Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ALÉM DO TRABALHO DE CAMPO DOS AGENTES DE SAÚDE, MÉDICOS SERÃO CAPACITADOS.

Além do trabalho de campo dos agentes de saúde, médicos serão capacitados (Foto: Hédio Fazan/OPROGRESSO)



CAMPO GRANDE-MS - Em seu terceiro encontro realizado em janeiro, na Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Comitê Estadual de Mobilização de Combate à Dengue debateu durante a reunião as novas medidas para ações preventivas contra a doença em 2012.

De acordo com o secretário adjunto de estado de saúde de Mato Grosso do Sul, Eugênio Martins de Barros, as novas medidas para 2012 determinadas pelo Ministério da Saúde serão direcionadas para o sistema de atendimento ao paciente nas unidades de saúde.

“As novas medidas serão voltadas para a capacitação de médicos em uma espécie de curso rápido, onde são repassados os procedimentos mais dinâmicos e eficientes para o atendimento e tratamento da dengue nas unidades de saúde. Dessa forma eles se tornarão monitores e repassarão as informações para outros profissionais da saúde de suas unidades”, informou o secretário.

O modelo de capacitação vem sendo adotado pelo Ministério da Saúde desde outubro do ano passado nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco, passando para os outros estados a partir deste ano. Denominado como “Dengue em 15 minutos”, após a capacitação, o monitor poderá repassar as informações para outros profissionais de forma rápida e mais dinâmica nas unidades da saúde.

Durante reunião com as secretarias municipais de saúde, ocorrida nos dias 15 e 16 de dezembro, o Ministério da Saúde apresentou um levantamento de nível nacional, apontando a assistência ao paciente com dengue nas unidades de saúde como prioridade, numa tentativa de reduzir os números de óbitos causados pela doença.

“Direcionar as ações de 2012 para o atendimento médico não significa que os procedimentos de vigilância nas residências serão esquecidos. Os trabalhos de combate aos focos e criadouros do mosquito da dengue continuarão. Apesar de Mato Grosso do Sul fechar o ano de 2011 com um índice baixo de notificação de dengue em relação a anos anteriores, e não registrar nenhum caso de dengue do tipo 4, assim como registrou índices baixos na primeira semana de 2012, vamos adotar os procedimentos do Ministério da Saúde”, disse Eugênio.

A estimativa é de que 900 médicos em Mato Grosso do Sul passem pela capacitação. Uma das adequações adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) será estender a capacitação para outros profissionais da saúde, como enfermeiros e técnicos.

O Comitê Estadual de Mobilização de Combate à Dengue, composto pela Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Defesa Civil, Controle Estadual de Vetores, Funasa e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), se reúne novamente no final de fevereiro para a definição do início da capacitação e outras ações no enfrentamento à dengue.


FONTE: O PROGRESSO.

Nenhum comentário: