Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 6 de maio de 2021

ATENÇÃO PREFEITURAS DE TODO BRASIL !, A INSCRIÇÃO DO CURSO TÉCNICO DOS AGENTES DE SAÚDE, SÓ ATÉ 04 DE JUNHO DE 2021.


Com os objetivos de qualificar e ampliar o atendimento na atenção primária, o Ministério da Saúde, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias, irá desenvolver o programa “Saúde com Agente”. A PORTARIA GM/MS Nº 569, DE 29 DE MARÇO DE 2021, Foi publicado no Diário Oficial da União em 08 de abril de 2021 e a adesão dos municípios ao projeto pode ser feita até o dia 4 de junho.

Podem participar todos os municípios que tenham, em seu quadro de profissionais, ACS`s e  ACE`s, ou agentes que desempenham essas atividades, mas com outras denominações.

Capacitações

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde incluiu no “Saúde com Agente” dois cursos aos ACSs: Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. “A proposta é que esses profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham capacidade de interpretar as informações coletadas nas residências, fazer os devidos encaminhamentos e prestar uma orientação mais qualificada aos pacientes que necessitam de atendimento nas UBS, por exemplo. A partir das informações coletadas nos atendimentos, o Ministério da Saúde terá à disposição uma base de dados de extrema relevância para a gestão e construção de políticas da área”, detalha a iniciativa.

O programa

O “Saúde com Agente” prevê incentivo financeiro - por parte do Fundo Nacional de Saúde (FNS) - para custeio das bolsas de preceptoria e aquisição de recursos didáticos variados (dispositivos/ferramentas com a finalidade pedagógica) necessários às atividades educacionais desenvolvidas no decorrer dos cursos.

Os gestores locais precisam disponibilizar local adequado para a formação dos agentes dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), adquirir o kit de uso individual (boné, mochila impermeável e colete) e o kit para as aulas remotas que estão previstas no período de concentração dos cursos. O repasse será feito em parcela única após a confirmação do número total de adesões, de agentes  matriculados e de preceptores.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos no endereço eletrônico saudecomagente@saude.gov.br ou pela Central de Tele-atendimento do Ministério da Saúde – Disque Saúde 136.


FONTE: JORNAL O ALTO DA URUGUAI

Nenhum comentário: