Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 8 de março de 2013

AGENTES DE SAÚDE AMEAÇAM PARALISAR ATIVIDADES NO ESTADO DO AMAZONAS.


FOTO: DIVULGAÇÃO.

Os agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde, cedidos à Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), anunciam uma paralisação para a próxima semana. Pela manhã, trabalhadores dos cinco distritos de saúde da capital fizeram uma mobilização em frente ao Distrito de Saúde Norte (Disa-Norte), na Avenida Noel Nutels, zona Norte da cidade.
O presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias do Estado do Amazonas, Alessandro de Lyra Lima, explicou que uma pauta de reivindicações já foi apresentada, no último dia cinco, ao secretário municipal da Saúde, Evandro Melo, e ao presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque.
“Nossa pauta eram gratificação para motoristas, motociclistas e supervisores, e eles deram um indicativo de que poderiam pagar para supervisores, mas, para motoristas e motociclistas, não, então nós reunimos, conversamos e eles decidiram entregar a função que estão exercendo, se não receberem gratificação pelo que estão fazendo; Sem contar que nós também não recebemos vale-transporte – apesar da Semsa dar transporte para os militares nas operações de campo; nosso ticket-alimentação está defasado – desde 2007, recebemos R$ 220. Esperamos que o governador possa ‘ver’ essa situação e viabilizar o aumento do ticket; trabalhamos oito horas diárias e recebemos por seis. Se não tivermos uma resposta plausível, todos os agentes de endemias paralisarão atividades em todo o Estado do Amazonas.

Os agentes de endemias reclamam, ainda, da falta de estrutura para trabalhar. De acordo com Alessandro Lyra Lima, faltam fardamento e equipamentos de trabalho. “O que a gente está pedindo é que valorizem a categoria porque Manaus e do Amazonas precisam da gente e nós precisamos desse trabalho!”
O secretário municipal da saúde, Evandro Melo, disse que já recebeu a documentação enviada pelos agentes de endemias, contendo as revindicações deles à Semsa. De acordo com Evandro Melo, as reivindicações serão analisadas pela secretaria.
“Em relação às condições de trabalho, nós combinamos como iríamos atender. O que ainda não ficou ajustado foi o pagamento dos supervisores. Como isso não consta na estrutura da secretaria para pagamento, ficamos de, juntamente com o sindicato, estudarmos uma fórmula para que isso possa ser viabilizado em curto espaço de tempo; A outra reivindicação era uma gratificação para motoristas. Para essa reivindicação, não há saída jurídica de curto prazo. O que sugerimos é que, como temos motoristas concursados no concurso da Semsa, iríamos chamar os aprovados para que eles possam assumir o cargo e, os agentes que hoje estão dirigindo os carros, iriam trabalhar apenas como agentes. P’ra nós é até bom, porque teríamos mais 50 agentes trabalhando nas ruas, no controle de endemias. O que é importante é que não haja quebra da relação de diálogo que sempre tivemos com eles.”
De acordo com a organização do movimento, os agentes de endemias esperam uma resposta até a próxima terça-feira (12).

FONTE: CBN MANAUS

Nenhum comentário: