Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sábado, 26 de janeiro de 2013

AGENTES DE SAÚDE FARÃO ACÕES ESPECIAIS NO CARNAVAL DE PREVENÇÃO DE DST-AIDS.


Cerca de 50 mil preservativos serão distribuídos em São Sebastião durante o carnaval



Prevenção às DST-Aids é algo levado a sério em São Sebastião-SP, por isso o Cemin – Centro Municipal de Infectologia vai atuar de forma efetiva neste carnaval. O centro elaborou ações especiais para os dias de folia e montou o Bloco da Camisinha, com o objetivo de difundir informações e esclarecimentos à população sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
Além de lembrar os foliões sobre a importância da prevenção, haverá a distribuição de 30 mil camisinhas no centro da cidade, pela ação de seis agentes volantes. Na Costa Sul, a expectativa é da entrega de mais 20 mil preservativos, com quatro agentes volantes percorrendo a região de Boiçucanga.
Os agentes de saúde também distribuirão material impresso com informações sobre o assunto e percorrerão os locais mais movimentados, como a concentração de blocos, escolas de samba, arquibancadas, bares e complexo turístico, entre 21h e 3h dos quatro dias de folia.
De acordo com a coordenadora do Cemin, Leda Nicolau Correa, este ano não haverá barraca como nos anos anteriores, pois a experiência nos mostrou uma maior eficiência das equipes volantes na disseminação das informações, quando as agentes têm a oportunidade de abordar pessoas, já que a grande maioria fica inibida para ir até a barraca em busca de orientação ou preservativo.
No domingo 10, outra importante atração da cidade receberá a ação do Cemin: o Carnamar. Funcionários do Centro distribuirão os kits com preservativos e folders, logo na chegada dos foliões ao evento. ”A distribuição deste material para adultos e adolescentes são de extrema importância para lembrá-los sobre a importância de se divertir sem se esquecer dos cuidados fundamentais com a saúde, principalmente em relação as DSTs”, apontou Leda.
Bloco Carnavalesco
A noite da segunda-feira de carnaval em São Sebastião é tradicionalmente dedicada aos blocos carnavalescos e os profissionais do Cemin, e munícipes que abraçam a causa da luta contra as DSTs-Aids, irão abrir a atração numa ação que pretende levar a avenida informação de forma divertida.
Com música especial, instrumentos, kits e muita animação, a turma marcou a concentração para às 20h na quadra da Marinha, na Rua da Praia, onde serão retiradas as camisetas do bloco e de lá saem em desfile pela avenida em torno das 21h.
DST-Aids
As DSTs são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Algumas DSTs podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Isso requer que, no caso de sexo sem camisinha, a pessoa procure pelo serviço de saúde para consultas com um profissional. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.
A Aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez e no parto. No caso da Aids, a transmissão também pode ocorrer na amamentação.
O tratamento das DST e da Aids melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).
Serviço: O Cemin fica na rua Antônio Pereira da Silva, 280, 1º andar do Centro de Saúde da Topolândia, região central da cidade. Informações pelo telefone (12) 3891-4992.

Fonte: Depto de Comunicação Prefeitura de São Sebastião.

Nenhum comentário: