Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 22 de março de 2013

MUNICÍPIO GANHARÁ SEIS NOVA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

O programa Saúde da Família atende mensalmente uma média de 40 mil pacientes nas residências ou nas Usafas (Foto: Divulgação)
O programa Saúde da Família atende mensalmente uma média de 40 mil pacientes nas residências ou nas Usafas (Foto: Divulgação)


Praia Grande-SP,  Ganhará seis novas Unidades de Saúde da Família (Usafas). O anúncio foi feito na tarde da última quarta-feira (20/03) pelo chefe do Executivo, Alberto Mourão, durante reunião com o secretário de Saúde Pública (Sesap), Francisco Jaimez Galgo e membros da pasta. Também estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Ligia Costa Russo e o chefe do Gabinete, Cássio Navarro.

A região conhecida como Maracanã, que atualmente é atendida pela Usafa Caiçara, ganhará uma unidade própria. Os bairros Esmeralda, Nova Mirim e Vila Sônia passarão a contar com duas Usafas cada. Uma das unidades, a Usafa do Esmeralda, está atualmente em construção. A unidade Nova Mirim II funcionará nas antigas instalações do Núcleo Henry, ao lado da Usafa Nova Mirim.

O bairro Caiçara também terá uma nova unidade substituindo a atual, mais ampla e adequada à demanda local. O bairro Ocian ganhará uma unidade própria e a Unidade de Saúde Básica (UBS) Ocian, que atualmente atende Mirim e Ocian, se dedicará exclusivamente ao atendimento dos moradores do Mirim.

As Usafas Melvi, Quietude, Anhanguera, São Jorge e Tude Bastos serão ampliadas, oferecendo mais consultórios e espaços reformulados, aumentando a capacidade de atendimento de cada unidade. As demais unidades serão reformadas, visando maior conforto de profissionais e pacientes. As áreas atendidas por cada unidade também serão reorganizadas.

O prefeito Alberto Mourão destaca que a reestruturação da rede de saúde básica do Município visa atender munícipes de forma satisfatória “Embora a última estimativa populacional do IBGE, de 2012, projete para Praia Grande 272.390 habitantes, dados coletados por nossos agentes de saúde apontam uma população de 304.946 moradores. Readequando o espaço físico de nossas unidades de saúde básica, contrataremos mais equipes. Nossa meta é uma média de três mil munícipes por equipe, enquanto o Ministério da Saúde recomenda até 4.500, deixando espaço para suprir o aumento natural de demanda que deve acontecer nos próximos anos”.

Atendimento

Após a construção, ampliação e reforma das Usafas de Praia Grande, as equipes de atendimento à saúde básica, compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de cinco a sete agentes, serão aumentadas de acordo com a necessidade de cada região. A novidade é que, a partir da reestruturação, cada Unidade de Saúde Básica da Família passará a contar com uma equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), composta por pediatra, ginecologista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. Atualmente apenas as unidades Samambaia, Melvi, Ribeirópolis, Mirim, Anhanguera, Alice, Quietude e Tupiry II oferecem o serviço.

Recursos

Atualmente, as propostas que compõem a reestruturação da saúde básica de Praia Grande estão sendo inscritas no Sistema de Monitoramento de Obras da Atenção Básica, do Governo Federal. O Ministério da Saúde inicia a análise das propostas em cinco de abril. O prefeito Alberto Mourão lembra ainda que existem algumas emendas parlamentares que podem beneficiar o projeto. “Deixei algumas emendas enquanto deputado e pedi que outros parlamentares fizessem o mesmo. Temos emendas para reforma, ampliação e construção de novas unidades com recursos do Governo Federal. Até o final de março, vamos inserir isso nas propostas voluntárias e parlamentares; lutar pela sua inclusão no orçamento da União, para depois trabalharmos pela liberação das verbas e fazer a contrapartida com recursos próprios”, adiantou.

Exemplo

O Município funciona como exemplo para seus vizinhos na região, no que se refere à Estratégia Saúde da Família (ESF), programa federal para gestão da atenção primária nos municípios, com 51 equipes multidisciplinares, distribuídas por unidades. A Cidade tem cobertura de mais de 80% e assegura 37% da ESF na região, que tem 137 equipes espalhadas por oito cidades.

O Município conta atualmente com 18 unidades de Saúde da Família (Usafas) e mais três Básicas de Saúde (UBS). Nesses espaços, são realizados atendimentos da atenção primária, com acompanhamento médico via consultas, evitando, assim, procedimentos mais complexos ou a maior demanda por emergências e atendimento hospitalar.

O programa Saúde da Família atende mensalmente uma média de 40 mil pacientes nas residências ou nas Usafas. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder receber o atendimento, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.


FONTE: DIÁRIO DO LITORAL.

Nenhum comentário: