Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 29 de abril de 2012

VACINA CONTRA DENGUE,

 O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos.

O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose.

A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos. Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.

“Esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nessa nova etapa”, avaliou Alexander Precioso, diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.

No dia (28/04), a Secretaria de Saúde paulista divulgou mais um balanço da doença em São Paulo. De acordo com os dados, o número de casos registrados entre 1º de janeiro e a semana passada caiu 93% em comparação com o mesmo período do ano passado. O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 2.247 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) de dengue.

No mesmo período do ano passado, houve 32.549 casos confirmados da doença. Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à secretaria pelo Sinan (408), seguida pelos municípios de Pontal (300) e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, de Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% dos casos de dengue no estado, com 1.350 confirmações.

Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue no município de Pontal, região de Ribeirão Preto, ocorrida em janeiro. No ano passado, 50 pessoas morreram por causa da doença.

Em 2010, foram registradas 140 mortes dengue.

Dos 645 municípios paulistas, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora.


FONTE:
http://www.midiamax.com/ 

sábado, 28 de abril de 2012

AÇÃO DE FALSOS AGENTES DE SAÚDE PREOCUPA POPULAÇÃO.

A ação de falsos agentes de saúde em Barretos (423 km de São Paulo) tem preocupado a população da cidade, que já fez denúncias na ouvidoria da prefeitura contra a atuação do grupo.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a primeira denúncia foi feita há uma semana.

Os falsos agentes chegam nas casas dizendo que precisam atualizar os dados para o cartão do SUS, mas, em meio à ação, pedem informações sobre a rotina da casa, como quantas pessoas moram no imóvel e quando ele fica vazio.

Os suspeitos chegam a entrar na residência. Segundo a pasta, eles agem em dupla, mas sempre há outra pessoa esperando os falsos agentes em um veículo.

A delegada Silvana Ferreira da Silva Mathias disse que ainda não recebeu denúncia de nenhum furto relacionado à ação dos falsos agentes. Ela alerta que a população tem que ficar atenta e pedir identificação dos agentes.

A prefeitura informou que os únicos agentes que visitam casas são os do Controle de Vetores, que sempre andam identificados e uniformizados. O Cartão do SUS só é emitido e atualizado na sede da secretaria.

ESTELIONATO

Essa não é a primeira vez que Barretos enfrenta a ação de pessoas que se passam por agentes da prefeitura, disse a delegada Silvana.

No início do mês, a polícia identificou um estelionatário que se dizia agente de fiscalização e sempre extorquia os camelôs da cidade, pedindo propina.

"Eram valores baixos, de R$ 20. Os camelôs, assustados, davam o dinheiro", disse Solange.

O homem foi localizado após tentar aplicar um golpe em uma concessionária, se fazendo passar por funcionário de uma oficina.

"Ele chegou para levar seis litros de óleo da concessionária. O funcionário desconfiou, ligou para o cliente da oficina, que desmentiu o vínculo daquele homem com o estabelecimento", contou a delegada.

Por meio da placa da moto, eles encontraram o criminoso. Como não foi preso em flagrante, ele responde pelo crime em liberdade.

FONTE:  BOL NOTÍCIAS.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

AGENTES DE SAÚDE DE TODO BRASIL, VAMOS FICAR DE OLHO NO DEP. FED. ARLINDO CHINAGLIA (PT-SP)..

O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) (Foto: Wilson Dias / Ag. Brasil)
O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia
(PT-SP) (Foto: Wilson Dias / Ag. Brasil)



Companheiros Agentes de Saúde de todo Brasil e Principalmente os do Estado de São Paulo, vamos ficar de olhos bem abertos neste rosto e neste nome !

Segundo a CONACS, O Líder de Governo na Câmara, Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT/SP), é a única barreira que ainda resta para a votação do PL 7495/06.

Companheiros não podemos esquecer quem nos ajuda e principalmente os que não tem compromisso com nossa Categoria !


BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

CONACS DIZ QUE A SEMANA FOI DE FATOS INÉDITOS EM BRASÍLIA.



                                                     
                   
Os trabalhos da CONACS nessa semana representou  uma grande vitória, pois a liderança do PT cedeu ao apelo dos Parlamentares e Agentes de Saúde presentes na Câmara de Deputados, e finalmente, assinou junto com os demais Líderes de Partido o requerimento de inclusão na Pauta para votação imediata do PL 7495/06.
 
Uma semana de fatos inéditos
De forma pacífica a CONACS conseguiu mais um feito inédito na Câmara de Deputados, e em um só dia colheu aproximadamente 400 assinaturas de Deputados Federais de todos os Partidos dando apoio incondicional a VOTAÇÃO IMEDIATA do PL 7495/06, que regulamenta a EC 63/10.
Com uma estratégia perfeita, os mais de 500 ACS e ACE trazidos pelas Federações de Pernambuco, Bahia e Maranhão, e liderados pela CONACS ocuparam todos os Anexos da Câmara de Deputados, visitaram os 513 gabinetes, e juntos  marcaram presença até à meia noite nas galerias do Plenário Ulisses Guimarães, nos dois dias de mobilização.
Contando ainda com a participação de lideranças dos Estados de Goiás e do Rio de Janeiro,  a CONACS realizou inúmeras reuniões com Parlamentares compromissados com a aprovação do PL 7495/06, tendo como resultado a entrega do requerimento de inclusão na pauta para votação do PL 7495/06 ao Presidente da Câmara Dep. Marco Maia (PT/RS), sendo essa uma das semanas que ficará na história, pois, pela primeira vez, mais de 15 parlamentares vestiram literalmente a camisa dos ACS e ACE e mostraram que estão juntos conosco nessa luta!
 
Estratégias para a próxima semana
Para a próxima semana a mobilização será de responsabilidade da Federação Goiana dos ACS e ACE, e, portanto, a sua Presidente Ruth Brilhante desde já CONVOCA seus filiados a estarem na Câmara de Deputados no dia 02/05 a partir da 08:00h da manhã , já que  a nossa próxima batalha será conseguir o apoio do Líder de Governo na Câmara, Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), única barreira que ainda resta para a votação do PL 7495/06.
 
Autorizado sua reprodução desde que seja garantida a identidade da autoria
 
TEXTO: Dra. Elane Alves de Almeida

NOSSO BLOG DESEJA BOA SORTE AOS NOVOS COMPANHEIROS AGENTES DE SAÚDE, CONVOCADO PARA EXAME MÉDICO PRÉ-ADMISSIONAL EM MATINHOS-PR.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS
Estado do Paraná - Gabinete Municipal

RUA PASTOR ELIAS ABRAHÃO, 22 – FONE (041) 3971-6006 – FAX (041) 3971-6009 – CEP 83.260-000. www.matinhos.pr.gov.br


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA REALIZAÇÃO DO EXAME MÉDICO PRÉ-ADMISSIONAL N.º0332012.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MATINHOS CONVOCA os candidatos, abaixo relacionadas, para comparecer, na unidade de saúde Tabuleiro sito rua Nossa Senhora dos Navegantes s/n° ao lado do Hospital Municipal para realização do EXAME ADMISSIONAL.

1. Os candidatos deverão comparecer para realização de exame admissional munido dos laudos dos exames a seguir:

a) Hemograma completo, Glicemia de jejum, Creatinina sérica, Uréia, Colesterol total e frações, Triglicerídeos;

b) Eletrocardiograma - ECG para candidatos com mais de 40 (quarenta) anos de idade;

c) Exame Preventivo de Câncer de Próstata - PSA para homens com mais de 40 (quarenta) anos de idade;

d) Exame Preventivo de Câncer de Colo do Útero para mulheres somente serão aceitos os exames realizado nos últimos 12 (doze) meses da data do exame médico admissional;

e) Drogas de abuso das seguintes substâncias: Anfetaminas: (anfetamina,metanfetamina, efedrina, ecstasy (MDMA), MDEA, MDA, metadona); Opiáceos: (morfina, codeína, dihidrocodeína); Barbiturados: (fenobarbital, amobarbital, pentobarbital, butabarbital, secobarbital); Canabinóides: (maconha); Benzodiazepínicos: (flurazepan, oxazepan, etc.); Cocaína: (metabólitos).

f) Exame de Escarro.


PERICIA MEDICA
DATA HORA NOME

CARGO

27/04/2012 08:00h

EDUARDO FONTES DE ANDRADE
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


FABIO LUIZ SAWADA
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


FRANCIELE DA TRINTADE ALVES
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


HAELLEN DAYANE STOCHERO
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


JULIANE REGINA LEAL DA ROCHA
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


KRISTIANNY LENICE DOS SANTOS VIANA
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


MARCIA CRISANTO DA CRUZ FREIRE
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


MARIA CRISTINA PEREIRA
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


NELSON SIMÃO
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


ZENILDA LUCZINSKI
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


2.0 - A Junta médica poderá ainda solicitar outros exames e/ou avaliações especializadas, se necessário, com a finalidade de esclarecer dúvidas diagnósticas ou suscitadas pelos laudos dos exames apresentados pelos candidatos.

2.1 - Os exames complementares solicitados pelo médico deverão ser apresentados acompanhados dos respectivos laudos médicos, em local, data e horário estipulado para a avaliação.

2.2 - O candidato receberá, após a realização do exame médico, o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, com o resultado de APTO ou INAPTO o candidato que não preencher os requisitos constantes na Lei Municipal nº 1430/2011.

2.3 - Será considerado ELIMINADO o candidato que:

2.4 - Deixar de apresentar algum exame relacionado no presente edital ou com respectivo laudo ausente ou incompleto;

2.5 - Não comparecer na data e local agendado para a avaliação.


2.6 - A declaração falsa ou inexata de dados constantes da Ficha Médica e Psicológica na Avaliação Admissional será motivo suficiente para a eliminação do candidato, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

2.7 - Não haverá segunda chamada para os Exames Laboratoriais e/ou Avaliação Médica, por qualquer motivo, inclusive moléstia, acidente ou outro fato, importando na eliminação automática do Concurso.

2.8 - Não será aceita qualquer alegação de desconhecimento dos procedimentos exigidos.


Matinhos, 25 de abril de 2012.

EDUARDO ANTONIO DALMORA
Prefeito


COMPANHEIROS O BLOG BIO ACS É VIDA DESEJA BOA SORTE AOS NOVOS COMPANHEIROS E QUE SEJAM BEM VINDOS.

BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

HOJE ULTIMO DIA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE EM TAUÁ-CE.



Município de Tauá abre processo seletivo para contratar 46 agentes de saúde. Foto: Wilrismar Holanda.


A Secretaria de Saúde do Município de Tauá recebe apartir desta segunda-feira, 23/04, as inscrições do Processo Seletivo para a contratação de Agentes de Saúde. Ao todo, 46 vagas foram abertas nas Unidades do Programa Saúde da Família, sendo 21 para a sede e 15 para os distritos, além de 10 vagas para a formação de cadastro reserva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril na Secretaria de Saúde, situada na Avenida Odilon Aguiar, nos horários manhã e tarde.

A taxa de inscrição custa R$ 30,00 e deverá ser paga através de depósito identificado na conta bancária 25.431-2, agência 1155-x, do Banco do Brasil de Tauá.

Veja o cronograda do Processo Seletivo:

Período de Inscrição23 à 27 de abril 2012
Local de InscriçãoSecretaria de Saúde de Tauá
Horário de Inscrição8:00 às 11:00 h/14:00 às 17:00 h
Homologação das Inscrições30 de abril 2012
Local de realização das provasLili Feitosa – Liceu de Tauá
Data e horário da prova escrita 06/05/2012 às 13:30h às 17:30h
Data do resultado da prova escrita15 de maio 2012
Data para entrada de recurso para a prova escrita16 de Maio 2012
Data do resultado final25 de Maio 2012
Data da homologação do resultado final30  e Maio 2012



Clique e veja o Edital de Seleção para Agente de Saúde em Tauá



FONTE:  RÁDIO DIFUSORA DOS INHAMUNS 1.100KHZ.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DEFINE NORMAS PARA AS PREFEITURAS CONTRATAREM AGENTES DE SAÚDE.

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) pôs fim a uma quebra de braço com as prefeituras e solucionou definitivamente as dúvidas a respeito dos critérios para contratação efetiva, por parte dos municípios, dos agentes comunitários de saúde e agentes combate às endemias.

Por meio da convalidação da resolução de consulta número 67/2011, o TCE tornou sem efeito o ofício circular nº 09/2011, de 23 de abril, encaminhado aos gestores municipais, que permitia a demissão dos agentes.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), com a iniciativa, a direção do tribunal informa os critérios que normatizam a efetivação dos agentes de saúde em todo Mato Grosso pelas prefeituras.

“A resolução e seu detalhamento é importante para ajudar os prefeitos a valorizarem e a realizarem a efetivação dos agentes nos moldes estabelecidos pela Emenda Constitucional 51/2006 e Lei federal 11.350”, afirmou.

A lei regulamenta a atividade dos profissionais e veda a contratação temporária ou terceirizada dos profissionais. A emenda trata da forma de admissão dos agentes de saúde.

O parlamentar informa ainda que as prefeituras recebem incentivo financeiro do Ministério da Saúde, atualmente no valor de R$ 871,00 por agente, para remuneração dos servidores.

Valtenir informa ainda que o Tribunal de Contas “é um grande parceiro dos agentes comunitários de saúde”. Na segunda-feira, O deputado federal e o senador Pedro Taques (PDT-MT) reuniram-se com o conselheiro Valter Albano para esclarecer pontos da legislação sobre os agentes de saúde.

Com a resolução do TCE-MT, fica estabelecido o regime jurídico estatutário ou celetista, contratação de natureza permanente mediante processo seletivo público devidamente certificado, convalidação somente das contratações derivadas de processo seletivo público e a possibilidade de regularização de vínculo de agentes de agentes contratados antes da Emenda Constitucional 51/2006.

Em nota, a direção do TCE/MT esclarece que “o entendimento oficial externado pelo Tribunal de Contas sobre a matéria, em caráter normativo, é o constante da Resolução de Consulta nº 67/2011”.

Fonte: Olhar Direto De Brasília - Vinícius Tavares

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ENFEMEIRA DA RESPOSTA AO SITE MISÉRIA - NA MATÉRIA: Criança morre após ser vacinada por agente de saúde.


Tathyane Luna · Milagres
 
Boa tarde gente...
Sou enfermeira the ESF do Anauá. E venho aqui pra esclarecer a edição do site miseria e aos demais leitores, que o corpo the criança foi liberado hj pela manhã do IML e o Serviço de Verificação de Óbitos-SVO, concluiu que a morte the criança foi causada por Insuficiência Respiratória Aguda provocada por uma Pneumonia aguda... ficando totalmente descartado a possibilidade de ter sido ocasionada por vacina!
 
 
 
E digo mais, a criança não foi vacinada por agente de saúde, pois não é sua função e sim pela técnica the equipe de Saúde the Família, devidamente habilitada pelo conselho de classe e é uma funcionária experiente, já que a mesma atua há 18 anos como técnica de enfermagem e em sala de vacina.
 
Qualquer dúvida, me coloco a dispor para maiores esclarecimentos!

CRIÂNÇA MORRE APÓS SER VACINADA POR AGENTE DE SAÚDE.


Ilustrativa. (Foto: Ag. Miséria de Comunicação)

Uma criança de apenas três meses de idade morreu por volta das 9 horas desta quarta-feira 25/04, no Hospital e Maternidade São José de Mauriti após ter recebido vacina aplicada por uma Agente de Saúde.

A morte do bebê, Cícero Diogo Furtado Magalhães, que nasceu no dia 22 de janeiro está sob suspeita já que a vacina era própria para crianças com idade superior a um ano. A suposta vítima morava no Sitio Santo Antonio dos Posseiros (Distrito de Anauá-CE) na zona rural daquele município.

Levada por sua mãe Nazinha das Neves Furtado, a criança chegou ao hospital por volta das 7 horas após um quadro febril, bastante choro aparentando dores e com a pele ficando roxa. Ela contou à polícia que desconfiava da vacina aplicada nesta terça-feira por uma funcionária do Posto de Saúde de Anauá. Nazinha das Neves foi até a Delegacia de Mauriti e registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

O caso está sendo investigando e a Polícia Civil já promoveu diligências com o apoio dos Soldados Gildecio, Costa, C.; Amaro, Siqueira e Sousa do Destacamento de Mauriti. O primeiro passo foi encaminhar o corpo para ser examinado no Instituto Medico Legal (IML) de Juazeiro do Norte, a fim de descobrir a causa da morte. Funcionários do posto e o médico que atendeu o bebê no hospital igualmente vão ser ouvidos.
FONTE: Site Miséria



COMPANHEIROS JAMAIS DEVEMOS FAZER  ALGUMA COISA QUE NÃO SEJA NOSSA ATRIBUIÇÃO, POIS PODEMOS ASSUMIR CULPA QUE SERIA DO MUNICÍPIO.


BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL.



26/04/2012


O que é a Hipertensão Arterial?
 
Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.
 
A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.
 
Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.
 
Tipos de hipertensão
 
Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não apresentar uma causa conhecida, enquanto na HA secundária já é possível identificar uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.
 
Diagnóstico
O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses, ou com intervalo máximo de um ano. Assim é possível se diagnosticar a doença tão logo ela surja. A pressão considerada normal está abaixo de 13 por 8,5. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é todo indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9.
 
Prevenção
Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.
A doença tem tratamento, mas não cura, o que acaba onerando, em muito, os gastos pessoais do doente e o investimento do serviço público de saúde.

Doença silenciosa, ela ocorre porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Essa elevação da pressão acaba causando danos à camada interna dos vasos, fazendo com que se tornem endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Isso pode levar a problemas sérios, como Angina e Infarto,"derrame cerebral" ou AVC, e a paralisação dos rins.
 
Fonte: hcnet.usp


Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

LEI Nº 10.439, DE 30 DE ABRIL DE 2002.

Institui o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 
Art. 1º É instituído o "Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial", a ser comemorado anualmente no dia 26 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença.
 
Art. 2º Na semana que antecede ao dia fixado no art. 1º, o Ministério da Saúde é autorizado a desenvolver, em todo o território nacional, campanhas educativas de diagnóstico preventivo da hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares em geral.
 
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
Brasília, 30 de abril de 2002; 181º da Independência e 114º da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Barjas Negri
D.O.U. de 2.5.2002
 
Fonte: www.planalto.gov.br

ENTREVISTA DA ACE PRISCILA EM DEFESA DA CATEGORIA.




Radio Liberdade Itabira Agentes de Combate a Endemias 25/04/2012

Radio Liberdade…


  • REC
0 views
April 25, 2012 at 10:57am



Radio Liberdade Itabira Agentes de Combate a Endemias 25/04/2012

Radio Liberdade…


  • REC
0 views
April 25, 2012 at 11:06am



Radio Liberdade Itabira Agentes de Combate a Endemias 25/04/2012

Radio Liberdade…


  • REC
11 views
April 25, 2012 at 11:17am



Radio Liberdade Itabira Agentes de Combate a Endemias 25/04/2012

Radio Liberdade…


  • REC
5 views
April 25, 2012 at 11:29am




COMPANHEIRA ACE PRISCILA, PARABÉNS PELA ENTREVISTA, DIGNA DE UMA VERDADEIRA DEFENSORA DA CATEGORIA.


BEIJO EM SEU CORAÇÃO.


BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DO BIÊNIO 2012/2014.

AACSI – ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ITABUNA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA DE POSSE – BIÊNIO 2012/2014
Na oportunidade em que cumprimento aos Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna, Agentes de Combate às Endemias, Convidados e a Sociedade em geral informamos que ocorrerá a Assembleia de Posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o biênio 2012/2014 da Associação dos Agentes Comunitários de saúde de Itabuna – AACSI, a ser realizada no dia 04 de Maio de 2012, às 16 horas, na USEMI – União dos Servidores Municipais de Itabuna. O evento contará com apresentação do cantor Marcelo dos teclados.
Na expectativa da sua especial participação e agradecemos desde já, colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos pelo telefone (73) 8848- 3222.

Atenciosamente.
Robson Marcos Ramos de Oliveira

BIO ACS
A CATEGORIA EM 1º LUGAR

DESABAFO DE UM AGENTE DE SAÚDE.

  


 (COMPANHEIRO BIO SE POSSIVEL GOSTARIA QUE VC POSTASSE ESSE COMENTÁRIO NO SEU BLOG) DESDE JÁ SOU GRATO PELA SUA ATENÇÃO).   




           " O PODER QUE SE UNIDOS TEMOS"

FICO PENSANDO O SEGUINTE, ESTAMOS EM UM MOMENTO POLITICO MUITO BOM QUE É O DE ESTARMOS FINCANDO OS ALICERCES DA DEMOCRACIA, SAIMOS DE UMA DITADURA QUE SÓ ATRASOU ESSE PROCESSO E COM A VITÓRIA DE MUITOS QUE LUTARAM E CONTINUAM CONOSCO E OUTROS QUE LUTARAM E DERAM SUAS VIDAS E JA NÃO ESTÃO MAIS AQUI.

SABEMOS TAMBÉM COMO A FORÇA DE UMA CLASSE É DETERMINANTE PARA QUEBRA DE PARADIGMAS, FALO DA LUTA E ORGANIZAÇÃO DOS METALURGICOS DO ABC NAS DÉCADAS DE 80 E 90, QUE CULMINOU EM GRANDES GREVES E NA ELEIÇÃO DE UM TRABALHADOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA (PESSOA POBRE, NOSDESTINO, E METALURGICO).

SE AGENTE (ACS,ACE,APA,APS) AGENTES: COMUNITARIOS,ENDEMIAS,PROMOÇÃO AMBIENTEAL E PROTEÇÃO SOCIAL. QUE ACREDITO PASSAMOS DE 300 MIL EM TODO O BRASIL, CONSEGUISE-MOS NOS ORGANIZAR DE FORMA HOMOGÊNIA RESPEITANDO NOSSAS DIVERSIDADES DE FUNÇÕES, IDEOLOGIAS POLITICAS, RELIGIOSAS, ASSOCIATIVAS, SINDICAIS, E OUTRAS ACREDITO QUE DEIXARÍAMOS NOSSA MARCA NO REBOCO DESSA DEMOCRACIA QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA. A COMEÇAR PELO PODER DE FOGO QUE TEMOS, ACOMPANHAMOS MAIS DE 100 MILHÕES DE  BRASILEIRAS(OS) MÈS A MÊS.

SE NOS DEIXASSEMOS SER CONDUZIDO PELO SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE DE CLASSE QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS, IRIAMOS LONGE. MAS PARA ISSO ALGUNHAS ETAPAS PRECISAM SEREM REALIZADAS ANTES. A COMEÇAR PELA CONCIÊNCIA CRITICA DE QUERER SERMOS CONDUTOR DAS NOSSA PROPRIA ORGANIZAÇÃO E SAIRMOS DO GUARDA CHUVA DE FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES E ATÉ ALGUMAS CENTRAIS NÃO TODAS QUE NÃO NOS AJUDAM A SERMOS O QUE SOMOS QUE É SERMOS E AGIRMOS COMO ÁGUIAS E ESTAS ORGANIZAÇÕES NOS MUTILAM E NÃO NOS DEIXAM AVANÇAR. 

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS PENSEMOS JUNTOS E REFLITAMOS ATÉ QUANDO TEMOS QUE DELEGAR NOSSAS LUTAS A ESTAS ENTIDADES SE TEMOS CONDIÇÃO DE TERMOS, E CRIARMOS AS NOSSAS ENTIDADES: SINDICATOS, FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÃO E SE FORMOS OUSADOS ATÉ UMA CENTRAL! E SER OUSARMOS MAIS UM POUCO ATÉ ELEGER UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA. EU ACREDITO NISSO! POIS ESTAMOS PERDENDO TEMPO ALIMENTADO ENTIDADES QUE HOJE NÃO ATENDEM AS NOSSAS NECESSIDADES.

QUERO CONCLAMAR AQUI OS COMPANHEIROS(AS) TODOS, MAS ESPECIALMENTE OS  COMPANHEIROS(AS) DIRIGENTES DE SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÃO(CONACS), A LUTARMOS PELA NOSSA LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA DA NOSSA LUTA A CRIARMOS A NOSSA PRÓRPIA AGENDA FEITA POR NÓS E PARA NÓS. GOSTARIA MUITO QUE PODESSEMOS TERMOS UM CONGRESSO NACIONAL DE TODOS NÓS JUNTOS PARA DEBATERMOS A NOSSA ORGANIZAÇÃO E DARMOS O PRIMEIRO PASSOS DE MUITOS OUTROS NA DIREÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DA NOSSA ORGANIZAÇÃO FEITA POR NÓS E PARA NÓS. PENSO QUE HOJE QUEM DEVERIA CHAMAR ESTE CONGRESSO PELO ACÚMULO DE LUTAS SERIA A CONACS, MAS NÃO SEI SE ESTA ENTIDADE ESTA DISPOSTA A CAMINHAR NESSA DIREÇÃO, MAS SE ESTA ENTIDADE QUE HOJE REPRESENTA DE FATO NÃO SEI SE DE DIREITO(POIS NÃO SEI SE ELA JA POSSUE O REGISTRO JUNTO AO MINISTERIO DO TRABALHO), NÃO ESTIVER DISPOSTA A FAZER ESSE CHAMAMENTO. PENSO QUE TODOS NÓS QUE ACREDITAMOS QUE PRECISAMOS AVANÇAR E ALCANÇARMOS A NOSSA AUTONÕMIA  DEVÍAMOS DAR OS PRIMEIROS PASSOS ORGANIZANDO UM ENCONTRO DE ÂMBITO NACIONAL ENTRE AS ENTIDADES QUE NOS REPRESENTAM E SÃO DIRIGIDAS POR NÓS E MAIS AQUELES QUE NÃO SÃO DE ENTIDADES MAS SÃO DA CATEGORIA E QUEREM AJUDAR NESSE PROCESSO. POIS SÓ ASSIM TEREMOS CONDIÇÃO DE BALANÇAR ESSE PAÍS E MOSTRAR NOSSA FORÇA PARA A SOCIEDAE E OS POLITICOS, POIS SÓ BEM ORGANIZADOS DE NORTE A SUL E DE LESTE A OESTE TEREMOS CONDIÇÃO DE FAZERMOS UMA GREVE NACIONAL DA CATEGORIA E CONQUISTARMOS NOSSAS REIVINDICAÇÕES TAIS COMO: EFETIVAÇÃO, PISO NACIONAL, DIGNIDADE, RESPEITO, CIDADANIA DENTRE OUTROS.

FICA AQUI NÃO APENAS UM DESABAFO DE UM AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE, MAS FICA AQUI UM SONHO DE UM AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE, QUE ACREDITO SER POSSIVEL A REALIZAÇÃO DESSE SONHO CLARO SE MAIS COMPANHEIRO(AS) TAMBÉM ACREDITAREM.

JOSÉ JAILSON DA SILVA - AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE DA CIDADE DE SÃO PAULO E DIRETOR DO SINDICOMUNITARIO (Sindicato dos Agentes comunitários de saúde - Combate às Endemias - Cuidador do Idoso - Proteção Social - Promoção Ambiental do Estado de São Paulo). 



BIO ACS

A CATEGORIA EM 1° LUGAR.

AGENTES DE SAÚDE GANHAM DIREITO À EFETIVAÇÃO NO TRIBUNAL DE CONTAS.

Por quatro votos a um os conselheiros julgaram improcedente a irregularidade na efetivação dos servidores.

Arquivo AGORA MT

Após terem o direito de efetivação revogado os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) conseguiram ontem (24/04), no Tribunal de Contas, que a decisão fosse revista a favor da categoria.

A presidente do sindicato dos ACS, Marina Lara, disse que há muito tempo é pleiteado o direito de efetivação dos agentes e desde outubro foi revogado decreto da prefeitura municipal que efetivaria a categoria, contudo o Tribunal de Contas entendeu que seria irregular a nomeação dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, por meio dos decretos nºs 6.131 e 6.132 de 14/03/2011.

Marina explicou que com o apoio do deputado Valtenir Pereira e do presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho e do vereador Reginaldo Santos, conseguiram estar em Cuiabá-MT para intervir junto aos magistrados que por quatro votos a um julgaram improcedente a irregularidade na efetivação dos servidores.

Os magistrados recomendou que a efetivação seja realizada por um projeto de lei e não decreto, com foi realizado. E também que os ACSs sejam regidos por medida estatutária.


FONTE: AGORA MT.

AGENTE DE SAÚDE É MAIS UMA VEZ VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DOS IDOSOS.

 

 
O Companheiro ACE - Josinaldo, conhecido como "Gugu", Administrador do Blog do GUGU,  foi reeleito Vice-Presidente para o novo mandato 2012/2013, do CONDIRI - Conselho dos Idosos de Belo Jardim-PE,
 
O Companheiro GUGU, Agradece a Confiança depositada em sua pessoa mais uma vez.
 
BIO ACS
 
A CATEGORIA EM 1º LUGAR

terça-feira, 24 de abril de 2012

AGENTE DE SAÚDE CANTOR E COMPOSITOR EM PAULISTA-PE.





O Companheiro ACS Ferdinando, Conhecido popularmente como "DINO", Agente de Saúde desde 2005 em Paulista-PE., trabalha no PACS Manoel Caldas em Athur Lundgren I, Paulista, Canta e compõe e faz parte do Grupo Família.
BIO ACS


A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

NOTA DE FALECIMENTO.

Foi Sepultada  hoje a tarde no Cemitério Campo Santo São José em Paulista-PE, A Companheira ACS Cleide Nascimento Santos, Com 52 anos, Agente de Saúde desde 1998, trabalhava no posto do bairro do Nobre-Paulista-PE.


NOSSOS PÊSAMES AOS FAMILIARES.

BIO ACS

A CATEGORIA EM 1° LUGAR.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PARTEIRAS TRADICIONAIS INDÍGENAS PASSAM POR QUALIFICAÇÃO.

Foto: Antônio Cruz/Abr


Trinta parteiras tradicionais indígenas das etnias Makuxi e Wapixana, ambas do estado de Roraima, participam de encontro de qualificação em cuidados com recém-nascido, que será realizado a partir desta segunda-feira (23) até 30 de abril, na comunidade indígena de Tabalascada, na cidade Cantá, município distante 40 quilômetros da capital Boa Vista.

A iniciativa do encontro é da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima, em parceria com Secretaria de Saúde de Roraima. A ação faz parte do programa Rede Cegonha.

O objetivo do encontro é capacitar as parteiras para que auxiliem nos cuidados básicos imediatos aos recém-nascidos nas aldeias e com isso ajudar na redução da mortalidade infantil. A abertura do curso ocorre nesta segunda, a partir das 9h, e contará com a presença chefe da DSEI Leste de Roraima, Dorotéia Reginalda Moreira Gomes, e do secretário Estadual de Saúde de Roraima, Antônio Leocadio Filho.

Durante o evento serão entregues 30 kits com equipamentos básicos de assistência imediata ao recém-nascido. Os kits possuem 35 itens, entre eles, estojo de alumínio com tesoura reta, fita métrica uterina, capa de chuva e balança pediátrica. Os Kits foram fornecidos pela Secretaria de Saúde de Roraima.

A capacitação também faz parte da estratégia da SESAI de promover atenção integral à saúde por meio da integração entre a medicina tradicional indígena com as práticas da medicina ocidental. As parteiras são profissionais importantes na atenção à saúde indígena no que se refere ao auxilio às equipes de saúde no pré-natal e também no parto, principalmente em aldeias de difícil acesso. De acordo com o último levantamento do Distrito, atualmente existem cadastradas no DSEI 78 parteiras, sendo que 95% delas também são Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

A metodologia utilizada na qualificação será a participativa baseada na educação popular. Assim, durante o curso, além das orientações sobre as principais doenças e complicações com recém-nascidos e a identificação de casos de gestação de risco, as parteiras irão relatar casos de partos que fizeram e descrever seus conhecimentos tradicionais relacionados à gestação e ao parto: como a concepção cultural de cada etnia sobre a gestação, o uso de ervas medicinais e restrições alimentares durante a gravidez e puerpério (pós-parto). O evento contará com a participação de um consultor do Ministério da Saúde, dois facilitadores do DSEI Leste e duas médicas pediatras.

Sobre o DSEI Leste de Roraima – O Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, responsável por organizar e prestar o atendimento básico de saúde aos indígenas que vivem na região leste e norte de Roraima, inclusive nas aldeias na fronteira com a Venezuela e a Guiana. A população atendida pelo Distrito é de cerca de 40 mil índios, de 12 etnias diferentes, com predominância da etnia Makuxi, seguida da Wapixana.



Fonte: Aedê Cadaxa / Agência Saúde