Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sábado, 21 de janeiro de 2012

Agentes da Saúde orientam população no período chuvoso.



 
 
Duzentos servidores da Prefeitura de Varginha-MG, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estão espalhados no município em uma grande ação de orientação e prevenção no período chuvoso. 
 
Após a forte chuva da última quarta-feira (18), o prefeito Eduardo Carvalho "Corujinha" determinou que a Semus desenvolvesse um trabalho específico e preventivo para evitar doenças que podem ser ocasionadas pela água da chuva. 

Na quinta-feira (19), o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, juntamente com as equipes de saúde, visitou os pontos mais críticos do município para realizar o levantamento e o planejamento das ações.
 
No início da manhã de sexta-feira (20) o secretário se reuniu com os coordenadores dos setores de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Programa Saúde da Família (PSF) para o início do plano de ações. 

Foram acionados cerca de 200 agentes dos PSF's, de endemias e da Vigilância Sanitária para passar pelas casas onde a água da chuva invadiu durante o temporal. "O objetivo é evitar que surjam doenças. Vamos auxiliar no trabalho de limpeza e, principalmente de orientação.
 
Os agentes do PSF vão entrar nas casas e ver os principais problemas, em alguns casos encaminhar o cidadão para os diferentes setores da prefeitura ou unidade de saúde, os agentes de endemias vão enfocar o trabalho contra a dengue e os da Vigilância Sanitária passarão pelos estabelecimentos comerciais que trabalham com a venda de alimentos", disse o secretário. 

Os envolvidos no mutirão levam água sanitária para o trabalho de limpeza dentro das casas atingidas pela água.
 
O morador deve utilizar a água para o consumo (duas gotas de água sanitária para um litro de água), para lavar os alimentos (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água) e para a limpeza (um litro de água sanitária para quatro litros de água). 

Para assegurar os serviços à população, a prefeitura divulga os telefones para o atendimento direto ao munícipe em caso de chuva:
 
Secretaria Municipal de Saúde (3690-1365);
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (3690-2064); e
Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (3690-2081).


FONTE:  Jornal Varginha Hoje. 

Nenhum comentário: