Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 25 de março de 2015

AGENTES DE SAÚDE FAZEM PROTESTO DE ADVERTÊNCIA.



Os agentes comunitários de Saúde e de Endemias do município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, paralisaram as atividades nesta terça-feira 24/03, em protesto de advertência. 

Eles cobram pagamentos atrasados, reajustes salarial, melhores condições de trabalho e também querem fardamento para o grupo.

Além disso, os manifestantes exigem também a criação de uma comissão de avaliação de desempenho na área. O protesto teve fim após a formação de uma comissão pelos servidores, que foi recebida pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Arapiraca, vereador Márcio Marques (PSC).
No encontro foi acertado que a presidência da Casa vai intermediar um outro encontro entre a prefeitura e os servidores.
Segundo a Secretaria de Saúde de Arapiraca, já existe uma negociação com estes trabalhadores que trata sobre as reivindicações feitas, porém os servidores que não trabalharam hoje, devido à manifestação, receberão falta.
Os manifestantes garantem que os trabalhos voltarão ao normal a partir de amanhã, e que dependendo da negociação no encontro, eles decidirão se será preciso marcar outra assembleia sobre paralisação total.

FONTE: G1 ALAGOAS

NOSSO BLOG BIO ACS É VIDA, ATINGE MAIS DE UM MILHÃO E MEIO DE ACESSOS COM A CATEGORIA EM 1º LUGAR.



É verdade companheiros e companheiras de todo Brasil, Entre troncos e barrancos nossa categoria e blog tem mais uma vitória, pois passamos de UM MILHÃO E MEIO DE ACESSOS com a verdade e realidade de nossa categoria em busca de nossos objetivos e direitos por uma saúde melhor e uma categoria mais forte em todo Brasil.

É com muito orgulho e consciente de nossa luta em todo País entre vitórias e derrotas sabemos que jamais devemos desistir desta batalha, Pois quando sobra acomodação, Falta lutas e vitórias !



BIO ACS
A CATEGORIA EM 1º LUGAR

quarta-feira, 18 de março de 2015

AGENTES DE SAÚDE PASSAM A UTILIZAR APLICATIVO PARA CADASTRAR FAMÍLIAS.



A partir do dia 30 deste mês de Março, os agentes comunitários de saúde e de endemias vão contar com uma nova ferramenta de trabalho. Por meio de iPads e do aplicativo e-SUS, eles vão recadastrar todas as famílias que utilizam o serviço de saúde em Boa Vista-RO, Durante essa segunda-feira, 16, os servidores participaram de uma oficina para conhecer as funcionalidades do aplicativo. 
A nova ferramenta vai possibilitar a criação de um banco de dados digital, que vai nortear todos os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, que entende que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica, Érika Madelaine, o referenciamento das famílias eram feitos por meio de visitas nas casas e nesse processo o agente comunitário de saúde preenchia diversas fichas. “Quando precisamos de um dado sobre determinado bairro, por exemplo, temos que fazer um estudo para esse levantamento. Com a informatização, vamos saber quantos idosos há numa determinada rua, quantos precisam ser encaminhados à unidade básica de saúde. É um processo muito mais rápido e que vai possibilitar a marcação de consultas”, explicou.

Com base nas fichas de atendimentos dos agentes, o Núcleo de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Saúde criou a plataforma. Segundo o diretor do núcleo, Renato Oliveira, a consulta nas casas será muito mais rápida. “Uma novidade é que aquelas fichas que ficam atrás da porta da cozinha serão trocadas por um ORCode, uma espécie de código de barras que contém todas as informações da família”, disse.

O agente comunitário de saúde e também presidente do sindicato da classe, Flaviney Almeida, acredita que o aplicativo vai ter informações mais precisas. “Isso vai beneficiar diretamente os moradores e também a gestão, pois a nossa coleta de dados da população de Boa Vista será real”.

Segundo a prefeita Teresa Surita, em Boa Vista, o aplicativo e-SUS vai funcionar em   Ipads. “Não temos nenhum conhecimento de outros municípios que investiram numa informatização por meio de aplicativos e iPads. Estamos felizes pelo empenho de todos os agentes de endemias e de saúde”, comentou.


FONTE: BOA VISTA

AGENTES DE SAÚDE FAZEM SE CUMPRIR A LEI EM MAIS UM MUNICÍPIO.


Desde o ano passado, pleiteamos junto a Gestão Municipal de São Gonçalo do Amarante-RN, a implantação do piso nacional dos agentes de saúde, mas só agora em 2015, o pleito ser concretizado com envio do projeto de lei à Câmara de Vereadores.

Durante o trâmite do processo legislativo, para votar o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, o SINDAS propôs uma alteração na redação do projeto inicial, a qual foi apresentada pela Mesa Diretora e acatada por unanimidade dos vereadores.

Como nossas intervenções foram feitas democraticamente, de forma técnica e articulada junto a cada vereador, tínhamos certeza que a Lei seria sancionada sem vetos, o que realmente aconteceu.

A Lei 1.474, de 12 de março de 2015, que dispõe sobre a vinculação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município de São Gonçalo do Amarante/RN ao piso salarial profissional nacional, foi publicada no Jornal Oficial da Prefeitura.

 Fruto da emenda do SINDAS, a Lei 1.474/2015, traz no parágrafo único do Art. 2º, a seguinte redação única:
“Art. 2º.................................................................................

Parágrafo Único: Além do salário-base de que trata esta Lei, aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias efetivos, permanecem garantidas as vantagens que lhes são conferidas pela Lei Complementar 72/99, o Estatuto dos Servidores Públicos do Município”.

Com a publicação da Lei, amanhã logo cedo iremos ao Município para agradecer a Gestão e pedir agilidade na implantação do piso nos vencimentos de março já que a folha ainda não fechou.  Uma vez garantida a implantação nos contracheques iremos propor um parcelamento do retroativo de julho de 2014 a fevereiro de 2015.

Fica o registro dos nossos agradecimentos a Gestão Municipal e a todos os Vereadores, com os quais tivemos a honra de debater uma matéria de extrema relevância para Cidade, afinal de contas, valorizar os servidores agentes de saúde de Saúde é investir na saúde do Município.


FONTE: COSMO MARIZ

terça-feira, 3 de março de 2015

REPASSE FEDERAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE, CHEGA EM FEVEREIRO/2015, SEM REAJUSTE.

FOTO: DIVULGAÇÃO

É verdade companheiros e companheiras de todo Brasil, O valor do repasse do Ministério da Saúde para todas as prefeitura do Brasil  em nome dos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - ACS, Que geralmente tinha reajuste todos o mês de Janeiro de cada ano, Agora em 2015, que já estamos em Março e já foram depositado o valor correspondente a Fevereiro/2015, não sofreu reajuste.


CONFIRA SEU MUNICÍPIO NO SITE:



BIO ACS
A CATEGORIA EM 1º LUGAR

PORTARIA DO (CBO) DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.


PORTARIA Nº 165, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE


MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE

PORTARIA Nº 165, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
DOU de 26/02/2015 (nº 38, Seção 1, pág. 34)



Cria código provisório de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A SECRETÁRIA DE ATENÇÃO À SAÚDE, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 511/SAS/MS, de 29 de dezembro de 2000, que institui o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES); Considerando a Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, instituindo o piso salarial profissional nacional, e, diretrizes para a carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias; Considerando a necessidade de adequar a Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações utilizada no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) com a Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 2002, publicada por meio da Portaria nº 397, de 9 de outubro de 2002, do Ministério do Trabalho e Emprego; e Considerando a necessidade de identificar nos sistemas de informação em saúde do SUS, os CBO da área de saúde ainda não contemplados na Tabela de CBO 2002, Resolve:

Art. 1º Fica incluída, na Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) utilizada no SCNES, a CBO 5151-F1 - AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.

Parágrafo único. O código de CBO descrito no caput será utilizado provisoriamente, até a inclusão do código definitivo na CBO 2002 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Art. 2º Caberá à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), por meio da Coordenação Geral dos Sistemas de Informação do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (CGSI/DRAC), adotar as providências necessárias junto ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SGEP), para o cumprimento do disposto nesta Portaria.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



LUMENA ALMEIDA CASTRO FURTADO


  1. PORTARIA Nº 165, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 - Lex ...

    www.lex.com.br/legis_26528424_PORTARIA_N_165_DE_25_DE_FEVE...
    5 dias atrás - PORTARIA Nº 165, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 - Lex MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE.

AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BA, VÃO FAZER PARALISAÇÃO NESTE 04/03/2015.




FOI VOTADO E APROVADO EM ASSEMBLEIA  PARALISAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DE SERRINHA-BA,  EM PROL DA DAS SEGUINTES REIVINDICAÇÕES:




FOTOS E FONTE:  ERISAN OLIVEIRA DA COSTA