Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE COMEMORA DIA NACIONAL DOS ACS EM MAUÁ-SP.


FOTO: DIVULGAÇÃO

Mauá-SP, Ccelebra o Dia do Agente Comunitário de Saúde Agentes comemoram data com apresentações artísticas no Teatro Municipal. 
Agentes comunitários e servidores municipais se reuniram nesta sexta-feira (18/10) no Teatro Municipal em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde. Para marcar a data – comemorada nacionalmente em 4 de outubro -, foi organizada uma programação cultural, em que os agentes elaboraram, de forma individual ou em grupo, apresentações de música, poesia e teatro.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento foi levar para o palco a experiência vivenciada nas comunidades visitadas. A agente Lúcia de Cássia Moreira Murja, da UBS São João, que atua no Parque Alvorada, leu o poema de sua autoria “Agente da gente” em que mostra a sua visão do trabalho. “Sempre gostei de trabalhar perto da população. Nesse sentido, a atividade de agente é gratificante porque você presta um serviço essencial às pessoas, que é cuidar da saúde delas”, destacou.

Mauá conta hoje com 262 agentes de saúde. Por meios de ações individuais ou coletivas, os agentes realizam atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. As ações são supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre as atribuições deles estão: participação na realização do diagnóstico demográfico e na definição do  perfil sócio econômico da comunidade, visitas domiciliares, atualização das fichas de cadastramento dos componentes das famílias e execução da vigilância de crianças menores de um ano consideradas em situação de risco.

Na abertura da cerimônia, o prefeito Oswaldo Dias afirmou que as políticas públicas em favor das camadas mais pobres exigem do poder público ações integradas nas áreas de saúde, assistência social e educação. O prefeito ressaltou também a importância dos investimentos em programas de prevenção e educação em saúde.  “Investir em atenção básica significa diminuir os custos da saúde no futuro”, declarou Oswaldo Dias.

A secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, reforçou o agente é a ponte entre a administração e a população carente. “Eles fazem a diferença porque conhecem as condições de vida da população. Ou seja, é gente oriunda dessas comunidades”. Participaram da cerimônia o representante do Conselho Municipal de Saúde, Romualdo Moncorvo de Lima, secretários e servidores municipais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
09/11/2012 13:19

Nenhum comentário: