACE, que já nasceu com um record de adesões, 245 (213 válidas) assinaturas,, estando entre as maiores Frentes Parlamentares da Câmara de Deputados. A frente parlamentar foi uma iniciativa do Deputado Raimundo Gomes de Matos PSDB/CE, que está sempre ao nosso lado.

Paralelo a iniciativa da Frente parlamentar, está sendo trabalhado a reinstalação da Comissão Especial que deverá apresentar o relatório final dos projetos apensados ao PL 7495/06, fato que está dependendo tão somente de um despacho da presidência da Câmara de Deputados ao requerimento já feito no início do ano de 2011.

Ministro da Saúde Alexandre Padilha conhece muito bem as reivindicações da categoria dos agentes comunitario de saúde e agentes de endemias, pois esteve coordenando a maioria das reuniões entre a CONACS e o Governo Lula, ainda quando era Ministro (Secretário) das Relações Institucionais e certamente poderá ser um grande colaborador da causa dos ACS e ACE no Ministério da Saúde.

Por isso, a CONACS já solicitou audiência com o Ministro Padilha, estando aguardando a qualquer momento ser recebida. Da mesma forma a Conacs, já solicitou audiência com a Presidenta Dilma e com o Vice-Presidente Michel Temer, reconhecido colaborador da classe, ainda quando Presidente da Câmara de Deputados.Um forte aliado nosso e o que nós acreditamos.

O maior desafio da CONACS é retomar nesse momento as negociações com o Governo Federal, já que desde o fim do ano passado membros do Governo da Presidenta Dilma vêm afirmando que o primeiro ano será de austeridade e corte no orçamento. Porém, é necessário a retomada das negociações com o Governo Federal sobre o encaminhamento do PL do Executivo fixando o valor do Piso Salarial Nacional para que fianalmente possa ser votado o relatório final da Comissão Especial e concretizada a regulamentação da EC 63.

Por fim, é necessário dizer que “não existe vitória sem luta”, e por isso temos que ter esperança em nós mesmos, na nossa união e na nossa força de mobilização. É preciso renovar as esperanças e fortalecer nossas lideranças com pensamentos positivos e orações, pois todos têm o mesmo objetivo: A aprovação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

FONTE:ACS ROBERTO

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Deputado debate a falta de agentes de saúde.




FOTO: VIVIANE PINHEIRO


Durante a discussão, uma vacina contra a dengue que está em fase de teste foi destacada, em plenário, ontem
A notícia de epidemia de dengue no Estado, manchete de ontem do Diário do Nordeste, preocupou alguns parlamentares na Assembleia Legislativa e foi alvo de discussão durante a sessão desta terça-feira. O deputado Welington Landim (PSB) teme que a situação piore e mais pessoas venham a óbito por conta da doença. De acordo com o parlamentar, há um déficit de agentes epidemiológicos em vários municípios do Estado, inclusive em Fortaleza.

Conforme a matéria publicada nesta segunda-feira, 27 cidades estão em estado epidêmico e os outros 157 municípios em alerta. Para o deputado estadual, esses são dados alarmantes, lembrando ainda que a dengue tipo 4 já atingiu o Estado do Ceará. "Isso é mais do que sério", avaliou Landim.

Enquanto o Estado do Ceará se depara com a epidemia de dengue, o deputado estadual Welington Landim aponta que em algumas cidades ainda faltam agentes epidemiológicos. Segundo o parlamentar, no município de Fortaleza o déficit chega a 400 agentes.

Secretarias
O parlamentar entende que devido a essa situação, as Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios devem se unir e buscar recursos junto ao Ministério da Saúde para investir no combate à dengue e aumentar a quantidade de agentes de endemias. "Não pode faltar dinheiro para isso", alerta.

Mas no entendimento do deputado, não basta somente o Poder Público investir no combate e prevenção da doença, atestando que também é preciso colaboração da sociedade. "Faço um apelo para que as pessoas cuidem de suas residências, pois 72% dos casos de dengue registrados estão dentro da casa do cidadão", alertou Welington Landim, acrescentando que o caminho para acabar com essa doença é conscientizar toda a sociedade.

O parlamentar ainda disse que teve a oportunidade de ir à Cuba e observar como o País, que também sofria com epidemias de dengue, conseguiu dar um fim nessa doença. De acordo com o parlamentar, em Cuba, o combate a essa endemia começou nas escolas, com a orientação das crianças.

Projeto
Landim afirma que um projeto de lei de sua autoria, apresentado e aprovado durante a legislatura passada, propôs a formação de comitês de combate à dengue nas escolas estaduais dp Ceará, porém o parlamentar lamenta que, até hoje, não foi criado nenhum comitê.

O deputado estadual também defende que a mídia seja mais utilizada, pedindo que o Estado do Ceará e as prefeituras invistam em propagandas e campanhas de combate à dengue para serem veiculadas nas rádios, televisão e jornais.

O deputado estadual Lula Morais (PC do B) informou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está trabalhando em uma vacina contra a dengue desde o tipo 1 ao 4. Segundo o parlamentar, já vai começar o período de experiência da vacina, acreditando que até 2015 o produto já esteja à disposição.


FONTE: Diário do Nordeste

Agentes de Saúde da Barra dos Coqueiros-SE, entram em Greve Branca

A partir das 7h da manhã desta quarta-feira, (06) de abril, agentes de Saúde do município de Barra dos Coqueiros, com o apoio do Sintasa, realizam um protesto por tempo indeterminado, intitulado de Greve Branca.
A falta de equipamentos de proteção individual, principalmente farda e protetor solar, são as principais causas do movimento.  "Nós demos um prazo à gestão pública de 15 dias para que o município entregasse os EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual) aos profissionais de saúde que vêm sofrendo constantemente com o problema. Mas infelizmente, opedido não aconteceu. Não tivemos escolha e vamos começar com uma Greve Branca", diz Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Na Greve Branca, serão mantidas algumas atividades restritas nas Unidades Básicas de Saúde. A ideia é que a maioria da população não sofra com o movimento. Porém, o Sintasa alerta que, caso o problema não seja solucionado, a categoria poderá decidir por uma greve geral.

FONTE: Itatiaia.com