Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Piso Nacional dos Agentes de Saúde 2011.




                                          
Perpétua diz que vai ao Ministro da Saúde, se preciso for, por melhores salários aos agentes (Foto: Agência Câmara


Não basta que os agentes comunitários de saúde, em especial os que fazem o enfrentamento diário contra a Dengue e outras endemias, tenham direito de integrar o regime jurídico próprio dos servidores públicos civis.

Isso é pouco diante da importância destes funcionários.

É preciso que o piso salarial, os planos de carreira e a regulamentação da profissão sejam estabelecidos por lei federal.

Este é o entendimento da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), para quem é “muito justo e inadiável” a aprovação do piso da categoria, no valor de dois salários mínimos (R$ 1.020, atualmente) corrigidos pelo INPC e com prazo de implementação integral de um ano. “Vou me envolver pessoalmente para ajudar na aprovação do projeto como fiz há 3 anos, quando aprovamos a PEC que regulamentou a profissão destes trabalhadores”, ressaltou a deputada. Somente na capital acreanas eles são mais de quinhentos, recebendo, a cada mês, 50% do valor proposto no projeto.

O piso é defendido num relatório da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), e os valores serão apresentados para votação tão logo o Congresso Nacional retome a sua rotina, a partir de 2 de fevereiro. Perpétua Almeida alerta que qualquer argumento contrário ao projeto de lei deve ser repensado, até mesmo possíveis alegações de que o aumento na remuneração básica dos trabalhadores irá onerar os cofres da União.

“Iremos ao ministro Alexandre Padilha se for preciso. O governo sabe que o assunto em questão envolve vidas e direitos legais”, afirmou a deputada, que pretende formalizar um apelo a todas as bancadas para que aprovem o projeto o quanto antes.

Ela concorda que valorizar esses profissionais não irá prejudicar a ação coordenada dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) nem o envolvimento da população, pois uma carreira de agentes de combates a endemias bem estruturada fará justiça ao trabalho desses profissionais.

“São eles que chegam às comunidades mais pobres para levar informação, para orientar sobre os cuidados básicos com a saúde e para fazer o acompanhamento de doentes”, concordou a deputada-relatora. Ele lembra em seu relatório o mais recente mapeamento do Ministério da Saúde, segundo o qual subiu de 10 para 16 o número de estados brasileiros com alto risco de serem afetados por epidemias de dengue, com maior prevalência de infecções nas regiões Norte e Nordeste, além de parte da Sudeste.

Apesar de a União já repassar às prefeituras o equivalente a 1,4 do valor do salário mínimo por agente, a grande maioria dos profissionais ainda recebe em média R$ 400,00 e continua sendo contratada de forma precária, de acordo com informações gerais que baseiam o projeto.

Rio Branco diferenciado -

Em Rio Branco, no entanto, acentua o secretário Oswaldo Leal (Saúde), “a prefeitura teve o cuidado de não pagar menos que um salário-mínimo para cada agente”. Está em curso, informa ele, uma negociação do PCCR da categoria que prevê reposições salariais com base na inflação. “Uma conquista que eles tiveram no ano passado foi a qualificação técnica bancada pela parceria estado-prefeitura.

Hoje esses profissionais têm ensino fundamental, pré-requesito para o livre exercício da função. Este reconhecimento melhorou a prestação do serviço e elimina, no Acre, uma carência que outros 20 estados brasileiros ainda têm”, explicou o secretário.

“A regulamentação da carreira garantiria não só um piso digno, mas também a certeza de que os repasses seriam empregados pelo prefeitos com esse fim específico”, disse o deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), integrante da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

2 comentários:

Celso Teixeira disse...

A Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias tem novos componentes sob a presidencia do deputado Raimundo Gomes de Mattos.Gostaria de saber todos os novos deputados que fazem parte neste ano de 2011.Seria importante a divulgação para que cada um possa entrar em contato com cada deputado do estado.Para cobrarmos deles este nosso Piso Salarial, porque o mais dificil aconteceu que foi mudar a Constituição Federal através da E.C. 63.Agora só dependemos da nossa Presidenta Dilma.Vamos a luta companheiro(a)s.Ficarei no aguardo da divulgação da nova composição desta Frente Parlamentar.E desde já estou agradecendo.Parabéns a todos do Blog.Muito obrigado!!!!
Atenciosamente,
Celso Teixeira - A.C.S. cidade de Cambará -Pr

Unknown disse...

O MAIS INTERESSANTE DESSA CONVERSA SOBRE REGULAMENTAÇÃO E VÁRIOS OUTROS BENEFICIOS PARA OS ACS E ACS DO BRASILÉ A CONTRADIÇÃO CONSTANTE QUE HÁ, EXEMPLO:
DEPUTADOS FEDERAIS , ALIÁS MUITOS DEPUTADOS DIZEM QUE A NOSSA CLASSE FAZ JUS AO MERECIMENTO, QUE SOMOS NÓS A VERDADEIRA SAÚDE BÁSICA DO BRASIL, ETC. PÓREM NAO VEMOS RESULTADOS COMO DISCURSSÕES NO CONGRESSO OU CAMARA DOS DEPUTADOS E SENADORES PRAZOS PARA APROVA O PROJETO E NÓS FICAMOS NUMA ILUSÃO , DESCULPI-ME COMPANHEIROS UMA ILUSÃO IDIOTA.
HÁ UM COMENTARIO NO BLOG QUE DIZ QUE É UM PROJETO INCONSTITUCIONAL PORQUE O LEGISLATIVO NAO PODE FAZER LEIS PARA ONERAR MAIS GASTOS AO BRASIL E SIM TINHA QUE PARTIR DO EXECUTIVO
ENTÃO ESTÃO CHAMANDO AGENTE DE BESTA, ESSA É A VERDADE
TEMOS QUE DÁ A SEZAR O QUE É DELE
VAMOS ALUTA IRMÃOS!