Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MUNICÍPIO CONTRATA AGENTES DE SAÚDE E FAZ FUMACÊ.

 
Saúde contrata agentes e faz fumacê a partir de hoje para combater dengue em Sidrolândia




A Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia-MS, inicia nesta segunda-feira uma ofensiva para tentar deter o avanço da dengue, que até sexta-feira, já tinha 76 notificações só nos primeiros cinco dias do ano. Como parte da estratégia foram   recontratados os cinco agentes epidemiológicos demitidos no final da administração passada, aumentando de 18 para o número de 23 agentes. 
Se juntarão a eles os 70 agentes comunitários de saúde que a partir de agora, também vão se integrar nesta ação. As equipes estarão visitando as casas, procurando conscientizar os moradores da importância de manterem seus quintais limpos e eliminar os focos de proliferação do mosquito transmissor da doença.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Ana Lídia Ascoli, a partir de hoje haverá a borrifação do fumacê com a bomba transportada num veículo. Na semana passada os agentes já estavam fazendo o trabalho usando a bomba costal nas regiões de maior incidência: área central, São Bento, Jardim do Sul, Jandaia e Santa Marta.
Um critério determinante na escolha dos bairros é a limpeza. Apenas os bairros que passaram recentemente por um trabalho de limpeza urbana é que devem receber a borrifação do fumacê que mata apenas o mosquito. “Se ainda tiver criadouro no local, mesmo que se use o fumacê, não vai ter efeito porque apenas cinco dias depois, o mosquito estará nascendo”, comenta.
Além destas ações, será iniciado um mutirão de limpeza, com a remoção de entulhos, móveis jogados, limpeza de terrenos baldios e recolhimento de lixo que os moradores retirarem dos quintais das casas.
Burocracia
EugenioSegundo o médico sanitarista Eugenio de Barros, secretário-adjunto da capital, uma das explicações para o aumento dos casos, foi à burocracia provocada pela Lei de Responsabilidade Fiscal que determina a demissão dos agendes de endemias contratados. “São vencimentos de contratações, agentes em férias, trocas nas administrações e que refletem nas cidades, Campo Grande, por exemplo, não foi exceção”, explicou o adjunto.
Para atender a demanda, uma das saídas seria a contratação temporária de agentes. “Temos uma necessidade maior no Verão, como nos shoppings no fim do ano. O problema é que precisa atender a legislação”, comentou. Na outra ponta, o clima quente e chuvoso do fim da Primavera e do Verão provoca o crescimento maior do aedes aegypti.
Com o calor e a umidade, o mosquito fica adulto em uma semana, mas como ele é menor, precisa se alimentar mais vezes. “O mosquito mais novo precisa picar mais gente para atender a sua necessidade biológica, logo mais gente fica com dengue”, detalhou Barros.
A população também tem sua parte de culpa, já que com ovo do mosquito pode permanecer um ano sem água esperando momento exato para eclodir. “Se nós temos gente que fica até um ano sem limpar o quintal, vamos ter criadouros do mosquito”, disparou o especialista.
Eugênio explica que a população deve procurar o atendimento de saúde assim que sentir os sintomas da dengue e não recorrer à automedicação. “Você não pode tomar o remédio que o seu vizinho toma”, contou. O médico lembrou que a dengue é uma doença perigosa, que se não tratada e contraída repetidas vezes, apresenta um sério risco para o paciente.
Com os casos se agravando a cada dois anos, é preciso que a população fique atenta para não acabar entrando em contato com os outros tipos do vírus. “A saída é arregaçar as mangas e ir trabalhar. A vacina contra a dengue não deu certo, precisou ser adiada, e esterilizar o mosquito também não”, encerrou Eugênio.

FONTE: REGIÃO NEWS

Nenhum comentário: