Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ESTADO PROMOVE QUALIFICAÇÃO TECNICA PARA QUASE 1,500 AGENTES DE SAÚDE.

Estado promove qualificação técnica para 1.475 agentes comunitários de saúde
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Governo do Estado iniciou a formação técnica de 1.475 agentes comunitários de saúde de 39 municípios, dentro do programa nacional de qualificação exigido pelo Ministério da Saúde.

Uma das 42 turmas de ACS compostas na Paraíba começou suas atividades nesta terça-feira (14) com a participação de 36 agentes das cidades de Malta, Vista Serrana e São José de Piranhas.
 
Eles vão cumprir 1.200 horas de capacitação do curso de formação técnica para agentes comunitários de saúde oferecido pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde.

Nesse primeiro dos três módulos do treinamento os agentes terão 400 horas de aulas, das quais 160 presenciais e 240 no próprio local de trabalho. O treinamento é importante para que a população possa contar com profissionais mais qualificados, desenvolvendo ações que elevem a qualidade de vida, avaliou José Leudo, gerente da 6ª Regional de Saúde, durante abertura da capacitação.

O curso técnico para os agentes de Malta, Vista Serrana e São José de Espinharas tem como facilitadoras Ilva Lacerda e Liane Gualberto, que foram preparadas para transmitir o programa elaborado pelo Cefor.

Conteúdo

Conhecimento do perfil da comunidade, da política nacional de saúde, planejamento de ações, cadastramento das famílias, trabalho em equipe, ética e moral e o conhecimento do perfil do ACS são alguns dos assuntos a serem trabalhados no primeiro módulo do curso.

Essa qualificação acontece em todo o Brasil e alguns Estados concluíram a primeira etapa. A Paraíba foi um dos primeiros a demonstrar interesse em dar sequência à qualificação profissional e já apresentou projeto ao Ministério da Saúde. É importante que os municípios façam sua parte e incentivem os agentes de saúde a participarem do curso, trocar experiências e levar para a comunidade os avanços na atenção básica em saúde.


Da Redação com Secom-PB


Blog Mari Fuxico

Nenhum comentário: