Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"A QUEM MERECE HONRA, HONRA!"'

Na foto: Samuel Camelo, Bio de Paulista-PE e Ednaiptan
Por Ednaiptan de Souza Silva*

O nosso amigo SAMUEL CAMELO é um grande exemplo disto, desde o inicio da nossa luta ele tem ajudado aos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias do país, sendo prestativo e motivador da nossa causa. Foi ele que construiu o primeiro site no Brasil, voltado a nossa categoria. Ele foi um dos principais articuladores da mobilização nacional pela divulgação da luta pela Regulamentação da profissão de cerca de 300 mil ACS, inicialmente com a PEC-007/2003, proposta do Deputado Federal Maurício Rands (PT/PE), e depois a Emenda Constitucional 51/2006, culminando com a Lei Federal 11.350/2006. Sem esquecer que os acs e ace do país inteiro interagiam, se articulavam, marcavam eventos e greves por meio do fórum do InForum que ele desenvolveu. O oferecimento de suporte na fundação de vários sindicatos propiciou que houvesse ampliação da força da categoria.

Foi esse líder da Mobilização Nacional dos Agentes - MNAS que ofertou orientações de natureza administrativa à diversas prefeituras que buscavam saber de como agir para realizar a efetivação de seu quadro de agentes de saúde.
Não posso esquecer do reconhecimento proposto pela Câmara Municipal de Bebedouro, Em São Paulo, com a realização de uma Moção em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela MNAS. Diga-se de passagem, que esta instituição é a maior rede de voluntário voltada aos trabalhadores da Atenção Primária existente no Brasil. O Próprio Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias do Estado de Pernambuco - SINDACS-PE homenageou o líder da MNAS com uma 'Carta de Reconhecimento de Mérito' pelos magníficos trabalhos que ele voluntariamente prestou à categoria

Ao fazermos um resgate histórico de nossa luta é impossível não notar os feitos altruístas deste homem, construindo SITES, BLOGS, WEBCOMUNIDADES,TWITERS, FACES, ORKUTS etc., fazendo uso de todas as formas de comunicação e um detalhe: ainda não é jornalista, sempre presente nas caminhadas e assembleias dos trabalhadores principalmente no Recife. Somos eternamente gratos por tudo que este grande companheiro tem realizado e temos certeza que continuará a fazer, pois faz parte de sua natureza LUTAR.
Apenas para lembrar um exemplo destes feitos, lembro-me do período quando o prefeito de Frederico Westphalen-RS articulou-se para demitir todos as Agentes Comunitários de Saúde e Agente do município para fazer concurso e Samuel Camêlo, usando de todas estas ferramentas que ele sabe muito bem usar, principalmente a grande ferramenta criada por ele, a chamada de MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE" começou a denunciar e reclamar junto as ouvidorias e órgãos competentes e logo aquele gestor voltou atrás e todos aqueles empregos foram poupados. Houve grande alegria daquele povo! DEUS SEJA LOUVADO PELA VIDA DE SAMUEL e de todos que lutam por nossa causa.
Infelizmente depois de aproximadamente oito meses o intento do prefeito foi cumprido. A maioria das acs de Frederico Westphalen-RS foram demitidas.

Em Pernambuco a proposta de trazer as maiores autoridades no quesito Atenção Primária, profissionais da Fiocruz, foi dele. Foi ele que propôs a Diretoria Geral de Gestão de Trabalho e Educação - DGGTES na Saúde trazer o pessoal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio para trocar experiência na elaboração da proposta pedagógica do Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário de Saúde (CTACS). O altruísta Samuel Camelo trabalhou no levantamento de todos os acs que participaram da I Etapa do Curso de 2006. Participou da equipe de articulação política com a DGGTES, a Escola de Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças –FENSG, a Gerência de Atenção Básica – GAB e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias do Estado de Pernambuco - SINDACS-PE. Faz parte da Comissão Pedagógica que elaborou o CTACS para 1.520 acs e será utilizado pela ESPPE na formação de aproximadamente outros 12.000 acs do Estado de Pernambuco.
Atualmente o Camelo coordena a maior Campanha Pela Desprecarização do Trabalho dos ACS e ACE do Brasil com o apoio da categoria, de ONG’s, parlamentares, profissionais liberais e blogueiros. A maior parte dos ACS e ACE apoiam a campanha.
Infelizmente um trabalho tão grandioso e espetacular não poderia ficar sem oposição, longe da vaidade, do orgulho de alguns aproveitadores que desejam apenas explorar o sofrimento da categoria e não aceita projetos tão grandioso como esse!

Por tudo isso eu quero dizer! Muito Obrigado Samuel Camelo.

FONTE : *Ednaiptan de Souza Silva – ACS (Secretário de Formação e Prática Sindical do SINDACS-PE, diretor da CUT-PE)

Um comentário:

BIO ACS disse...

PARABÉNS SAMUEL E OBRIGADO POR TUDO QUE FEZ E AINDA VAI FAZER POR TODA NOSSA CATEGORIA EM TODO BRASIL.

DEUS TE ABENÇÕE E TE ILUMINE SEMPRE, ONDE QUER QUE ANDARES.

BIO ACS