Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 11 de junho de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL, APOIA FORMAÇÃO DE ACS - AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO HAITI.


             Foto: Bandeira do Haiti / Divulgação
 
Uma cooperação entre os governos brasileiro, cubano e haitiano ajuda a organizar a rede de atenção básica em saúde do Haiti. Trata-se do Projeto de Cooperação Sul em Saúde, que já formou 58 agentes comunitários de saúde no país.
 
O Ministério da Saúde participa com recursos e levando a experiência do país na área de atenção básica.
 
Nesta terça-feira, 19 de junho, haverá a aula inaugural para seis novas turmas. Ao todo 180 novos alunos serão formados nesta data.
 
Os agentes vão trabalhar nas regiões de Carrefour, Bom Repos e Beudet, região metropolitana de Porto Príncipe, capital do Haiti. A meta até o fim do projeto é formar mil agentes comunitários para levar o projeto as demais regiões do país.
 
Uma equipe de técnicos brasileiros colabora com o projeto. “O Brasil está envolvido principalmente levando a nossa experiência na área de atenção básica à saúde ao Haiti. Nós ajudamos diretamente nessa formação dos agentes haitianos. É um intercâmbio muito positivo para o fortalecimento do sistema de saúde do Haiti, já que trabalhamos em conjunto com a experiência cubana”, explica o consultor técnico da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde, Ricardo Barcelos.
 
O consultor explica que a formação de agentes de saúde é essencial para o desenvolvimento sanitário do país, já que os alunos formados vão atuar diretamente na atenção básica. “Isso envolve orientações básicas de saúde, realizando atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, higiene pessoal, cuidados com gestantes, idosos e crianças. Também há orientações sobre vacinação e atenção básica à saúde, além de realizarem o cadastramento das famílias para o acompanhamento da situação de saúde nas regiões, isso tudo fará uma enorme diferença na saúde da população haitiana”, esclarece Barcelos.
 
Os investimentos para a cooperação vêm dos recursos autorizados pela Lei nº 12.239, de 19 de maio de 2010, que aprovou crédito extraordinário no valor de R$ 135 mil para o Ministério da Saúde para a realização de operações de assistência especial no exterior no Haiti. Parte dos recursos é utilizada para a Formação de Recursos Humanos. O Brasil desenvolveu em conjunto com Cuba e Haiti o currículo para a formação dos agentes comunitários e realizou treinamentos para a formação de professores. Também houve colaboração com a locação de salas, implantação de uma secretaria escolar e aquisição de equipamentos, computadores e materiais didáticos para as aulas.
 
A aula inaugural da próxima turma de agentes acontece também no dia 19 de junho na L’ Académie des Perles Noires, em Porto Príncipe, no Haiti. A ministra de Saúde do Haiti, Florence D. Guillaume, estará presente. Representantes do Ministério da Saúde do Brasil e da Embaixada do Brasil no Haiti também vão participar da aula inaugural.
 
 
FONTE: Maria Carolina Lopes/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde
 
 
 
COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DE TODO BRASIL, NÃO TENHO NADA CONTRA E ATÉ APOIO, MAS ACHO QUE DEVIAM PRIMEIRO ORGANIZAR NOSSA SITUAÇÃO EM RELAÇÃO AO NOSSO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA DE ACS EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO BRASIL, PARA REALMENTE DAR BOM EXEMPLO EM OUTROS PAÍSES.
 
BIO ACS
 
A CATEGORIA EM 1º LUGAR.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: