Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 22 de setembro de 2015

A FALTA DE AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE PREJUDICA AÇÕES.


Existem áreas que não recebem a visita do Agente de Saúde há mais de três anos.


O conjunto de ações de saúde da atenção básica oferecida pelo Programa Saúde da Família (PSF) no município de Ouro Preto do Oeste-RO, há anos vem sendo prejudicado pela falta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), profissionais esses que são de suma importância para que este programa do Governo Federal possa obter um resultado mais produtivo e humanizado.

Segundo levantamento da própria Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) existem uma média de 15 áreas descoberta no município, ou seja, faltam em torno de 15 ACSs, quantidade bem abaixo do que foi repassado pelos próprios servidores da Saúde, que chegam a 30.

Algumas das áreas de Ouro Preto do Oeste já estão sem acompanhamento destes ASCs há mais de 3 anos, e desde que houve o último concurso em 2010 nunca mais foram realizadas novas contratações, nem mesmo emergenciais.

A administração por sua vez alega que no início deste ano iriam ser contratados novos agentes, mas isso não foi possível devido o cancelamento do concurso. A administração ressalva que ainda este ano espera que esse problema seja solucionado com a realização do concurso.

Os Agentes Comunitários de Saúde que moram na comunidade onde trabalham são o elo entre a população e a equipe de saúde, sendo eles que diariamente realizam visitas e tem, entre inúmeras atribuições, a de orientar as famílias para utilizarem os serviços de saúde disponíveis além do exercício de atividades de prevenção das doenças e na divulgação de inúmeras campanhas.



Fonte:Gazeta Central


Nenhum comentário: