A Prefeitura de Manaus-AM, informou que vai realizar, neste sábado 20/02, uma mobilização de busca ativa na Zona Sul para orientar idosos a buscarem um dos 12 pontos de vacinação contra Covid-19 na capital. O objetivo é alcançar idosos de 70 anos ou mais ainda não vacinados.
Questionada pelo G1, a prefeitura disse que não pode levar a vacina até a casa dos idosos por conta de cuidados especiais exigidos no manuseio das vacinas. A vacinação de casa em casa é feita em municípios do interior do estado desde o início da vacinação.
Até esta quinta 18/02, segundo balanço do governo, mais de 209 mil pessoas foram vacinadas no estado, e mais de 15 mil já haviam recebido a segunda dose. Em Manaus, mais de 118 mil doses da vacina já foram aplicadas, considerando a primeira e segunda.
O Amazonas ainda enfrenta a segunda onda da Covid, que levou o sistema de saúde ao colapso por conta de superlotação e falta de oxigênio em hospitais. Até esta quinta, mais de 10,2 mil pessoas morreram com Covid em todo o estado.
De acordo com a prefeitura, neste sábado, idosos que moram na Zona Sul serão visitados por agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e orientados a receber a vacina contra Covid.
Segundo o prefeito David Almeida, a ação tem o objetivo de acelerar o fechamento da etapa atual da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, que se encontra na fase de encerramento.
O prefeito informou, ainda, que a estratégia foi definida levando em conta o baixo movimento nos postos de vacinação, a hipótese de dificuldade de deslocamento dos idosos ainda não vacinados e o quantitativo dos que têm acima de 70 anos e ainda precisam receber a primeira dose de acordo com as metas de imunização.
Questionada pelo G1 sobre a vacinação de casa em casa, a Secretaria de Saúde respondeu que a vacina contra Covid requer cuidados especiais, de temperatura, manuseio, entre outros, razão pela qual não pode ser transportada até a casa das pessoas.
Além disso, a secretaria considera que todos os deslocamentos da vacina estão sendo feitos com escolta policial, por medida de segurança. "Semsa Manaus está utilizando os recursos técnicos apropriados à situação, que garantam a integridade do insumo a ser aplicado na população", finalizou.
FONTE: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário