Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 29 de abril de 2013

SBPC - SOCIEDADE PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA ATUALIZA AGENTES DE SAÚDE


FOTO: DIVULGAÇÃO.


Reunião especial organizou oficinas com atividades e palestras para agregar conhecimentos acerca de diversas doenças.

Doenças como malária e dengue, leishmaniose, raiva, hanseníase, diabetes e hipertensão, desidratação e desnutrição infantil, alcoolismo e drogas, e acidentes com animais peçonhentos foram os temas abordados nas oficinas para agentes de saúde, oferecidas durante a Reunião Especial da SBPC em Alcântara-MA, realizada na semana passada.

As atividades foram realizadas todos os dias, com palestrantes de universidades federais e outras instituições de pesquisa.

A psicóloga Christiana Salgada, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por exemplo, falou sobre drogas. Especialista em dependência química, ela integra o programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). "Meu objetivo aqui foi passar informações sobre drogas e dependência, de maneira clara, para que pudessem ser facilmente entendidas", explicou. "Também procurei falar sobre as formas de tratamento que funcionam e as que são ineficazes." De acordo com Christiana, a receptividade dos agentes de saúde foi muito boa. "Eles demonstraram muito interesse no assunto e participaram fazendo perguntas e tirando dúvidas", disse. "Tenho certeza que entenderam meu recado."

Para a agente de saúde comunitária, Sandra Regina França, que atende 96 famílias na cidade de Alcântara, as oficinas foram uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos sobre as doenças abordadas. "As palestras foram muito ricas, com muitas informações úteis, que agora podemos colocar em prática", disse. "Os palestrantes nos deixaram bem à vontade para fazer perguntas e pedir esclarecimentos. Por isso, saímos das oficinas sem dúvidas." Seu colega Joílson Coelho Sá, que atende 70 famílias, também ressalta os novos conhecimentos que adquiriu com as oficinas. "No caso da palestra sobre drogas, por exemplo, aprendi muitas coisas que não sabia sobre crack, cocaína, maconha e álcool", contou. "Agora ficará mais fácil desempenhar meu trabalho de agende de saúde."

Na avaliação da secretária geral da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade, as atividades de atualização para os agentes de saúde foram muito pertinentes, pois eles próprios relataram terem tido uma semana bastante proveitosa. "Eles consideraram todas as palestras muito boas", disse. "Houve bastante interação com os palestrantes. Os agentes de saúde sentiram-se muito à vontade para trocar informações com os professores e consideraram o conteúdo muito rico e essencial para a atuação deles no dia a dia do trabalho com a população. A minha palestra sobre animais venenosos e sua importância para a saúde humana, por exemplo, foi consideradas bastante proveitosa, dado que até então esse assunto não era abordado com a população, porque nunca haviam tido nenhum tipo de treinamento acerca do tema."


FONTE:

Nenhum comentário: