Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 4 de julho de 2013

PREFEITURA CONVOCA AGENTES DE SAÚDE PARA DEBATER PRIORIDADE.




A prefeita Célia Rocha (PTB) ao lado do secretário Municipal de Saúde (SMS), Ubiratan Pedrosa, convocou os Agentes Comunitários de Saúde de Arapiraca-PE, para debaterem as prioridades e os questionamentos referentes ao âmbito na cidade.

O encontro foi realizado no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), durante toda esta quarta-feira (3), e contou com a presença das coordenadoras da SMS, Noélia Barboza e Luciana Rúbia.

Ubiratan Pedrosa contextualizou a situação da saúde, acordos de financiamentos, a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca em relação aos avanços e desafios encontrados no município.

A prefeita Célia Rocha enfatizou ainda a importância do agente comunitário como primeiro contato da população com o sistema de saúde.

“O trabalho exercido por cada um de vocês torna a nossa cidade cada vez mais forte. Cada visita realizada nas casas da população mostra o quanto estamos trabalhando para a qualidade e melhoria de vida dos arapiraquenses”, colocou a prefeita.


Questionados sobre o concurso e efetivação dos agentes, o secretário foi enfático em dizer que no caso das efetivações, o processo já está sendo discutido entre lideranças sindicais e a Procuradoria Geral do Município.

Já no caso de novas contratações, foi descartada a hipótese do acesso através de concurso público, ressaltando o Processo Seletivo como método promissor para ocasião.

Cobertura dos agentes de saúde

Segundo o secretário, deverá ser feito em breve um remapeamento e identificação no trabalho de cobertura das áreas não atendidas, reorganizando as equipes das Unidades Básicas de Saúde, por meio de uma edição de processo gradativo: ampliação dos agentes comunitários e ampliação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), obtendo com isso 90% de cobertura da população arapiraquense até o final de 2013.

Informatização das UBS's


Para este ano de 2013, será iniciada nas Unidades de Saúde, o processo de informatização, o que irá formalizar e facilitar através de software.




O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Reformas e construções

A prefeita Célia Rocha (PTB) informou que até outubro a reforma do 4º Centro de Saúde Francisco Pereira Lima será entregue ao povo de Arapiraca.

“Para os próximos anos, estamos encaminhando junto ao Governo Federal, a construção de 11 novas  Unidades de Saúde, e a reforma de mais três com recursos próprios, tudo isso para garantir melhorias para o cidadão arapiraquense”, enfatizou Célia Rocha.


FONTE: PREFEITURA DE ARARIPINA.

Nenhum comentário: