Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 9 de março de 2014

AGENTES DE SAÚDE SÃO EFETIVADOS E COMEMORAM COM FESTA.

Agentes comunitárias da saúde de Itaporã-MS, comemoraram efetivação com confraternização
FOTO: Aparecido Francisco/Itaporã Agora

Na noite da última quinta-feira, dia 06/03, as agente comunitárias da saúde comemoraram a efetivação dos cargos com um jantar de confraternização. Estiveram presentes vereadores do município Lindomar de Freitas, Givanildo Rondina, Marcio Lobo e Gladstone Rafael, o gerente municipal de saúde, João Alberto de Souza, além do deputado federal Geraldo Resende, considerado o padrinho das agentes de Itaporã-MS.

Ao todo, 27 agentes foram efetivadas no início do mês de novembro do ano passado, e para a efetivação, foi realizado um processo seletivo. Há 16 anos as agente comunitárias não passavam por efetivação.

O deputado federal Geraldo Resende, que é carinhosamente chamado pelas agentes de ‘dindo’ parabenizou a luta das agentes, da qual considera o trabalho como instrumento de transformação social de vidas e destacou que a luta das agentes comunitárias de saúde de Itaporã deve servir de exemplo para agentes de outros municípios do estado de Mato Grosso do Sul (MS) e também para o restante do país. “Aqui, hoje, está o resultado do acreditar de vocês na vitória. Por várias vezes eu estive com vocês e afirmei que se vocês se unissem e conversasse com os vereadores e com o prefeito, vocês venceriam. E assim aconteceu, vocês venceram de fato por acreditar e por ter um câmara de vereadores que também soube fazer o papel dela, mas, sobretudo, é porque vocês estavam unidas e fizeram com que todos os vereadores pudessem manifestar com unanimidade o compromisso com vocês”, disse Resende.

deputado reafirmou o compromisso de continuar lutando por melhores condições de trabalho para as agentes comunitárias de saúde. “Estou há quase três anos acreditando e lutando que vamos conseguir o piso nacional. Já tivemos muitas vitórias, algumas derrotas para conseguir o piso nacional. Mas eu acredito que vamos conseguir, mais cedo ou mais tarde, na medida em que vocês aqui de Itaporã expandirem esta luta para outras cidades do país, para mostrar que a mesma garra e a mesma determinação que vocês tiveram aqui, que ela também contamine agentes de outras cidades e façam como vocês fizeram. Porque com certeza a vitória de vocês também será a vitória do povo que vocês representam”, afirmou Resende

Representando a presidente da Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Itaporã, Ligiane Teixeira Marques , a agente de saúde Josiani Barbosa, aproveitou a oportunidade e destacou o trabalho da categoria nos 16 anos de luta para a efetivação do cargo. “Foram 16 anos de trabalho e luta. Já até ganhamos um título que nem imaginávamos ganhar: ‘as guerreiras da saúde de Itaporã”, porque nós mostramos a nossa capacidade, nós mostramos o quanto nós somos fortes. Estamos batalhando pelo nosso futuro, e contamos com apoio de vocês”, afirmou.

De acordo com Josiani, o apoio da câmara dos vereadores foi unanime e por isso conseguiram a efetivação dos cargos. “Os vereadores nos apoiaram, nunca foi tão unânime numa cidade os vereadores ligar e dizer: ‘agentes de saúde nós estamos lutando por vocês, mas vocês também devem fazer a parte de vocês’, e nós fizemos. E hoje nós viemos comemorar isso, junto com as pessoas que fizeram a nossa história”, disse.  

O gerente municipal de saúde, João Alberto de Souza, empossado no final do ano passado para a função, cumprimentou as agentes e parabenizou o deputado federal pelo bom trabalho desenvolvido por ele na saúde não só de Itaporã, como também de todos os outros municípios de MS. O gerente também se comprometeu a apoiar a causa das agentes comunitárias de saúde de Itaporã. “No que precisar, estarei à disposição para ouvir e buscar recursos a fim de melhorar as condições de trabalho para vocês. Estou junto por esta causa e se Deus quiser nós vamos vencer”, se comprometeu o gerente.


Fonte: Itaporã Agora
Ana Barbosa / MTE 1198 - MS

Nenhum comentário: