Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CARTILHA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DIRECIONADAS AOS AGENTES DE SAÚDE.


 

Falando em Saúde do Trabalhador tivemos um ganho importante este ano na Atenção Básica, foi publicada uma nova Cartilha direcionada a Agentes Comunitários, esta foi elaborada através de uma experiência no Município de Betim, MG sobre as ações de Saúde do Trabalhador com ênfase em conceitos e principalmente com estratégias de inserção de ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária de Saúde, no SUS.
Essa cartilha reforça os processos de Educação Permanente dos ACS e o desenvolvimento de seu trabalho junto às equipes de saúde.
Nosso cenário hoje é claro, temos uma grande dificuldade que as equipes incorporem de fato as ações que visem promoção, proteção, vigilância e assistência como um todo, pois sempre prevalece a Assistência/Curativa. Gestões fragilizadas, voltadas para o imediatismo, bem como a falta de organização no processo de trabalho das equipes impedem o planejamento e acompanhamento das execuções. Esta cartilha resgata o que foi perdido, ensina como fazer um reconhecimento da população, evidenciando que o usuário pode ser um trabalhador, que seu trabalho pode ser um determinante para o seu adoecimento (processo saúde-doença), que podemos construir um perfil dos processos produtivos na área de abrangência e avaliar com a equipe  possíveis riscos e danos para a saúde dos trabalhadores, da população e do ambiente, permitindo assim elaborar estratégias de intervenções .

Você poderá ter acesso à cartilha, através do link abaixo:

Boa leitura !!  Boas reflexões !

FONTE: CEREST-MG.

2 comentários:

Carla Renata(Cuidadora de Idosos) disse...

Sou ACs de Betim e embora
seja de grande valia a criação desta cartilha. Quero dizer que aqui no meu municipio os agentes são pucos valorizados, não recebemos o valor enviado pelo governo federal,insalubridade,nem o 14 salario e olha que estamos cadastrados no datasus como estatutários.Fora isso, há uma lei municipal que diz que temos os mesmos direitos que os demais servidores efetivos como: plano de cargos e carreiras,férias prêmio,biênio,quiquênio,insalubridade, etc... mas ,nada disso, ocorre na pratica. Hoje, em nosso municipio existe diversos acs que não trabalham na microarea em que residem e sim na área de abrangência de sua Unidade porém, não recebem ticket refeição tendo que pagar de seu proprio bolso para almoçar ou então pagar passagem de onibus para irem almoçar em suas residências.É um aburdo... aqui estamos pagando pra trabalhar,muitas vezes até materiais de trabalho temos que comprar.É uma vergonha para um nucipicio que tem o 2 maior PIB do estado e que é uma das cidades mais ricas do país.

ACS SAO JOSE disse...

Esse link não abre a cartinha de saúde!