Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CAMPANHA DE MULTI-VACINAÇÃO DE 24 A 30 DE AGOSTO 2013.


Foto: Karina Zambrana / MS.



As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos.
A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde.
Segundo a especialista em saúde e Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, doenças como sarampo e pólio já foram eliminadas do nosso país, mas ainda acontecem em outros países, inclusive desenvolvidos. “Essas doenças já causaram sequelas gravíssimas em nossas crianças, como retardos de desenvolvimento e crescimento, paralisia infantil e surdez. Com a vacinação nos protegemos”.
Multivacinação - Carla Domingues pede aos pais que participem da Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação. Para ela, ações como essa são importantes, pois possibilitam o acesso de pessoas que tem dificuldades de ir aos postos de saúde durante a semana. “É fundamental que os pais ou responsáveis compareçam aos postos de saúde aproveitando a campanha para atualizar a caderneta de vacinação das crianças”, diz.
Através da campanha de multivacinação, entre 24 a 30 de agosto, crianças até 5 anos recebem vacinas contra tuberculose, hepatite, febre amarela, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba e outras doenças.
PNI - O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi formulado pelo Ministério da Saúde em 1973, com o intuito de coordenar as ações de imunizações que até então não eram contínuas e não cobriam todas as áreas do país.
Hoje, Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde estabelece calendário básico de vacinação para crianças, adultos e idoso. O PNI tem adotado estratégias diferenciadas para alcançar adequadas coberturas vacinais com homogeneidade, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis no Brasil.
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Nenhum comentário: