Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 18 de março de 2015

AGENTES DE SAÚDE PASSAM A UTILIZAR APLICATIVO PARA CADASTRAR FAMÍLIAS.



A partir do dia 30 deste mês de Março, os agentes comunitários de saúde e de endemias vão contar com uma nova ferramenta de trabalho. Por meio de iPads e do aplicativo e-SUS, eles vão recadastrar todas as famílias que utilizam o serviço de saúde em Boa Vista-RO, Durante essa segunda-feira, 16, os servidores participaram de uma oficina para conhecer as funcionalidades do aplicativo. 
A nova ferramenta vai possibilitar a criação de um banco de dados digital, que vai nortear todos os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, que entende que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica, Érika Madelaine, o referenciamento das famílias eram feitos por meio de visitas nas casas e nesse processo o agente comunitário de saúde preenchia diversas fichas. “Quando precisamos de um dado sobre determinado bairro, por exemplo, temos que fazer um estudo para esse levantamento. Com a informatização, vamos saber quantos idosos há numa determinada rua, quantos precisam ser encaminhados à unidade básica de saúde. É um processo muito mais rápido e que vai possibilitar a marcação de consultas”, explicou.

Com base nas fichas de atendimentos dos agentes, o Núcleo de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Saúde criou a plataforma. Segundo o diretor do núcleo, Renato Oliveira, a consulta nas casas será muito mais rápida. “Uma novidade é que aquelas fichas que ficam atrás da porta da cozinha serão trocadas por um ORCode, uma espécie de código de barras que contém todas as informações da família”, disse.

O agente comunitário de saúde e também presidente do sindicato da classe, Flaviney Almeida, acredita que o aplicativo vai ter informações mais precisas. “Isso vai beneficiar diretamente os moradores e também a gestão, pois a nossa coleta de dados da população de Boa Vista será real”.

Segundo a prefeita Teresa Surita, em Boa Vista, o aplicativo e-SUS vai funcionar em   Ipads. “Não temos nenhum conhecimento de outros municípios que investiram numa informatização por meio de aplicativos e iPads. Estamos felizes pelo empenho de todos os agentes de endemias e de saúde”, comentou.


FONTE: BOA VISTA

2 comentários:

ANTONIO MARCOS disse...

BOM DIA, OS ACS E ACE DA BAHIA E DO BRASIL, ESTÃO ANSIOSOS POR ALGUMA NOTICIA SOBRE O ANDAMENTO DO PISO SALARIAL. SE ALGUÈM TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO, POR FAVOR DIVULGUE....

Anônimo disse...

Aqui,nos temos um computador para 6 agentes digitarem seu E-SUS,além é claro de usar o mesmo pc pra fazer o cartão do SUS. Sem contar que temos que esperar algumas vezes, a enfermagem terminar de ver algo importantíssimo no Facebook