Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SAÚDE - REALIZAÇÃO DE BLITZ EDUCATIVA CONTRA O TABAGISMO.


                                                                             Foto: Adauto Dias/Glorianews


 
Equipe da secretaria de saúde realiza blitz educativa em Glória de Dourados
      


A Prefeitura de Glória de Dourados-MS, através da Secretária Municipal de Saúde sob comando da secretária Nivia Oliveira Mazencio C. Lima, no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, realizou blitz educativa e panfletagem “Carnaval sem cigarro” no centro da cidade,  visando à mobilização da comunidade sobre os males causados pelo cigarro.
 
O grupo de apoio que busca ajudar as pessoas a deixar de fumar tem total apoio do prefeito Arceno Athas Junior, que não mede esforços para fornecer todo o respaldo possível, acompanhando as ações do programa e objetivando sucesso num ótimo percentual no numero de participantes que deixaram de fumar nos últimos meses em Glória de Dourados.

O evento foi realizado na Avenida Presidente Vargas no centro, e contou com a participação do médico Hudson Peres, das equipes do ESF – Estratégia de Saúde da Família, NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, da Polícia Civil e Policia Militar.

Durante o carnaval, diversos jovens e adolescentes, buscam experimentar sensações novas, entram em contato pela primeira vez com o cigarro e outras drogas. Muitos deles poderão se tornar dependentes e sofrerem com as conseqüências desta droga. Com o objetivo de promover saúde, esta mobilização traz a discussão para a sociedade e tem como objetivo prevenir que novos jovens façam uso do cigarro.

De acordo com o Ministério da Saúde, os fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral do que um não-fumante.

Na tentativa de prevenir que o número de fumantes aumente, o Ministério da Saúde criou o Programa Antitabagismo que tem como objetivo realizar o  trabalho de prevenção e tratamento nos municípios brasileiros. Glória de Dourados conta com esse trabalho. O programa é coordenado pela Psicóloga Janine Uchida e conta com o apoio das equipes de saúde da família (ESF), tais como: enfermeiras, médicos, psicóloga, Agentes Comunitários de Saúde e fisioterapeuta. O tratamento no município tem alcançado resultados positivos na luta contra o tabagismo, e se você é fumante e deseja parar de fumar, procure seu agente de saúde e se informe sobre o tratamento.



FONTE: Adauto Dias/glorianews

Nenhum comentário: