Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 23 de outubro de 2012

PNEUS VELHOS ATRAPALHAM O TRABALHO DOS AGENTES DE SAÚDE.

 
Pneus amontoados no Jardim Conceição: festa para mosquitos














Sem manutenção da Prefeitura, parte dos 15 pontos de apoio que deveriam centralizar restos de materiais para organizar a destinação final se transforma em local preferido do mosquito transmissor da dengue. Um dos exemplos pode ser visto no Jardim Conceição-SP, num amontoado de aproximadamente cinquenta pneus cheios de água da chuva.

Uma preocupação para moradores da redondeza. A doméstica Neusa Benedita da Silva, 52 anos, diz que cuida do seu quintal, mas que mesmo assim sua mãe, que mora na mesma casa, já teve dengue. “Todos os dias observo se tem água parada em algum local, mas não posso cuidar também do entulho no terreno (ponto de apoio que fica em frente). Há três semanas os pneus estão cheios de água”, disse. Vizinha de Neusa, a dona de casa Maria Carmem dos Santos, 51 anos, diz que o problema é frequente. “Eles não fazem a limpeza correta e quanto chove acumula água na maioria dos objetos”, diz.

O problema, segundo o secretário municipal de Serviços Gerais, José Antonio Visqueto, é falta de espaço no galpão para onde são levados os pneus, que está cheio. “Existem pneus armazenados incorretamente em diversos pontos de apoio porque não temos onde levá-los. O galpão que utilizávamos está cheio de pneus e ainda não temos outro local”, disse.

Visqueto afirma que cabe ao Serviços Gerais apenas o transporte do material e que a destinação fica a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo secretário do Meio Ambiente, Lima Bueno, há cinco meses a empresa terceirizada que recolhe os pneus na cidade diminuiu a quantidade de coleta de 200 para 120 toneladas por mês, por isso ocorreu uma defasagem, o que provocou um acúmulo.

“As fábricas de cimento que recebiam o material estavam cheias, por isso não tínhamos para onde mandar esses pneus. Outra questão é que ocorreu um aumento muito grande no número de carros na cidade, consequentemente na quantidade de pneus”.

Moradores de oito bairros consultados pelo Diário afirmaram que recebem a cada um ou dois meses as visitas dos agentes da saúde, que identificam possíveis criadouros e orientam sobre os cuidados com a dengue. Nos imóveis do município, os habitantes têm se mostrado conscientes. “É tanta propaganda que acabamos decorando as medidas para evitar criadouros. E ainda tem o pessoal da dengue que passa direto vistoriando os imóveis”, disse a dona de casa Gabriela Lopes, 33 anos, moradora do Jardim São Marcos.


Nenhum comentário: