Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PESQUISA NACIONAL TERÁ DETALHES DA SAÚDE DOS BRASILEIROS.

 

g1.globo.com/.../videos/.../pes...
A maior pesquisa sobre a saúde do brasileiro vai ser feita no ano que vem. Pesquisadores do IBGE serão treinados para medir a pressão arterial do entrevistado. Depois, vão aplicar um questionário para saber se a pessoa bebe, fuma, se pratica atividade física e se já teve alguma doença.
Devem participar 16 mil pessoas em todo o país. Além de responderem ao questionário, terão coletadas amostras de sangue e urina pra fazer alguns exames que vão indicar como anda a saúde do brasileiro e as doenças crônicas de cada família.
Um profissional da área vai até a casa do entrevistado pra coletar o sangue e recolher a amostra de urina. Os exames de laboratório vão revelar se a pessoa tem anemia, colesterol alto, diabetes e se está consumindo muito sal.
“Vai ser uma radiografia muito detalhada da situação de saúde dos brasileiros, que vai oferecer uma base importante para tomada de decisões sobre políticas de saúde, de maneira a responder a esse quadro que vai emergir da pesquisa”, explica Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde.
O estudo, chamado de Pesquisa Nacional de Saúde, é parte de um plano para combater doenças crônicas não-transmissíveis, responsáveis por 72% das mortes no país, segundo o Ministério da Saúde.
O Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, vai ficar responsável pela contratação dos serviços de coleta. O superintendente explica que se durante o estudo os exames apontarem doenças nos entrevistados, eles terão acompanhamento.
Receberão uma visita de um agente do SUS para que passem a se transformar em pacientes e sejam então orientados da melhor maneira de resolver o seu problema de saúde que foi encontrado no resultado desses exames”, afirma Gonzalo de Vencina Neto.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão visitadas 80 mil casas em 1,6 mil municípios. A previsão é que o resultado da pesquisa seja divulgado até o início de 2014.
FONTE:G1

Nenhum comentário: