Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

PREFEITO DEMITE AGENTES DE SAÚDE DIZENDO QUE ELES ERAM INOPERANTES E SEM COMPROMISSO E QUE OS CONTRATOS ERAM ELEITOREIROS.


Calazans diz que contratos eram eleitoreiros.
 Foto: Divulgação


A tarde do dia 29/04, foi bastante movimentada no Fórum da Comarca de Nilópolis-RJ.

Agentes Comunitários de Saúde, que serão demitidos na próxima quarta (01/05), ingressaram com processos contra a Prefeitura de Nilópolis. A medida, publicada no Diário Oficial do município na última sexta-feira, dia 25/04, prevê que 140 agentes perderão os seus empregos.

A dispensa, segundo o prefeito Alessandro Calazans, foi motivada pela inoperância do Programa de Saúde da Família no município e falta de compromisso dos funcionários.

A ação coletiva, movida pelos agentes, pede a reintegração em seus cargos e busca tornar sem efeito o decreto do prefeito, evitando a demissão, sob a alegação que teriam sido admitidos por meio de concurso público no ano de 2008, tornando a dispensa de pelo menos 60 agentes ilegal. “Somos concursados, só podemos ser demitidos por processo administrativo, o que não houve. O ato foi arbitrário. E não sabemos o que o motivou”, protestou Cristiane de Souza Nascimento, em entrevista publicada no Jornal Extra.
Do outro lado, Calazans, nega que tenha havido concurso para os cargos, com salários fixados em cerca de R$ 800. “Eles são contratados. E, nesta condição, podem ser demitidos a qualquer momento”, disse o prefeito, acrescentando que pretende acompanhar de perto as ações do programa e que as equipes estão sendo reformuladas para que o sistema funcione efetivamente.
Além dos concursados, os funcionários contratados através do regime celetista, também alegam que a demissão seria ilegal e como provam mostram a Carteira de Trabalho, onde consta a informação que o contrato é por tempo indeterminado e só pode ser anulado se o Programa Saúde da Família for cancelado. “Erraram feio, aqui tem pais de família que ficarão desempregados por causa de um prefeito que quer colocar os fantasmas dele e diz que a gente que era fantasma”, revolta-se um agente que não quis se identificar.

Calazans afirma que contratos eram eleitoreiros

O prefeito de Nilópolis afirma ainda que 67% dos contratos teriam sido feitos com fins eleitoreiros. “O programa mesmo não funcionava. Pode perguntar a qualquer nilopolitano se ele já recebeu a visita de algum agente em sua casa.  Aposto que a resposta será negativa”, disse ele.
Ex-secretário de Saúde Franklin Monteiro afirma que há Agentes de Saúde concursados. Arquivo
Já o ex-secretário de Saúde Franklin Monteiro nega que os agentes tinha sido contratados com fins eleitoreiros. “Ele parece que vive em outro mundo, infelizmente. Alguns deles fizeram o concurso e foram convocados no final de 2008, disse Monteiro, admitindo a contratação de 72 agentes em junho, mas nega que ela tenha tido caráter eleitoreiro e que esse grupo estaria trabalhando nos bairros de Cabuís, Nossa Senhora de Fátima e Novo Horizonte.
*Com informações do Jornal Extra

SINDICATO CONVIDA AGENTES DE SAÚDE PARA FESTA DE 10 ANOS E POSSE DE DIRETORES.






A Diretoria Executiva do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de São
 
Luis/MA, vem convidar a todos os ACS's a participarem da programação de Aniversario de
 
10 anos do Sindicato e da posse da Nova Diretoria e do Conselho Fiscal para o mandato
 
2013/2016.

 
A programação acontecerá dia 09/05/13, á partir das 15:00hs, na FETIEMA, que será a
 
seguinte:  
 
15:00hs - Abertura Culto Ecumênico;
 
16:00hs - Posse da Nova Diretoria;
 
17:00hs - Show Artístico, Coffebreak e para finalizar show musical
 
 
FONTE: SINDACS/SLZ.

AGENTE DE SAÚDE COMETE SUICÍDIO NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO.




O Agente de Saúde Gilberto da Silva Oliveira, mais conhecido como "Betinho Oliveira", tirou a própria vida na madrugada desta terça-feira 30 de abril, data em que estaria completando 44 anos de idade. De acordo com informações da equipe do IPC (Instituto de Polícia Científica) provavelmente ele teria cometido o ato, da meia noite da segunda para terça-feira, visto que o cadáver não apresentava rigidez. 

O corpo foi localizado, por volta das 3h, pelo funcionário da emissora (Morada do Sol) Robério Lucena que comanda o horário pela madrugada, na Rua Vidal de Negreiros no centro de Patos-PB, Ele disse que ao chegar percebeu a porta de entrada aberta, quando se aproximou do estúdio principal da emissora viu só as pernas da vítima e saiu correndo para avisar ao diretor.

O que mais impressionou o delegado Clenaldo Queiros e a equipe do IPC foi à quantidade excessiva de veneno que Betinho ingeriu. As suspeitas apontam que ele teria tomado, além de veneno de rato, uma quantidade também em excesso de Solda Cáustica, pois o local apresentava muitas manchas de sangue. Foi encontrado um copo descartável no bebedouro todo melado de sangue e no chão havia restos de embalagens abertas de veneno e comprimidos.

Conforme informações do Oficial de Justiça, Gildenor da Silva Oliveira (irmão de Betinho) desde que rompeu um noivado ele vinha apresentando um quadro depressivo. Não foi encontrado nenhum bilhete no local do sinistro que justificasse a atitude desesperada tomada pela vítima em acabar com a própria vida.

Betinho, além de ACS, militou no rádio por alguns anos e fazia sucesso com programas que agradavam o seu público. Antes de se dirigir a emissora, ele deixou sua moto Honda Biz no estacionamento do Posto Paizão.
O corpo estás sendo velado na Rua Agel de Castro, nº 01, bairro Noé Trajano (na entrada do bairro). A família informa que o sepultamento será na manhã desta quarta-feira (01/05), no Cemitério de São Miguel (bairro Belo Horizonte). 

OBS: As demais fotos foram removidas a pedido e em respeito a família de Betinho. 


 
Fonte: portalpatos / Mário Frade

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PREFEITO EFETIVA 365 AGENTES DE SAÚDE EM JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE.



Um ato simbólico, mas com bastante significado para centenas de pessoas. Foi sob fortes aplausos que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes-PE, Elias Gomes, assinou na tarde de sexta-feira (19/04), a portaria que garantiu a efetivação de 365 agentes comunitários de saúde (ACS). A cerimônia foi realizada na Faculdade dos Guararapes, em Piedade e contou com a presença de representantes do sindicato dos trabalhadores do município, do Conselho municipal de saúde, além de diversos secretários municipais. 


Com a ação, os profissionais se juntam aos 5.800 servidores efetivos que integram o quadro da Prefeitura.  A ação está baseada nas Leis Federal (nº11.350) e Municipal (nº226 /2008), que possibilita incorporações de servidores temporários no âmbito da Administração Direta e na área da Saúde.  Para a efetivação, os ACS realizaram, individualmente, exames médicos adimensionais na Junta Médica Municipal. 

“Muitos pensaram que este dia não iria chegar, mas chegou. Estou muito feliz pelo dia de hoje, pois teremos mais tranquilidade para trabalhar”, afirmou a presidente da associação dos agentes comunitários de saúde (ACS) de Jaboatão, Severina Antônia Nunes.  O sentimento de felicidade também foi compartilhado por Valdeci José, ACS que atua Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra de Jangada. “Isso nos anima a trabalhar ainda mais. É a garantia de nossos direitos”, descreveu. 

O Prefeito Elias Gomes, em seu discurso, destacou a importância da iniciativa, que beneficiará não só os profissionais, mas também a população. “Estamos fazendo justiça a esses profissionais que tanto ajudam a população no que se refere a orientação e prevenção de doenças. A minha expectativa é que essas pessoas, com a estabilidade garantida, sirvam melhor o povo de Jaboatão”, ressaltou o gestor. 

De acordo com a secretária de saúde do município, Gessyane Paulino, o  ACS tem uma missão muito importante, a de trabalhar com a população. “A efetivação desses profissionais demonstra o compromisso e a responsabilidade do Governo Municipal com a saúde dos jaboatanenses”, disse. 

No próximo dia 30/04, todos os profissionais que foram efetivados, deverão comparecer novamente a Faculdade dos Guararapes, para assinatura do termo de posse.

Das 9h ás 11h, serão atendidos os profissionais das Regionais Jaboatão Centro, Cavaleiro e Curado.

No turno da tarde, a partir das 14h, será a vez dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas Regionais Muribeca, Prazeres, Praias e Guararapes.


SBPC - SOCIEDADE PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA ATUALIZA AGENTES DE SAÚDE


FOTO: DIVULGAÇÃO.


Reunião especial organizou oficinas com atividades e palestras para agregar conhecimentos acerca de diversas doenças.

Doenças como malária e dengue, leishmaniose, raiva, hanseníase, diabetes e hipertensão, desidratação e desnutrição infantil, alcoolismo e drogas, e acidentes com animais peçonhentos foram os temas abordados nas oficinas para agentes de saúde, oferecidas durante a Reunião Especial da SBPC em Alcântara-MA, realizada na semana passada.

As atividades foram realizadas todos os dias, com palestrantes de universidades federais e outras instituições de pesquisa.

A psicóloga Christiana Salgada, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por exemplo, falou sobre drogas. Especialista em dependência química, ela integra o programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). "Meu objetivo aqui foi passar informações sobre drogas e dependência, de maneira clara, para que pudessem ser facilmente entendidas", explicou. "Também procurei falar sobre as formas de tratamento que funcionam e as que são ineficazes." De acordo com Christiana, a receptividade dos agentes de saúde foi muito boa. "Eles demonstraram muito interesse no assunto e participaram fazendo perguntas e tirando dúvidas", disse. "Tenho certeza que entenderam meu recado."

Para a agente de saúde comunitária, Sandra Regina França, que atende 96 famílias na cidade de Alcântara, as oficinas foram uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos sobre as doenças abordadas. "As palestras foram muito ricas, com muitas informações úteis, que agora podemos colocar em prática", disse. "Os palestrantes nos deixaram bem à vontade para fazer perguntas e pedir esclarecimentos. Por isso, saímos das oficinas sem dúvidas." Seu colega Joílson Coelho Sá, que atende 70 famílias, também ressalta os novos conhecimentos que adquiriu com as oficinas. "No caso da palestra sobre drogas, por exemplo, aprendi muitas coisas que não sabia sobre crack, cocaína, maconha e álcool", contou. "Agora ficará mais fácil desempenhar meu trabalho de agende de saúde."

Na avaliação da secretária geral da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade, as atividades de atualização para os agentes de saúde foram muito pertinentes, pois eles próprios relataram terem tido uma semana bastante proveitosa. "Eles consideraram todas as palestras muito boas", disse. "Houve bastante interação com os palestrantes. Os agentes de saúde sentiram-se muito à vontade para trocar informações com os professores e consideraram o conteúdo muito rico e essencial para a atuação deles no dia a dia do trabalho com a população. A minha palestra sobre animais venenosos e sua importância para a saúde humana, por exemplo, foi consideradas bastante proveitosa, dado que até então esse assunto não era abordado com a população, porque nunca haviam tido nenhum tipo de treinamento acerca do tema."


FONTE:

PREFEITURA DE TAMADARÉ-PE, ABRE CONCURSO PARA AGENTES DE SAÚDE ONDE O SALÁRIO ATUAL PARA OS ACS`s E DE R$: 950,00 E DE ACE`s É DE R$: 678,00.



FOTO: DIVULGAÇÃO.



RESUMO
Abertura inscrições:       29/04/2013
Encerra inscrições:         24/05/2013
Total de vagas:  27
Salários:              
ACE - R$ 678,00
ACS - R$ 950,00

A Prefeitura de Tamandaré, estado de Pernambuco, faz saber aos interessados que estarão abertas entre os dias 29 de abril e 24 de maio de 2013, as inscrições do processo seletivo que servirá para preencher 27 vagas em cargos de Agente Comunitário de Saúde (10) e Agente de Combate as Endemias (17).
Remuneração será:
R$ 950,00 para Agente Conunitário de Saúde e de
R$ 678,00 para Agente de Combate às Endemias.
Ambos os cargos exigem nível fundamental completo, e os agentes de saúde deverão ainda residir na localidade em que forem atuar.

Inscrições e Provas

As inscrições deverão ser feitas no Prédio da Biblioteca Pública Municipal situada na Avenida José Bezerra Sobrinho, s/n, centro, Tamandaré-PE, ou pela internet, através do site
www.concursotamandare.com.br.

  • Taxa de inscrição será de R$ 30,00.
As provas serão realizadas em dia, local e horário a serem informados posteriormente pela Prefeitura.


FONTE: ACHE CONCURSOS.

MINISTÉRIO DA SAÚDE PRETENDE VACINAR MAIS DE 196 MIL ÍNDIOS ENTRE ELES OS AGENTES DE SAÚDE ÍNDIGENAS.




O Ministério da Saúde pretende vacinar, até o dia 19 de maio, 196 mil índios em todo o país contra as principais doenças que atingem as comunidades. Ao todo, 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas devem receber a campanha.
De acordo com a pasta, a ação faz parte da Semana de Vacinação das Américas e Semana Mundial da Vacinação promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
As doses serão aplicadas em 172 etnias de 1.389 aldeias. Mais de 4 mil profissionais de saúde estão envolvidos na ação, sendo 52% deles indígenas que desempenham funções de agentes de saúde e de saneamento.
Conforme os grupos prioritários estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), serão vacinados 4.682 indígenas menores de 1 ano, 21.406 com idade entre 1 e 4 anos, 42.446 mulheres em idade fértil e 11.004 indígenas maiores de 60 anos.
O investimento, segundo o ministério, é de R$ 4.322.435,15. No ano passado, 185.984 indígenas foram imunizados.

FONTE: Agência Brasil

PREFEITURA INAGURA PACS - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

IMG 4522

Santo André-SP, 25 de abril de 2013 – As famílias do Jardim Santo Antônio receberam nesta quinta-feira (25/04) um grande reforço na área da Saúde. Foi implementada a primeira equipe do PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde) da unidade Moysés Fucs. A cidade já conta com sete outros grupos.

A equipe é formada por dez agentes e uma enfermeira, que atuarão visitando casas do bairro Jardim Santo Antônio e áreas do Jardim Matarazzo e Jardim Utinga. A ideia é que complementem a Atenção Básica à Saúde acompanhando o andamento da vacinação das crianças, pré-natal das gestantes, idosos acamados e divulgando campanhas, com o facilitador de que os profissionais são moradores do bairro. Eles devem atender cerca de duas mil pessoas.

Para o prefeito Carlos Grana, o trabalho é de grande responsabilidade. “Os agentes cuidarão das pessoas atuando na prevenção de doenças”, explicou. O prefeito reafirmou ainda a intenção de cobrir 100% da população em áreas vulneráveis ao final dos quatro anos de mandato.

CAMINHADA – Durante a cerimônia, também foi retomado o programa Caminhada para Saúde – antigo Caminhada Orientada, uma reivindicação da população. “O projeto não é apenas lazer, mas uma atividade complementada com ações de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.

Cada UBS (Unidade Básica de Saúde), do total de 33, possui um educador físico, que promove as caminhadas duas vezes por semana – a atividade é aberta para qualquer pessoa que more na cidade e não precisa ser usuário da rede municipal.

A partir do programa, o educador físico também conduzirá o grupo para a academia ao ar livre, distribuída por várias praças e espaços públicos da cidade, a fim da utilização correta dos equipamentos de ginástica.

Sobre a Secretaria de SaúdeCom recurso de R$ 384,1 milhões, a Secretaria de Saúde recebeu o maior repasse do orçamento total da Prefeitura de Santo André para 2013. O atual governo tem na Saúde uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), como o Hospital de Urgência, que será criado para dar retaguarda às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas.

A rede de saúde municipal é composta por 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher, cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial), 14 Centros de Referências e Especialidades, três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), quatro unidades de Pronto Atendimento 24 horas e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. Na área da Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, e de Controle de Zoonoses. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado por meio de contratos e convênios.

A respeito de Santo AndréO município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.


FONTE: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ.

sábado, 27 de abril de 2013

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM R$: 580,00 COMO SALÁRIO BASE, UMA VERGONHA NACIONAL.


FOTO: DIVULGAÇÃO

Companheiros e companheiras de todo Brasil, De todas as pesquisa que fiz acredito que seja um dos piores salário base pago no País, principalmente de uma capital, Acreditem os Agentes de Saúde tanto, ACS`s como os ACE`s, Tem como salário base em Salvador-BA, R$: 580,00, Para mim uma vergonha do tamanho do Brasil !


FOTO: DIVULGAÇÃO.

Salvador-BA, que tem como atual prefeito ACM NETO - Antônio Carlos Magalhães Neto, Ex-deputado federal.

BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

SINDACS-PE, EM DEFESA DOS AGENTES DE SAÚDE EM GARANHUNS-PE.



SINDACS-PE em reunião com o Prefeito Izaías Régis dia 25 de Abril 2013, no gabinete da Prefeitura, onde foram discutidos os seguintes assuntos:



01. Equiparação salarial dos ACE. O Prefeito vai consultar o Jurídico, para pagar como gratificação e futuramente incorporar ao salario base.

 02. Condições de trabalho, onde foi reivindicado pelo SINDACS-PE, ponto de apoio para o ACE, sendo construído salas nos PSF.

03. Meio de transporte, o Prefeito se comprometeu em resolver a situação, pois as atuais viaturas não tem condições de uso, para os trabalhos da Dengue e de Esquistossomose.

04. PMAQ- O Prefeito falou para o SINDACS-PE continuar, as negociações com o Secretário de Saúde do Município, pois o mesmo tem conhecimento do repasse.

Estiveram reunidos com O prefeito Izaías Régis os Delegados de Base Hilda, Quitéria, Pierre e o Diretor do SINDACS-PE Alexsandro.


A luta continua companheiros.

FONTE: AÇÃO SINDACS-PE, EM GARANHUNS.

AGENTE DE SAÚDE É AGREDIDA COM UMA FACA PEIXEIRA PELO SEU ESPOSO.


FOTO: DIVULGAÇÃO.

Foi registrado na noite desta Sexta-feira (26/04), um caso de violência domestica, a vitima foi uma Agente de Saúde residente na Rua Travessa São Pedro, na cidade de Cajazeiras-PB, sofreu graves lesões do seu esposo de 32 anos.
Segundo a vitima,  ela acionou o COPOM após uma discussão, seu conjugue a agrediu com uma faca peixeira, o que ocasionou em um ferimento na cabeça. Após a agressão o acusado foragiu.
A vítima foi conduzida ao Hospital Regional de Cajazeiras. Até o fechamento da matéria, a Policia ainda não havia realizado a apreensão do acusado.

FONTE: Exatas News – “Jornalismo Ágil e Inteligente”

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE-MG, QUER CONCEDER AOS AGENTES DE SAÚDE PLANO DE CARGO DE CARREIRA E PRÊMIO E UM AUMENTE QUE O SALÁRIO BASE VAI PARA R$: 700,00, PARA MIM SEM LÓGICA !


FOTO: DIVULGAÇÃO.

Mesmo com a arrecadação municipal abaixo do previsto, a Prefeitura de Belo Horizonte cumpriu o compromisso firmado com os agentes comunitários de saúde (ACSs) e com os agentes de combate a endemias (ACEs) e apresentou na quinta-feira, dia 25/04, uma proposta de Plano de Carreira para as duas categorias. Caso essa medida seja aceita pelas categorias, todas as categorias de servidores e empregados públicos municipais passam a contar com Plano de Carreira.

O Plano de Carreira apresentado, que será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, passa a valer a partir de julho deste ano, prevê uma carreira que permite a evolução em até 15 níveis, em que a progressão pode se dar por meio de merecimento, de acordo com a avaliação de desempenho. O plano também prevê que a progressão pode acontecer por escolaridade, em que os empregados públicos podem subir até quatro níveis. A cada nível atingido, o vencimento-base das duas categorias profissionais é reajustado em 5%.

Outro importante benefício que será concedido por meio do Plano de Carreira é o pagamento mensal do prêmio pró-família para as duas categorias, sendo R$ 275 para os ACSs e R$ 183 para os ACEs, a partir de janeiro de 2014. Os ACSs ainda vão contar com um reajuste imediato a partir do vigor do plano de 7,1674%, passando a contar com vencimento-base de R$ 700.

Com todas as mudanças propostas, a partir de janeiro de 2014 o agente comunitário de saúde terá 36,5% de aumento em relação à remuneração atual, o agente de combate a endemias I, 17,7%, e o agente de combate a endemias II, 15,29%, o que representa um ganho significativo para as categorias.


FONTE: PREFEITURA DE BELO HOTIZONTE.