Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 14 de abril de 2013

MUNICÍPIO REUNI AGENTES DE SAÚDE PARA PEDI MAIS EMPENHO.


                                                                  CEDIDA
Reunião com agentes de saúde de Macau apresentou melhorias do município para categoria


A Secretaria de Saúde de Macau Denise Aragão reuniu os Agentes Comunitários de Saúde para apresentar as novas propostas para a categoria e também para a saúde do município. A reunião também contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE). Durante o encontro, Denise Aragão destacou que o Programa de Agentes Comunitários de Saúde exerce papel fundamental na Rede de Atenção à Saúde, através das visitas domiciliares que visam levar às residências dos macauenses a promoção e a educação em saúde, a execução de atividades preventivas e curativas, a orientação sobre doenças endêmicas, preservação do meio ambiente, saúde bucal, planejamento familiar, nutrição e a assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Denise destacou relacionou ainda a responsabilidade da classe com a promoção da saúde do idoso; apoio a portadores de deficiência, cadastramento das famílias, acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, além do estimulo a participação e o controle social das atividades, entre outras ações.

Segundo a secretária de saúde, o prefeito Kerginaldo Pinto numa atitude audaciosa promoveu o aumento salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias. "Foi uma medida que só ratifica a importância desses profissionais para o Sistema de Saúde de Macau", disse, lembrando que o salário dos Agentes de Saúde de Macau está acima da média nacional.


Cobranças

Denise Aragão aproveitou a ocasião para fazer algumas cobranças, quando pediu que os Agentes de Saúde dêem sua contrapartida para melhoria do perfil epidemiológico da cidade, através do aumento das visitas domiciliares, do melhor cuidado e assistência ao cidadão, realização de palestras, criação de grupos de gestantes, de hipertensos e diabéticos, realização de mais atividades junto às escolas, associações, sindicatos e movimentos sociais, vigilância permanente para o combate ao mosquito da dengue e a realização de periódica de campanhas educativas.

Ainda segundo disse a secretária, o prefeito Kerginaldo Pinto está empenhado para a melhoria da saúde macauense. "Em breve novos investimentos e ações serão apresentados para a comunidade, assim como novos programas e projetos que já estão em fase final de elaboração para serem executados", adiantou, acrescentando que estará regularizando a distribuição dos medicamentos básicos e insumos nos próximos dias.


Estrutura


A secretária também informou que os Agentes de Combate as Endemias terão um veículo exclusivo para o transporte até as comunidades rurais e que o fardamento está em processo de aquisição. Denise disse ainda que serão realizadas ações de capacitações permanentes para a classe.


FONTE: Assecom/PMM

Nenhum comentário: