Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sábado, 17 de novembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE SE REÚNEM, NO VATICANO PARA ENCONTRO INTERNACIONAL.
















Cidade do Vaticano (RV) - "O hospital, lugar de evangelização: missão humana e espiritual" é o tema da 27ª Conferência Internacional promovida pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde que se realizará, no Vaticano, de 15 a 17 deste mês. 

Inspirado no Ano da Fé e no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, o evento foi apresentado nesta terça-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo Presidente desse dicastério vaticano, Dom Zygmunt Zimowski.

O Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, presidirá a celebração eucarística de abertura do evento, na próxima quinta-fera, na Basílica de São Pedro. A conferência contará com a participação de médicos, cientistas, pesquisadores, voluntários e agentes pastorais, provenientes dos cinco continentes para debater sobre a realidade dos hospitais, local onde se encontram vários povos, culturas e religiões.

"Ide, ensinai e curai os doentes" é o mandato de Jesus sobre o qual se fundam as duas atividades atuais da Igreja, o anúncio da Palavra e a cura dos doentes. 

"Se os países industrializados devem enfrentar os cortes nos serviços de saúde por causa da crise econômica, é necessário pelo menos salvaguardar a identidade dos hospitais e centros de saúde católicos e sua função de subsidiariedade, sem colocar em segundo plano as questões fundamentais como o respeito pela vida desde a concepção até a morte natural, a humanização da cura e as curas paliativas. Nos países em fase de desenvolvimento permanecem as carências até mesmo de acesso aos cuidados de base" – frisou Dom Zimowski na coletiva.

O prelado frisou que muitas vezes as pessoas morrem por falta de remédios que custam pouco como no caso de terapias contra a malária, falou sobre a falta de instrumentos para fazer diagnósticos de base e para a formação de agentes de saúde. Em relação à presença católica, existem mais de 120 mil hospitais e dispensários nas áreas mais remotas do Planeta.

"O pouco a disposição de tais hospitais nas regiões mais pobres é utilizado em favor da população e sem distinção de fé e etnia, como a Palavra, os ensinamentos da Igreja, o espírito e a história das missões ensinam" – frisou o prelado.

A conferência contará com a participação de mais de 600 pessoas provenientes de sessenta nações. 
No encerramento, sábado próximo, o Papa falará aos participantes na Sala Paulo VI. Antes, porém, haverá um encontro de reflexão e oração dos agentes de saúde no Ano da Fé, que contará com a participação de membros do congresso europeu de médicos católicos, de enfermos acompanhados pela União Nacional Italiana Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais (UNITALSI) e estudantes de enfermagem. (MJ)


FONTE: NEWS VA.

Nenhum comentário: