Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 2 de julho de 2012

TRÊS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANO COMTEMPLADOS NO PROJETO CIDADES DIGITAIS.

Casinhas, Bodocó e Correntes foram as únicas cidades do Estado contemplados no piloto do projeto

As cidades de Casinhas e Correntes, no Agreste pernambucano, e Bodocó, no Sertão do Araripe, foram as únicas contempladas no Estado para o piloto do Projeto Cidades Digitais. O anúncio foi realizado nesta segunda (2) pelo Ministério do Planejamento. O projeto prevê, dentre outras ações, que os 80 municípios brasileiros beneficiados disponibilizem à população pelo menos um ponto de acesso público à banda larga.

Entre os objetivos do projeto, além de promover a inclusão digital, está a melhoria da gestão pública dos municípios, como possibilitar a marcação de consultas nas unidades públicas de saúde e promover o pagamento do IPTU via internet, conforme anúncio do Ministério do Planejamento.

Para chegar às 80 cidades escolhidas, a partir de uma lista de 192 municípios iscritos, os critérios foram: municípios de até 50 mil habitantes, localizados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede, e cidades com menor índice de desenvolvimento.

“Esses critérios visam a diminuir as diferenças de inclusão digital no país”, disse a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto. “Neste primeiro momento a cidade terá instalado um anel de fibra ótica ligando pelo menos quatro pontos destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e o ponto de acesso ao público”, acrescentou.

“Até julho os editais para contratação das empresas integradoras regionais estará concluído. As empresas [vencedoras] terão a responsabilidade de entregar pronto o anel de fibra ótica já instalado nas cidades. Terão também de treinar funcionários e dar garantia de três anos para os equipamentos adquiridos”, informou a secretária. Após três anos, a manutenção ficará a cargo das prefeituras.

A região com mais municípios beneficiados é a Nordeste (36). Na região Norte serão 13 cidades e nas regiões Sudeste e Sul serão 15 em cada. A Região Centro-Oeste foi contemplada com apenas uma localidade beneficiada: a Estrutural, uma das regiões administrativas mais pobres de Brasília.

A lista das 80 cidades selecionadas no projeto piloto Cidades Digitais está disponível no


FONTE:

Do JC Online

com a informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: