Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ensaios de Escolas de Samba e Banda do Fuxico recebem Agentes de Saúde com ações de prevenção às DST/aids neste final de semana em São Paulo.

Agentes de Saúde da campanha “Camisinha na cabeça e samba no pé”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, retomam hoje, 10 de fevereiro, as visitas as escolas de samba da capital paulista para alertar sobre a importância do sexo seguro no Carnaval.

A ação, iniciada na semana passada, prevê a distribuição de 60 mil preservativos, além de leques contendo a letra do samba-enredo das escolas e dicas para evitar o HIV e outras infecções sexuais. No último final de semana a campanha esteve nos ensaios da Gaviões da Fiel, Mancha Verde e Mocidade Alegre. Agora será a vez das escolas Rosas de Ouro, Dragões da Real e Vai-Vai.

Já no domingo, 12 de fevereiro, o projeto "Quero Fazer" irá promover o teste rápido de HIV na Praça da República, região central da cidade. Este projeto, que tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do vírus da aids entre populações vulneráveis, sobretudo em locais da capital paulista frequentados por gays, homens que fazem sexo com homens e travestis, é fruto de parceria entre as secretarias Estadual e Municipal da Saúde de São Paulo, ONG Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH), o Ministério da Saúde e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“O diagnóstico precoce é extremamente importante para garantir a qualidade de vida dos portadores do HIV/Aids e reduzir a mortalidade pela doença”, diz a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, Maria Clara Gianna.

Enquanto a unidade móvel do “Quero Fazer” atenderá aos interessados em saber o seu diagnostico para o vírus da aids na Praça da República, os agentes da campanha “Camisinha na Folia”, da Secretaria Municipal da Saúde, distribuirão 50 mil preservativos e também orientarão os foliões sobre os riscos de infecção pelo HIV e a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais na Banda do Fuxico no Largo do Arouche.

A organização do evento estima que 35 mil pessoas passem pelo local  nesse dia. Além das tradicionais ações de prevenção nos blocos e desfiles das escolas de samba, nesta edição, serão lançadas vinhetas com mensagens de incentivo ao uso da camisinha, protagonizadas por Leão Lobo, Renata Peron e Cindy Mendes, artistas que farão parte da corte carnavalesca LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). As vinhetas serão veiculadas durante o bloco, em todas as unidades de saúde pela Rede São Paulo Saudável e nos televisores dos ônibus municipais. Elas também poderão ser vistas na internet pelo site e nas Redes Sociais do Programa Municipal de DST/Aids (www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br).

A ação no Bloco do Fuxico conta ainda com a participação da Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Banda do Fuxico e da Escola de Samba Arco-Íris - 1ª escola de samba LGBT de São Paulo, responsável pela organização do bloco, que este ano traz com o tema "Paz, amor e alegria, diga não a homofobia".


Campanha “Camisinha na cabeça e samba no pé”

10/02 – Rosas de Ouro – 21h
11/02 – Dragões da Real – 21h
12/02 – Vai Vai – 19h30

“Quero Fazer”
12/02 –  Praça da República – 10h às 15h

Campanha "Camisinha na Folia" / Banda do Fuxico
12/02 - Largo do Arouche - 10 às 17 h


FONTE: Redação da Agência de Notícias da Aids

Nenhum comentário: