Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 17 de julho de 2017

AGENTES DE SAÚDE SÃO RECEBIDOS POR GOVERNADOR

FOTO DIVULGAÇÃO


O governador Pedro Taques recebeu um grupo de agentes comunitários de saúde de Cuiabá e Várzea Grande, em almoço no Palácio Paiaguás, com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, e do deputado estadual Dr. Leonardo.
A reunião, mediada pela presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado, Dinorá Magalhães Arcanjo de Castro, teve como pauta melhores condições de trabalho para a categoria.
Apesar de o setor ser de responsabilidade dos munícipios, já que o Estado já realiza repasses para a atenção básica – o que contempla os agentes comunitários – Pedro Taques demonstrou sensibilidade com as demandas requeridas.
“Discutimos bastante sobre o Pró-família e o empoderamento do agente de saúde, a importância de trabalhar a política social com as políticas de saúde junto, identificando as famílias mais vulneráveis, que é papel do agente”, disse o secretário Max Russi.
De acordo com o secretário, os agentes deverão ser bonificados, por meio do Pró-família, com R$ 100 para fazer monitoramento dessas famílias vulneráveis, como forma de incentivo ao trabalho.
Ele afirmou que a Setas está realizando uma licitação para entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI), uma das demandas antigas do setor. De acordo com Russi, nos próximos 60 dias, esses equipamentos deverão ser disponibilizados aos agentes.
Além disso, os agentes pediram uma contrapartida do Estado para a aquisição de motocicletas, para facilitar e otimizar o trabalho realizado, especialmente pelos agentes que atuam na zona rural. Eles também deverão receber tablets, para melhorar o sistema de armazenamento e repasse das informações sobre as famílias visitadas.
Max Russi explica que o Governo do Estado deverá realizar parcerias para conseguir os equipamentos e EPIs, atendendo assim as demandas dos agentes.
“Nós entendemos que trabalhando junto com os agentes de saúde, podemos ter melhora na saúde lá na ponta”, denotou o secretário.
A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado, Dinorá Magalhães Arcanjo de Castro, é funcionária do município há 22 anos e está à frente do Sindicato há 4 anos. Ela explica que o setor vive muitas dificuldades e que, pela primeira vez, a categoria foi recebida e ouvida por um gestor estadual.
“Estamos saindo daqui muito satisfeitos com esse olhar de carinho e entendimento da parte do governo, de que esses profissionais são importantes para a população e precisam de atenção, como o Taques está fazendo, de forma inédita”, disse Dinorá.
O deputado estadual Dr. Leonardo agradeceu ao governo do Estado por receber os representantes da categoria. “Nós temos muita luta nacional, mas no estado de Mato Grosso nós vemos a valorização real agentes, então eu quero parabenizar o governador, mais uma vez, pois ela sabe da importância desses profissionais para fazermos saúde pública de qualidade no nosso estado”, pontuou o parlamentar.

FONTE: CENÁRIO MT

Nenhum comentário: