Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 25 de julho de 2012

VIGILÂNCIA DOS PAIS É ESSENCIAL PARA EVITAR ENVENENAMENTO DE CRIANÇAS

Foto: Corbis Images










As férias escolares exigem atenção redobrada dos pais. Com as crianças em casa, os riscos de envenenamento aumentam, já que grande parte dos produtos tóxicos como remédios, plantas e material de limpeza estão por toda a parte.
Por isso, a consultora técnica de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Lima, faz um alerta aos pais para que fiquem atentos e sigam algumas dicas para evitar acidentes. ”Medicamentos: primeiro eles devem ser guardados em armários bem altos, de preferencia que a criança ou adolescente não alcance. Produtos de limpeza: assim como os remédios, devem também estar guardados em armários altos, se tiver chave, trancá-los, sempre mantendo os produtos em suas embalagens originais. Se acondiciona os produtos em garrafas pet, principalmente com cores diferentes, pode ser um atrativo para as crianças.”
A servidora pública Gabriela Perfeito sabe bem disso. Em um momento de distração dos pais, ela bebeu dois vidros inteiros de remédio. Por sorte, não teve nenhuma complicação, mas não quer que o filho faça o mesmo: ”A minha mãe deixava os remédios em cima de um armário e eu consegui alcançar e tomei um vidro de antibiótico que tinha gosto de chiclete e mais um vidrinho que era vitamina C. Por conta disso, eu tomo muito cuidado com o meu filhinho de quatro anos para não deixar nenhum remédio à vista e nem ao alcance dele.”
Ainda de acordo com Cheila Lima, dar medicamentos sem orientação médica também pode causar envenenamento: ”Medicamento é uma droga, como qualquer droga, tem seus efeitos benéficos e não benéficos. Medicamentos a regra é: não use medicamento sem orientação médica, sejam eles para dor, para febre ou para qualquer outro sintoma. E sempre que houver a prescrição médica de um medicamento dar somente aquela dose recomendada no tempo recomendado.”
Em 2010, 77 crianças de até 14 anos de idade morreram envenenadas no Brasil porque tiveram contato com medicamento, produto de limpeza, planta doméstica e animais peçonhentos. Caso os pais não tenham certeza se a criança entrou em contato com substância tóxica, basta ficar atento a alguns sinais como respiração ofegante, vômito, convulsão e desmaio. Nessas situações, os pais não devem provocar vômito na criança, e sim levá-la imediatamente ao médico.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário: