Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

AGENTES DE SAÚDE FAZEM ARASTÃO NO COMÉRCIO CONTRA DENGUE EM DOURADOS-MS.

Agente de saúde durante fiscalização contra dengue em agência bancária na Presidente Vargas. foto - Douradosagora.


Ação ostensiva para barrar o avanço da dengue chega ao centro de Dourados-MS. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde, liderados pelo secretário Sebastião Nogueira, iniciaram as blitze em lojas, hotéis, agências bancárias e imóveis ocupados e desocupados na região central.
Em Dourados, a situação ainda é tranquila, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A cidade fechou 2012 com 33 casos confirmados de dengue das 186 notificações registradas.
O número é considerado como ‘baixa incidência’. O diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes informou que a cidade ainda não conseguiu fazer o isolamento viral para detectar qual é o sorotipo que vem atingindo a população, justamente por causa da baixa incidência. Por causa disso a Secretaria resolveu adotar apenas dois critérios para colher amostras.
“Dor de cabeça e febre são os critérios básicos para colher amostras. Antes adotávamos quatro critérios, mas não obtivemos sucesso por causa do número baixo, explicou Eduardo.
Embora o número baixo de casos confirmados de dengue na cidade, a situação ainda é de alerta já que tem chovido consideravelmente em Dourados, fato que contribui para a infestação do Aedes aegypti.
NÚMEROS
De acordo com Eduardo, os números mostram que a redução dos casos de dengue é reflexo do trabalho preventivo nos bairros. Em 2010 foram visitados 305 mil imóveis. No ano passado foram 410 mil residências vistoriadas e em 2012 os agentes de saúde estiveram em 468 propriedades.
Em 2010, Dourados teve 8.122 casos de dengue notificados e a doença foi confirmada em 4.695 pessoas. Em 2011 as notificações caíram para 337, com 69 casos positivos. Em 2012, foram apenas 33 confirmações.

FONTE: DOURADOSAGORA.

Nenhum comentário: