Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MAIS DE 400 PESSOAS COMPARECEM A AÇÃO EM PROL O DIA MUNIDIAL DA DIABETES.

FOTO: DIVULGAÇÃO

A ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes movimentou a Praça Prudente de Moraes, no centro de Indaiatuba-SP, no último sábado (10). No total 413 pessoas se submeteram aos exames de glicemia, aferição de pressão arterial, medida de circunferência abdominal realizados durante o evento promovido pela Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Aproximadamente 100 pessoas participaram também de uma caminhada realizada com o apoio do Lions Clube.
Cerca de 20 agentes comunitários de saúde, vinculados à Secretaria de Saúde, colaboraram na realização dos exames e orientação sobre o diabetes, que atinge atualmente 10 milhões de brasileiros. “O nosso principal objetivo, que é chamar a atenção de todos para esta doença silenciosa que abrange homens e mulheres de todas as idades, está sendo alcançado. Este ano contamos com o apoio de muitos comerciantes, o que possibilitou ainda mais visibilidade para nossa causa”, disse o presidente da Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, Edvaldo Furtado Apolinário.
A ação teve como intuito lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado dia 14 de novembro. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.

O diabetes ou hiperglicemia ocorre quando a glicose (usada pelos tecidos como energia) não é bem utilizada no organismo e se eleva no sangue. Os principais fatores de risco são: familiares próximos portadores de diabetes, idade maior que 45 anos, obesidade, pressão alta e colesterol elevado.

Números

Das 413 pessoas que se submeteram aos exames realizados durante a ação, 30 (7%) apresentaram níveis de glicose acima do ideal (70 até 110 mg/dl), 66 (16%) já sabiam ser portadoras de diabetes e 317 (77%) tiveram os exames considerados dentro da normalidade. Com relação à aferição de pressão arterial, 100 pessoas (24%) estavam com pressão acima de 13 mmHg, considerada alta, e 317 apresentaram níveis normais.
Os resultados da medição de circunferência abdominal foram os que mais chamaram a atenção da organização do evento: 214 pessoas (52%) apresentaram circunferências acima dos padrões considerados normais. Para homens a circunferência abdominal não deve ultrapassar os 102 centímetros, já entre as mulheres esse número é até 82 centímetros. 198 pessoas (48%) apresentaram medidas abdominais dentro da normalidade. Todas as pessoas que tiveram alterações em um dos testes foram orientadas a procurar um médico para a realização de exames mais detalhados e início de tratamento adequado

FONTE: MAIS EXPRESSÃO

Nenhum comentário: