Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 27 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ EFETIVAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE.


FOTO: DIVULGAÇÃO.


Mediante a ameaça de paralisação dos Agentes de Saúde e Combate a Endemias de Várzea Grande-MT, programada para ser deflagrada na próxima quarta-feira (29/05), que o vereador Ivan do PT requisitou o uso do plenário da Câmara Municipal para realizar uma Audiência Pública no dia 03 de junho para debaterem o Projeto de Lei nº 10.507/13 que trata sobre a criação de cargos para os profissionais. O assunto solicitado pelos Agentes seria para a efetivação nos quadros de servidores da prefeitura e com isso readequação salarial.

“O legislativo irá tomar partido dessa situação. Solicitei o uso do plenário para discutir com autoridades a viabilidade de atender essa classe que esta esquecida pelo governo. A bandeira dos Agentes será defendida por mim por saber que há 15 anos esse profissionais são contratados e não efetivados”, ressalta Ivan.

Pensando nisso que o parlamentar abriu diálogo com o prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (PMDB), a efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. O município é um dos poucos de Mato Grosso que ainda não regulamentou a situação dos agentes.

Ao todo são cerca de 400 agentes distribuídos de forma a atender 150 famílias cada, em Várzea Grande. Paralisado os serviços desses Agentes o programa de prevenção de doenças ficará desguarnecido o que pode encarecer os valores a serem aplicados pela Saúde municipal.

Os agentes de endemias atuam no combate as doenças transmitidas por animais, tais como a dengue, febre amarela, malária, raiva e leishmaniose, orientando a população também sobre às patologias humanas, conversando e esclarecendo duvidas da comunidade sobre a diabetes, hipertensão, a prevenção do câncer de mama e do colo do útero entre outras.

A promessa é de que se não houver acordo entre as partes o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado de MT (SINDACS), paralisará as funções dos agentes na próxima quarta-feira e não retornarão aos trabalhos até que a discussão esteja concluída. Ivan, defensor da classe por ter trabalhado na coordenação desse ramo, convida a todos para participarem do Ato na Câmara de Vereadores de Várzea Grande a partir da 17:00 hs.


FONTE: O DOCUMENTO.


TÃO SIMPLES DEVIAM USAR A LEI 11,350/06 E EFETIVAR OS COMPANHEIROS(AS).


BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

Nenhum comentário: