Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

AGENTE LUTA

AGENTE LUTA
A LUTA É MINHA, A LUTA É SUA, A LUTA É NOSSA !!!

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE, NA LUTA PARA MELHORIA NA CONDIÇÕES DE TRABALHO.


 


 
 
Representantes dos Agentes Comunitários de Saúde de Caraíbas-BA, estiveram na sessão da câmara municipal de vereadores desta quinta-feira (29/11), para reivindicarem o cumprimento do projeto de lei municipal nº 04/2012, que assegura a reposição inflacionária de 5,02% ao salário da categoria. Embora a prefeita tenha sancionado determinado projeto no mês de maio do corrente ano, a própria não se incumbiu que se fizesse acontecer já que até então os agentes não receberam determinada reposição. É válido salientar que demais categorias que também foram contempladas com a medida já tiveram sua reposição efetuada.

A classe dos Agentes Comunitários de Saúde em Caraíbas, de longas datas enfrenta dificuldades no que tange ao cumprimento de seus direitos adquiridos. Embora o congresso nacional tenha reconhecido a profissão de Agente de Comunitário de Saúde, por meio da Lei  nº 10.507/2002, e com isso diversas conquistas tenha se feito em prol da categoria, muitas das reivindicações esbarram na intransigência da administração municipal que não favorece a execução do que se dispõe em lei.


Anos mais tarde, as atividades dos Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias passaram a ser regido pelo disposto da Lei nº 11.350/2006.


Em Caraíbas, os Agentes comunitários de Saúde deram um importante passo ao se organizarem mediante a fundação do sindicato da categoria o SIND/ACS, sub-sede de Caraíbas, hoje presidido pelo Agente de Saúde Ronaldo Santos Soares. Referida entidade favorece a luta em prol da melhoria nas condições de trabalho desse importante segmento, bem como auxilia no combate aos desmandos de gestores públicos descomprometidos e desprovidos de interesse por uma saúde de qualidade, que passa inevitavelmente pelo trabalho de prevenção trazido pelos Agentes Comunitário de Saúde.
 

 
Professor Damião
 
FONTE: O RELATO

Nenhum comentário: